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7 segredos para fidelizar seus pacientes

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Pacientes leais são a alma de um consultório médico. E pacientes dedicados valem o seu peso em ouro. É muito mais fácil cuidar de um paciente já conhecido do que de vários pacientes que se consultam uma vez e não voltam mais. Além da facilidade de fluxo de trabalho, os benefícios econômicos são fabulosos. Um paciente leal vai ficar com você (e pagar), na doença e na saúde, mesmo se você não aceitar seu convênio - mesmo se você optar por ir pagamento apenas no dinheiro. Lealdade é conquistada.

Então o que você deveria fazer? Veja algumas dicas:

7 segredos para fidelizar seus pacientes

1. Resolva problemas

Médicos devem tentar resolver as principais reclamações de seus pacientes. Não se deixe levar por soluções padrões para problemas parecidos. Examine o paciente, veja as especificidades do caso, para oferecer a melhor opção de tratamento.

2. Retorne ligações

Se um paciente liga com dúvidas sobre o tratamento ou sintomar, retorne a ligação assim que tiver tempo. Busque sempre dar retorno a emails, mensagens e resultados de exames no mesmo dia. Pacientes ficam ansiosos e podem se sentir deixados de lado quando esperando por uma resposta.

3. Atenda no horário certo

Respeite o tempo de seus pacientes atendendo no horário marcado. Se você estiver atrasado, peça desculpas. Você pode até mesmo oferecer pequenos brindes aos pacientes nestes casos, para que eles sintam algum tipo de compensação por terem ficado esperando.

4. Evite troca constante de local de trabalho

Se você deseja que os pacientes parem de ficar pulando de médico em médico, você também deveria parar de ficar trocando de local de atendimento com frequência. Principalmente para médicos que atendem em clínicas e trocam por diversos motivos. Encontre uma clínica que esteja de acordo com seus valores ou abra seu próprio consultório e aumente as chances de manter seus pacientes voltando.

5. Se divirta

Ninguém quer se consultar com um médico estressado e de mau humor. Sorria, faça comentários positivos, conte uma piada, deixe o ambiente leve e relaxado. Estabeleça de tempos em tempos um dia de apreciação aos pacientes e distribua balinhas ou chocolates.

6. Pesquise e faça referências

Se você não pode resolver o problema de um paciente, pesquisa e refira ele a alguém que poderá ajudá-lo. Vá além dos tratamentos tradicionais quando necessário. Refira o paciente a profissionais de especialidades diferentes ou outras áreas de saúde. Substitua o "não há nada mais que eu possa fazer por você" por "eu gostaria que você conversasse com meu colega, que tem tido grande sucesso tratando a sua condição". Nunca abandone seus pacientes para o Dr. Google.

7. Realize atendimentos de emergência

Se você se dispõe a atender um paciente no momento em que ele mais precisa, a chance de que ele volte a se consultar com você é enorme. Se planeje para que seja possível encaixar emergências em seus horários e dependendo do caso, se disponha a atender mesmo fora de seu horário.

 

Pacientes rotineiramente encontram linhas ocupadas na marcação de consultas e salas de espera lotadas. Acredite, não é preciso tanto para surpreender seus pacientes. Um atendimento de qualidade, com respeito ao paciente e a devida atenção já fazem boa parte do trabalho.

 

FONTE: KevinMD, publicação online de 09 de fevereiro de 2015.

Por que não pedir feedback aos seus pacientes para saber como seu consultório pode melhorar? Confira nos artigos abaixo a importância do feedback e ideias de como obter este retorno de seus pacientes:

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