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É possível competir com a má informação na internet?

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É provável que você já tenha se deparado com pacientes que buscaram se informar antes da consulta. E é quase certo que esses pacientes tenham feito suas pesquisas se utilizando da internet.

Ao democratizar o acesso à informação, a internet deu voz às dúvidas dos pacientes. Com isso, observamos uma crescente demanda por informação de saúde e uma proliferação de aplicativos, fóruns, sites e blogs que tratam de diferentes temas médicos.

É possível competir com a má informação na internet?

É importante que seus pacientes estejam sempre informados a respeito de suas próprias condições, pois estarão mais capacitados a lidar com seu estado de saúde. Além disso, é reconfortante poder conectar-se a outras pessoas que estejam enfrentando a mesma situação.

Porém, há um grande risco na busca descomedida por informações de saúde, principalmente quando o paciente consome conteúdos desenvolvidos por leigos ou pessoas que não tem real conhecimento do assunto. Há, ainda, situações em que os sites se utilizam da insegurança trazida pela doença para explorar os pacientes, oferecendo tratamentos e produtos medicinais ineficazes.

É função do médico instruir o paciente a respeito de sua condição. Há medidas simples que você pode tomar para informar seus pacientes e protegê-los da enorme carga de informação imprecisa sobre saúde que há hoje na internet:

1. Informe e compartilhe

Mantenha um site com informações relevantes sobre as principais condições tratadas em seu consultório. O paciente se sente mais seguro lendo um conteúdo criado por seu próprio médico. Se você possui um Site Médico, mantenha-o atualizado com conteúdos relevantes para seus pacientes; utilize suas redes sociais para divulgar seus textos e outras informações confiáveis de sua especialidade.

Se você não sabe por onde começar ou sobre o que falar, observe quais são as principais dúvidas de seus pacientes durante a consulta e procure respondê-las em suas publicações. Além de seus pacientes, muitas outras pessoas com a mesma condição ficarão gratas por seu esforço.

Divulgue seus trabalhos também no lib.med.br, uma rede de referência de artigos sobre a área de saúde aberta para contribuição de médicos de todas as especialidades. O acesso é livre para pacientes.

2. Tire dúvidas

Participe de fóruns, responda a perguntas simples de sua especialidade. Embora não substitua uma consulta ao médico, uma simples resposta pode auxiliar um paciente em dúvida. O Perguntas e Respostas do catalogo.med.br é um fórum especializado em saúde. Médicos cadastrados no catálogo podem responder perguntas de sua especialidade, comentar e avaliar respostas de outros médicos. Por ser associado ao catalogo.med.br, as perguntas respondidas ficam disponíveis também no seu perfil, assim, seus pacientes também têm acesso aos seus comentários.

3. Instrua seus pacientes

Informe seus pacientes a respeito de sites confiáveis sobre saúde: procure por conteúdos desenvolvidos por especialistas e sugira sites, blogs e outros portais fidedignos para consulta.

O portal abc.med.br, desenvolvido por uma equipe médica capacitada, oferece artigos atualizados sobre diversos temas da área de saúde numa linguagem acessível e simplificada para pacientes.

É importante salientar que as informações encontradas na internet são apenas recursos adicionais para consulta e não dispensam, em nenhuma situação, a visita ao médico. Fazendo o uso correto das potencialidades da internet, você consegue estabelecer uma relação sólida de confiança com seus pacientes.

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