Gostou do artigo? Compartilhe!

Algumas dicas para ser um médico bem sucedido

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Abordamos no último artigo algumas dificuldades do período de residência na jornada de médicos recém-formados. Mas terminar a residência e iniciar formalmente a carreira médica também traz uma mistura de emoção e medo.

Novos começos são sempre desafiadores, e começar uma carreira para a qual você passou oito ou mais anos se preparando é bastante estressante. Os primeiros anos de prática médica são os mais formativos e cruciais. Começar com o pé direito irá ajudá-lo a estabelecer uma base sólida para o seu sucesso. Esses anos serão desafiadores, mas não precisam ser difíceis.

Veja a seguir alguns conselhos que podem ajudar no início de sua carreira para que alcance o sucesso desejado em sua caminhada:

Passe no teste do marshmallow

Há um famoso estudo psicológico que envolveu um marshmallow. Pesquisadores ofereceram a crianças pequenas um marshmallow que elas poderiam ter agora ou dois marshmallows caso esperassem. Eles acompanharam essas crianças quando cresceram. Aquelas que conseguiram atrasar sua gratificação no presente por uma recompensa mais significativa no futuro se saíram melhor na vida de modo geral.

Quando você começa a praticar medicina, fica exposto a uma grande piscina de marshmallows. Resista à tentação de comprar um monte de marshmallows e outras guloseimas. Invista seu dinheiro com sabedoria e pague qualquer dívida que tenha feito para se formar. Você ficará feliz por ter feito isso daqui a alguns anos.

Fique confortável com o desconforto

Você pode ter adquirido uma enorme quantidade de conhecimento depois de todos esses anos de estudo intenso, mas conhecimento teórico tem suas limitações. A experiência é o que fará de você um médico melhor. Enquanto você está ganhando essa experiência, não há problema nenhum em se sentir desconfortável com algumas das suas decisões. Essa dúvida significa que você tem consciência de estar a serviço de cuidar da saúde e bem-estar de outro ser humano.

Não se sinta mal se você não estiver confiante sobre o que deve fazer com um paciente. Mesmo os médicos mais experientes sentem-se perdidos de vez em quando. Seja humilde o suficiente para consultar seus livros didáticos, colegas e supervisores para garantir que você esteja prestando os cuidados adequados, mesmo que você inicialmente não saiba quais deveriam ser estes cuidados.

Não sacrifique a família por sua carreira

Faça o que puder para evitar que sua carreira engula tudo o que você é. Quando você se aposentar, sua carreira não estará lá por você. Sua família sim. Invista em seus entes queridos mais do que você investe em sua carreira. Você irá perder alguns eventos familiares — isso faz parte do trabalho. Mas tenha como uma prioridade participar de todos os eventos familiares que você puder. Não é incomum ver médicos que não acompanharam o crescimento de seus filhos e realmente não conseguem criar uma conexão mais forte depois que eles viram adultos.

Conheça sua missão e seu propósito

Parte de permanecer são no mundo em constante mudança da medicina é saber "o quê" e "porquê" do que você faz. Esta é uma excelente maneira de evitar o burnout. O "o quê" é sua missão, as tarefas que você executa e as decisões que toma para seus pacientes. O "porquê" é o propósito da sua missão. Anote sua missão e seu propósito e consulte-os com frequência. Eles irão ajudá-lo a manter o foco no objetivo maior e tornar as coisas minuciosas e tediosas mais toleráveis.

Aprenda sobre negócios

Todos os médicos devem ter conhecimento de negócios se quiserem prestar cuidados exemplares ao paciente. Você tomará decisões melhores e mais eficazes se tiver alguma inteligência financeira. Leia livros, participe de seminários e faça contatos com outros médicos voltados para os negócios. Compartilhe ideias e discuta sobre como resolver problemas. Todo conhecimento a mais só irá agregar ao serviço que você presta e ao sucesso em sua carreira.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!