Gostou do artigo? Compartilhe!

Como ajudar os homens a compreender o poder da medicina preventiva

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Não é segredo que os pacientes do sexo masculino são menos compelidos a procurar tratamento médico durante toda a sua vida. Seja devido a noções errôneas de masculinidade ou dificuldades sistêmicas em comparecer às consultas, os médicos podem trabalhar para mudar as atitudes enraizadas que os homens têm em relação a visitar um médico.

O problema é que os homens têm metade da probabilidade de ir ao médico durante um período de dois anos em comparação com as mulheres, de acordo com dados de uma pesquisa[1] de 2014, coletados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Ainda mais alarmante, homens têm mais do que o dobro de probabilidade de dizer que nunca foram vistos por um médico ou profissional de saúde depois de adultos — nunca.

A freqüência e os tipos de serviços preventivos que os homens precisam regularmente variam de acordo com a idade e o estado de saúde, mas a única constante é que os exames de rotina devem ser feitos pelo menos uma vez por ano. Os problemas médicos mais comuns para os homens são fadiga, depressão, ganho de peso, perda de libido, inconsistências na prática de bons hábitos alimentares, estresse laboral / ocupacional e estresse de cuidado associado a responsabilidades patriarcais.

Há várias desculpas que os homens utilizam para evitar consultar com um médico. O argumento “eu me sinto saudável” prevalece entre homens que são jovens e saudáveis, e aqueles que visitam seus médicos podem sentir que consultas repetidas são desnecessárias se nenhum problema médico for encontrado durante as visitas iniciais.

Alguns homens priorizam outras responsabilidades antes de sua saúde e podem ter vergonha de retornar ao seu clínico geral para explicar por que estão lidando com um problema médico agressivo que foi colocado de lado por muito tempo. Alguns homens temem que seu médico encontre algo que não querem que seja revelado ou têm medo de realizar exames e procedimentos médicos. Preocupações financeiras ou a falta de um plano de saúde também podem desencorajá-los a procurar atendimento médico regular.

Às vezes, a falta de cuidado é instigada por pura expectativa social do que significa ser um homem corajoso e forte. Médicos devem trabalhar para desmascarar o equívoco popular de que ver um profissional médico regularmente mostra falta de masculinidade, força, boa saúde e autonomia.

No caso de médicos do sexo masculino, uma excelente forma de mudar a percepção dos pacientes é sendo melhores exemplos de como se espera que os pacientes se comportem, sendo prudentes em buscar os próprios cuidados preventivos e comunicar com eficácia e compaixão isso aos pacientes.

Também as médicas podem colaborar conversando sobre a importância da prevenção e acompanhamento, dando exemplos de casos conhecidos, como parentes e amigos.

Se os pacientes tiverem um cônjuge, pode-se sugerir que eles visitem um médico em consultas duplas, criando um sistema de suporte automaticamente.

Promovendo uma vida saudável

Todos os homens precisam consultar com seu médico pelo menos uma vez por ano para exames de rotina. Dependendo da idade ou estado de saúde, os serviços preventivos podem incluir:

  • Exames de sangue
  • Teste de glicose em jejum, PSA adequado à idade, ECG
  • Níveis de colesterol
  • Radiografia de tórax, IMC e circunferência do pescoço
  • Aconselhamento para cessação do tabagismo
  • Rastreios para depressão e disfunção erétil
  • Revisão do status imunológico

Além de solicitar os devidos exames preventivos de acordo com a idade do paciente, o médico pode também oferecer algumas dicas para promover uma vida saudável:

  • Manter uma boa higiene. Boa higiene pessoal é essencial. Cuidar da boa aparência e sentir-se bem muitas vezes andam de mãos dadas. A higiene pessoal básica, como lavar as mãos, escovar os dentes, aparar as unhas e dormir o suficiente, pode contribuir muito para evitar problemas médicos.
  • Cuidar da saúde mental e emocional. Tão importante quanto a saúde física é o bem-estar mental e emocional. Os homens muitas vezes se veem presos nas armadilhas do trabalho e responsabilidades familiares e deixam de ter tempo para investir em seu bem-estar holístico. Os pacientes devem ter tempo para fazer o que gostam e relaxar, seja passando tempo com amigos, familiares e colegas, lendo ou praticando esportes por lazer ou prazer. Incentive os pacientes a voltar a fazer o que os faz se sentirem bem.
  • Ficar em pé durante o trabalho. Permanecer sentado por longos períodos de tempo está ligado à obesidade, diabetes tipo 2 e um aumento do risco de doenças cardíacas e câncer. Se o seu paciente trabalha em um ambiente de escritório, sugira que participe de pelo menos 30 minutos de atividade todos os dias, caminhe ou vá à academia para neutralizar os efeitos sedentários de trabalhar em escritório. Se for possível, sugira que ele invista em uma mesa de trabalho ajustável que permita trabalhar de pé, para interromper longas sessões sentado.
  • Alongar antes de exercícios. Os homens devem alongar-se antes de qualquer atividade física para reduzir o risco de lesões, evitar dores musculares e melhorar o desempenho.
...

É hora de conversarmos francamente com os homens sobre sua saúde. É necessário ter tempo livre do trabalho, da família ou de outras responsabilidades para procurar atendimento preventivo ou tratamento da dor. Noções sobre o que significa ser másculo não devem interferir na busca de cuidados médicos ou condenar alguém a suportar a dor ou negligenciar seu bem-estar.

Todos os pacientes querem viver suas melhores vidas e os homens não são exceção. Eles podem fazer isso priorizando sua saúde para que tenham mais tempo para fazer o que amam com aqueles que amam.

 

Referências

[1] Summary Health Statistics: National Health Interview Survey, 2014, disponível em https://ftp.cdc.gov/pub/Health_Statistics/NCHS/NHIS/SHS/2014_SHS_Table_A-18.pdf1.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!