Gostou do artigo? Compartilhe!

Como o burnout afeta o paciente

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Nos últimos anos, a crescente prevalência do burnout entre médicos vem ganhando atenção como potencial ameaça para a qualidade do cuidado e mesmo para a segurança do paciente.

Estudos confirmam a suspeita de que, globalmente, grande parcela dos médicos (entre 33% a 50%) convive com pelo menos um dos sintomas característicos do burnout: exaustão emocional, despersonalização ou redução da realização pessoal no trabalho[1].

Mas não apenas os médicos padecem com este mal. A exaustão médica também pode ter efeitos muito prejudiciais para o tratamento dos pacientes:

Qualidade da relação

O burnout pode deteriorar a capacidade de empatia porque alimenta uma sensação de indiferença com relação ao trabalho e faz o médico passar a ver pessoas – especialmente pacientes – como objetos[2].

A despersonalização, citada como um dos sintomas do burnout, resulta em uma interação mais fraca com o paciente. Um estudo aponta que, na perspectiva dos próprios médicos, o burnout afeta negativamente a interação com pacientes em 87% dos casos[4], tornando-os impacientes (48% dos casos) e reduzindo a qualidade de comunicação e sua capacidade de ouvir os problemas do paciente (37%). Um médico entrevistado neste estudo reportou que "você se importa menos com os pacientes" nesta situação, descrevendo com precisão como o burnout conduz a atitudes negativas para com pacientes.

Cuidados médicos

Na perspectiva dos próprios médicos, o burnout pode prejudicar na recuperação do paciente: 27% reportou que a situação resulta em uma fraca aliança terapêutica e de acompanhamento; 39% citou que a falta de energia e motivação pode favorecer a negligência e 40% declarou que a impaciência faz com que evite ajudar os outros[4]. Outro estudo revela que médicos nesta situação estão menos predispostos a encorajar hábitos saudáveis[3], porque a falta de energia e a função cognitiva prejudicada pelo stress levam os médicos em burnout a realizarem apenas as tarefas mais necessárias e urgentes.

Médicos com burnout podem também ter memória e atenção prejudicadas[2], podendo levar a tomadas de decisão inadequadas.

Segurança

Diversos estudos sugerem que médicos que sofrem de burnout estão mais propensos a erros médicos e más práticas[5, 6, 7], isto porque a exaustão mental tende a incapacitar a habilidade de manter práticas seguras, de atentar aos detalhes e detectar ameaças à segurança [2]. Outro estudo revela que a exaustão mental pode ser tão incapacitante quanto um nível alcoólico elevado[3], podendo gerar erros significativos durante cirurgias ou na prescrição de medicamentos.

Por fim, a exaustão emocional, um dos sintomas do burnout, foi apontada como um fator diretamente relacionado à taxa de mortalidade, não sendo possível estabelecer a natureza desta relação ‐ se o burnout aumenta a taxa de mortalidade ou se esta taxa gera a exaustão[8].

...

O burnout não se limita a prejudicar apenas a classe médica: ao passar por um período de exaustão, o médico também coloca em risco a saúde de seus pacientes.

A incapacidade de cumprir as demandas do trabalho e de se engajar com outros tem efeitos adversos muito nocivos para a classe de saúde, por isso os médicos devem ter cuidados redobrados frente ao burnout, afinal, aqueles que dedicam suas vidas a cuidar de outros devem estar sempre em dia com a própria saúde para continuar a contribuir significativamente com os cuidados da sociedade.

...

1. The relationship between physician burnout and quality of healthcare in terms of safety and acceptability: a systematic review, disponível em http://bmjopen.bmj.com/content/7/6/e015141.

2. Burnout Among Health Professionals and Its Effect on Patient, disponível em https://psnet.ahrq.gov/perspectives/perspective/190/burnout-among-health-professionals-and-its-effect-on-patient-safety.

3. Why Physician Burnout Affects Patient Care, disponível em https://blog.mdlinx.com/why-physician-burnout-affects-patient-care/.

4. Impact of Burnout: Clinicians Speak Out, disponível em https://www.medscape.com/viewarticle/839533.

5. Burnout and medical errors among American surgeons., disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19934755.

6. The relationship of organizational culture, stress, satisfaction, and burnout with physician-reported error and suboptimal patient care: Results from the MEMO study, disponível em https://journals.lww.com/hcmrjournal/Abstract/2007/07000/The_relationship_of_organizational_culture,.3.aspx

7. Burnout, Job Satisfaction, and Medical Malpractice among Physicians, disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3775103/

8. Healthcare Staff Wellbeing, Burnout, and Patient Safety: A Systematic Review, disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4938539/

 

Gostou do artigo? Compartilhe!