Preparando seu consultório para o fim de ano
O fim de ano é um período movimentado, repleto de eventos e comemorações que o tornam uma época tão almejada por todos.
É neste período que familiares se reúnem, que os laços afetivos se estreitam e que as relações são beneficiadas pela simples atmosfera natalina. É também neste período que os negócios se esforçam para atender às expectativas dos clientes, em produtos, serviços e experiências.
É por isso que os consultórios médicos devem estar preparados para este momento, oferecendo boas experiências e aproveitando para melhorar as relações dentro e fora do consultório.
Mais movimento
O comércio, em geral, registra um grande aumento no movimento nesta época do ano. Isto acontece porque no mês de dezembro inicia-se o período em que as pessoas estão com os horários mais disponíveis, por ser um mês mais propício para solicitarem férias. Além disso, o 13º salário faz as pessoas consumirem mais, e engana-se quem acha que este fato não se reflete no setor de Saúde, já que muitos pacientes aguardam ansiosamente por este ganho extra para realizar procedimentos menos urgentes e mais dispendiosos. Ainda temos o fator "ano novo, vida nova", com as resoluções que levam a um desejo de melhorar a vida em diferentes aspectos, o que inclui a saúde e bem-estar.
Por isso, sua agenda precisa estar preparada para um aumento de procura: se necessário, amplie o período de atendimento ou ofereça horários alternativos para atender aos pacientes que trabalham em período integral.
Você ainda pode oferecer agendamento online para facilitar a marcação da consulta e divulgar seu consultório localmente.
Invista em publicidade
As cidades ficam mais movimentadas com as compras de natal, favorecendo os investimentos com publicidade tradicional, como o marketing localizado: banners, outdoors, cartões distribuídos em farmácias e lojas relacionadas à sua especialidade.
Se o gasto com publicidade parece inviável para você, o investimento em redes sociais neste período pode ser favorável, já que as pessoas estão mais disponíveis durante as férias. Crie conteúdos originais para sua fan page: atualmente os vídeos têm ganhado bastante relevância nas mídias sociais — com a câmera de um celular ou notebook você pode dar informações ou instruções que serão muito apreciadas por seus seguidores.
Decoração
Dê as boas vindas ao Natal e Ano Novo com decoração. Em geral, o fim de ano representa um período agradável e uma decoração de bom gosto ajuda a manter um clima de conforto e comunhão para pacientes e funcionários. Invista em luzes e pequenos objetos que não irão comprometer a já consolidada decoração do consultório. Atente para não atrapalhar a circulação natural das pessoas no espaço e para incluir na decoração apenas aquilo que traga bem-estar.
Lembre-se de seus pacientes
O tradicional cartão de Natal é um meio muito eficiente de dizer ao paciente o quanto a sua fidelidade foi importante neste ano que se encerra. Seja o clássico cartão de papel, um email redigido por você ou uma mensagem nas redes sociais, lembre-se de agradecer pela oportunidade de atendê-los e pela confiança em seu trabalho.
Comemore com a equipe
A confraternização com a equipe do consultório promove a integração entre os colaboradores e demonstra a importância do trabalho exercido pelos seus funcionários. O tamanho da sua equipe irá influenciar muito na atividade escolhida: consultórios com poucos funcionários preferem uma opção mais intimista — como um almoço ou jantar fora do contexto de trabalho —, enquanto ambientes com mais funcionários optam por uma atividade mais relaxada, como uma festa, uma visita a um parque ou outra atividade em conjunto.
Nestas confraternizações, você ainda pode presentear seus funcionários com pequenas lembranças para agradecer pelo esforço empenhado ao longo do ano.
O fim de ano é um período repleto de comemorações e propício para a comunhão, e quando bem planejado pode também ser uma boa época para ampliar seus atendimentos e fidelizar seus laços com os pacientes.
Se você já estiver planejando suas férias, atente também aos cuidados para tomar em seu consultório antes de tirar o merecido descanso.