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Ergonomia no consultório médico: os riscos da tecnologia

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O crescimento explosivo da computação e dispositivos móveis tem sido uma bênção e um fardo para a área de saúde. Ter acesso às informações dos pacientes a qualquer momento, em qualquer lugar, é uma grande facilidade, mas que pode vir com custos físicos ocultos potencialmente elevados.

De fato, o uso indevido prolongado de dispositivos eletrônicos pode causar danos físicos, a menos que seja dada atenção aos riscos ergonômicos. Como apenas um exemplo, o OSHA Safety Pays Program, um programa americano utilizado para estimar os riscos com lesões ocupacionais, estima o custo direto da síndrome do túnel do carpo em US$30.000, com custos indiretos e impacto (por exemplo, perda de produtividade / tempo longe do trabalho, etc.) duplicando esse valor.

Ergonomia no consultório médico: os riscos da tecnologia

Você está provavelmente ciente destes riscos - ora, pode ser que você trate pacientes com estas condições! Mas, assim como pode haver uma prevalência de doces e guloseimas não saudáveis nas salas de funcionários em clínicas e hospitais, nem sempre praticamos o que pregamos. O início de um novo ano é um grande momento para redefinir prioridades e tomar medidas para melhorar a ergonomia do seu consultório.

Comece com o óbvio: seu consultório pode não ter sido projetado com dispositivos digitais em mente. Idealmente, o orçamento para qualquer implementação de novas tecnologias incluirá fundos para avaliar o ambiente do consultório e fazer as mudanças ideais necessárias para minimizar os riscos ergonômicos. No entanto, a tecnologia é muitas vezes encaixada em espaços de trabalho já lotados, preparando o terreno para lesões ergonômicas. Além disso, com tantas outras prioridades urgentes nos consultórios médicos modernos, discussões e ações para resolver problemas ergonômicos podem surgir tarde demais, quando alguém já se apresenta com dor ou lesão crônica.

Mesmo sem o orçamento para um redesign substancial, você pode educar-se sobre as melhores práticas para o uso da tecnologia, fazer pequenas mudanças impactantes para o ambiente do consultório e educar sua equipe para um uso mais saudável da tecnologia.

Pesquisando na internet, encontramos com facilidade infográficos e manuais sobre ergonomia no ambiente de trabalho, focando principalmente nas posturas corretas e adequação dos móveis e equipamentos de modo a permitir a manutenção destas posturas ao longo do dia. Procure se informar sobre as recomendações para um ambiente de trabalho ergonomicamente otimizado.

Uma coisa que você vai notar rapidamente é que as recomendações são centradas principalmente em PCs tradicionais. No entanto, as vendas de PCs tradicionais vem diminuindo durante vários anos, com notebooks, tablets e mesmo os modelos 2 em 1 vendendo em números muito maiores. Os notebooks de hoje em dia são milagres de mobilidade e elegância.

Mas o design que adoramos nestes equipamentos atuais, com tamanho compacto e facilidade de carregar, apresentam problemas para o uso prolongado e regular. Computadores compactos significam que também os teclados são compactos, as telas são pequenas, muitas vezes com brilho intenso (assim cansativas para os olhos) e fixadas logo acima do teclado (exigindo inclinação da cabeça durante o uso). Tablets, devido ao seu tamanho ainda menor e vários modos de uso também apresentam riscos.

Veja alguns passos básicos que você deve seguir para reduzir os riscos ergonômicos no consultório:

  • Analise as rotinas de fluxo de trabalho e o ambiente onde os dispositivos são usados. Você pode descobrir monitores, teclados ou periféricos mal posicionados, tanto na recepção quanto no consultório.
  • Use um consultor que possa ajudá-lo não apenas a identificar questões ergonômicas, mas também esteja familiarizado com uma grande variedade de produtos que você não conhece.
  • Os notebooks são usados às vezes como uma forma de fazer caber um computador em áreas cujo espaço não é adequado, podendo ser posicionados em superfícies muito baixas (ou muito altas). Considere pequenas alterações para melhorar a ergonomia no uso do notebook, como por exemplo elevá-lo para a altura adequada de visualização da tela e uso de teclado externo para reduzir tensão e cansaço na digitação.
  • Converse com sua equipe enquanto examina o consultório: eduque-os sobre riscos ergonômicos e incentive-os a falar se tiverem algum problema.
  • Se um mesmo espaço de trabalho é utilizado por pessoas diferentes, fatores como altura da cadeira, altura da tela do computador, etc. devem ser facilmente ajustáveis para cada pessoa.

Acima de tudo, não tenha medo que você estará "criando mais problemas" ao trazer à tona o tema da ergonomia no local de trabalho. Claro, alguns médicos ou funcionários podem usar isso como uma oportunidade para reclamar. Mas dado os riscos - e custos - de lesões ergonômicas, levantar o tópico e discutir possíveis soluções é um passo importante. E também demonstra à sua equipe sua preocupação em mantê-los saudáveis e produtivos.

 

Fonte: Physicians Practice

 

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