4 maneiras de incentivar os pacientes a voltarem ao seu consultório
Para fazer seu consultório crescer, você precisa ter mais pacientes, e ao mesmo tempo garantir que os existentes continuem voltando para novas consultas.
A concorrência cada vez maior que os consultórios enfrentam no setor de saúde tornaram as coisas mais difíceis, mas não impossíveis. Seu consultório precisa tanto de novos pacientes quanto da retenção dos existentes.
Neste texto você confere algumas maneiras de incentivar os pacientes regulares a voltarem ao seu consultório para novas consultas.
Agendar consultas de acompanhamento
Após a primeira consulta, é a consulta de acompanhamento que preocupa todos os pacientes que visitam seu consultório. Agendar uma consulta de acompanhamento antes de o paciente deixar seu consultório é uma maneira simples e eficaz de torná-lo um visitante regular.
A secretária pode engajar os pacientes no momento da saída e incentivá-los a deixar o retorno agendado. Nesse momento, ela precisa conseguir explicar a importância do acompanhamento para a efetividade dos tratamentos.
Enviar e-mails de lembrete
Não será necessário que todos os pacientes marquem uma consulta de acompanhamento antes de deixar o consultório. Em alguns casos, o acompanhamento só será necessário em um intervalo de tempo maior, não fazendo sentido o agendamento naquele momento, com uma antecedência muito grande.
Nesse cenário, é sua responsabilidade lembrar os pacientes de agendarem uma consulta em um momento mais próximo à data em que devem voltar, através do envio de um lembrete por e-mail. Para a execução harmoniosa deste processo, você precisa manter um registro de quando deveria ser a próxima consulta dos pacientes. Quando a data de acompanhamento estiver se aproximando, envie lembretes por e-mail ou mensagens para incentivar a marcação de uma consulta.
No lembrete, não se esqueça de colocar o link do agendamento online e o número de telefone no corpo do e-mail para uma resposta rápida.
Educar sobre valorizar a prevenção acima da cura
Para um melhor tratamento, o paciente precisa visitar o médico para consultas preventivas, não apenas quando está doente. Esta mensagem deve ser bem comunicada a todos os seus pacientes. Jovens e adultos saudáveis muitas vezes não valorizam esta mensagem. Eles relutam em ir ao médico regularmente. Você precisa fazer com que eles entendam a necessidade de consultas regulares e exames de saúde, porque prevenir é melhor do que remediar.
Uma educação verbal para a pessoa que visita seu consultório não é necessariamente a única maneira de explicar a importância das consultas. Diferentes modos de comunicação podem ajudar a espalhar essa mensagem rapidamente, como banners em sites, newsletters ou campanhas por e-mail, postagens em mídias sociais ou blogs com informações detalhadas. Ninguém gostaria de ver essas informações todos os dias, então faça disso uma prática mensal ou trimestral.
Criar pacotes e promoções
Criar pacotes de procedimentos e promoções são outra forma de impulsionar as novas consultas dos pacientes. Isso funciona especialmente bem para tratamentos estéticos, como serviços de pele, por exemplo. Crie condições especiais para os pacientes fecharem um tratamento completo, incluindo várias sessões, ao invés de pagarem cada etapa separadamente, evitando assim que os pacientes interrompam o tratamento antes que tenha sido finalizado.
Ao criar pacotes e promoções, garanta que eles serão bem divulgados, informando os pacientes durante a consulta, com informativos na sala de espera, promovendo em seu site, blog e páginas de mídia social e ainda enviando a promoção por e-mail.
A retenção dos pacientes que já se consultaram com você é essencial para manter a agenda sempre completa e para que seu consultório cresça cada vez mais. Conquiste seus pacientes e estabeleça estratégias para que eles retornem, e você verá os resultados.
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