Gostou do artigo? Compartilhe!

Outubro Rosa: O papel do médico na prevenção e diagnóstico precoces do Câncer de Mama

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O Movimento Outubro Rosa foi criado para conscientizar a população, principalmente as mulheres, dos fatores de risco, das formas de proteção e das medidas de detecção precoce do câncer de mama.

São pontos-chave da campanha:

  • Divulgar informações gerais sobre o câncer de mama;
  • Incentivar a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas.
Outubro Rosa: O papel do médico na prevenção e diagnóstico precoces do Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil mortes estimadas por ano. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento. Não existe uma causa única para o câncer de mama. A doença está relacionada a fatores de risco ambientais/comportamentais, reprodutivos/hormonais e genéticos/hereditários. Esses últimos são responsáveis por 5% a 10% do total de casos.

Estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: prática de atividade física regular, alimentação saudável, peso corporal adequado e limitação no consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção.

Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

Estes dados reforçam a importância tanto da prevenção quanto do diagnóstico e tratamento precoces do câncer. Médicos têm um papel essencial na divulgação de informações e conscientização de seus pacientes, independente da especialidade que atendem. Orientações para que os devidos acompanhamentos e preventivos sejam sempre feitos devem fazer parte da rotina de uma consulta médica.

Oriente suas pacientes para as boas práticas de prevenção do Câncer de Mama, bem como de acompanhamento para diagnóstico precoce, encorajando o auto-exame das mamas e a realização de mamografias periódicas quando adequado. A promoção da saúde por parte do médico é um fator de peso para a conscientização da população, depositando confiança extra nas informações que vêm de um profissional, aumentando assim as chances de que as recomendações sejam seguidas.

 

FONTES:

Gostou do artigo? Compartilhe!