Gostou do artigo? Compartilhe!

Contratação de funcionário: onde anunciar?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Você está abrindo seu consultório e precisa encontrar pessoas para compor sua equipe de trabalho. Ou talvez algum funcionário seu irá sair e você precisa achar alguém para substituí-lo. O processo de busca e contratação de pessoal é sempre uma tarefa trabalhosa e que exige atenção, para evitar a escolha de alguém que não corresponda às expectativas - o que levaria à necessidade de uma outra contratação, começando o processo todo novamente.

Já tratamos em posts anteriores sobre este tema, com dicas sobre o que perguntar na entrevista e também sobre como escolher a secretária ideal. Mas antes de chegar na parte da escolha, como conseguir candidatos? Listamos abaixo algumas das opções de como anunciar as vagas em seu consultório, visando atingir um público alinhado com o que espera encontrar.

Contratação de funcionário: onde anunciar?

Referências

Pedir referências é sempre uma boa opção, seja referência de uma secretária anterior ou de colegas de profissão. As pessoas podem conhecer alguém que já trabalhou na área e que esteja procurando oportunidade. Porém, é necessário ficar atento para que as referências sejam de profissionais que tenham experiência na área e estejam sendo recomendados por alguém que de fato conhece e pode atestar suas qualidades e profissionalismo.

Evite aquelas indicações de 'conhecidos' que estão precisando de emprego, mas que não têm experiência na área. Isso pode tornar o processo de treinamento mais complicado e os resultados podem não ser satisfatórios. Não esqueça que o principal é garantir a qualidade do atendimento aos seus pacientes.

Bases de currículos online

Existem diversos sites onde as pessoas cadastram seus currículos e você pode consultá-los. Apesar de ser trabalhoso, é uma opção caso esteja com dificuldade em encontrar pessoas com as características que deseja. Normalmente os sites possuem os mais diversos filtros para realizar sua busca por profissionais já de acordo com estas características.

Anúncio na mídia

Você pode anunciar a disponibilidade de vaga em jornais, rádios e redes sociais, o que lhe permitirá atingir um maior público. Se você não tem pressa na contratação, este meio tem a vantagem de lhe trazer um maior número de opções, aumentando as chances de achar um candidato dentro daquilo que tem em mente.

Neste caso, é interessante estar atento ao meio de contato que será divulgado para que os candidatos enviem seus currículos. Como é um tipo de anúncio de amplo alcance, para evitar problemas, a melhor opção é criar um email próprio para este processo de contratação e pedir que todos os currículos sejam direcionados para ele. Dessa forma, você evita que sua caixa de email pessoal ou do consultório acabem lotadas e desorganizadas.

Agências de vagas

Existem algumas agências especializadas no cadastro de profissionais, que podem ser uma opção para encontrar o candidato ideal. Uma vantagem é que as agências normalmente já fizeram uma boa parte do serviço de triagem que você faria por conta própria pesquisando em um banco de vagas, por exemplo, lhe direcionando diretamente para aqueles currículos que podem ser de seu interesse. Além disso, para cadastro do profissional nas agências, é feita entrevista prévia, o que confere uma maior garantia sobre a seriedade e profissionalismo do candidato.

Cursos técnicos

Buscar em instituições que tenham cursos das áreas que você pretende contratar pode ser outra opção. Os responsáveis podem divulgar a vaga para seus alunos recém-formados, com a questão a considerar que você estará lidando com profissionais provavelmente ainda sem experiência prática.

Não necessariamente isto é algo ruim, pois a pessoa estará com os conhecimentos formais do curso ainda frescos na memória e também não trará vícios de outros locais de trabalho. Neste caso, portanto, depende do que você busca para considerar se essa pode ou não ser uma boa opção.

Websites

De forma análoga às bases de currículos online, nestes mesmos sites, e também em outros mais específicos, você pode anunciar sua vaga para que as pessoas se candidatem através da plataforma. É possível encontrar desde websites gerais para divulgação de vagas de emprego até websites específicos para determinadas áreas. Esta opção também tem grande capacidade de atingir um amplo público e oferecer assim diversas opções para que você faça sua escolha.

Você pode priorizar alguma forma de conseguir candidatos e pensar em outras soluções apenas se não obtiver resultado, ou pode escolher já começar com uma divulgação geral que envolva diferentes meios. Analise quais são suas prioridades quanto à contratação para encontrar aquele meio que lhe seja mais favorável e boa sorte em sua busca!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!