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O que uma recepcionista NUNCA deve fazer

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A secretária é parte vital no atendimento: é ela que guia o paciente no seu primeiro contato e lida com as mais diversas e inusitadas situações que ocorrem no consultório. Há muitas tarefas vinculadas a esta função e alguns pontos aos quais as secretárias devem estar atentas para não incorrer em erros. Veja a seguir:

Fofocar

Principalmente em ambientes com mais de uma recepcionista, as conversas pessoais durante o expediente são ocorrências comuns que devem ser evitadas sempre que possível, mas o comportamento verdadeiramente tóxico nessas situações são as fofocas sobre colegas de trabalho e clientes.

Um cochicho percebido pelo paciente pode gerar insegurança e desconforto, e uma conversa ouvida sobre o médico ou outro paciente pode afetar a moral do consultório, fazendo com que outros pacientes percam a confiança tanto no médico quanto no estabelecimento.

Se vestir de forma inadequada

A concepção que as pessoas têm da profissão de secretária ainda é cercada de preconceitos e noções retrógradas de como devem se portar e agir. Porém, é preciso estar atenta para não gerar desconforto para os pacientes ou para o médico e não dar abertura para que um comportamento indecoroso ou insinuações indesejadas possam surgir por causa de seu traje.

O ambiente sóbrio e contido das clínicas e consultórios exige discrição por parte de todos os seus colaboradores.

Compartilhar informações confidenciais

A palavra "secretária" tem origem no latim secretarium, de onde surge também a palavra "segredo". A secretária é, portanto, uma pessoa de confiança. É por isso que quando um paciente chega ao consultório, sabe que poderá confiar no médico e também na sua equipe. Logo, quando um paciente confidenciar algo a você, não compartilhe isso com outros pacientes ou colegas, com o risco de gerar processos e efeitos negativos para o próprio consultório.

Fazer ligações pessoais na recepção

Usar o telefone da recepção para resolver problemas pessoais gera uma imagem ruim para o paciente, que irá julgar o consultório como desorganizado e sem ética de trabalho. O uso de redes sociais e aplicativos de comunicação em celulares tornou ainda mais fácil a distração e, consequentemente, a negligência ao paciente. Por isso, deixe para resolver seus problemas pessoais na pausa ou horário de almoço, ou então aguarde por um momento de calmaria no consultório.

Deixar a mesa vazia

Todos precisam de pequenas pausas para usar o banheiro, alongar e fazer um lanche, porém, é importante lembrar que a recepção é a primeira forma de contato do paciente que chega ao consultório e a única forma de contato do paciente que liga. Por isso, escolha momentos mais convenientes para fazer as pausas ou espere até que algum outro colaborador possa substituir você em seu posto.

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