Gostou do artigo? Compartilhe!

Como usar formulários personalizados para sua especialidade no seu prontuário eletrônico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O prontuário do HiDoctor® oferece ao médico fichas completas para que ele faça o registro clínico dos dados dos pacientes, incluindo anamneses organizadas por consulta, ficha de textos para reunir as prescrições e documentos emitidos para o paciente, ficha de imagens para anexar resultados de exames, etc. Dessa forma, você tem uma ficha distinta para cada informação necessária no prontuário.

Mas cada especialidade médica tem suas particularidades, e o HiDoctor® também oferece uma solução que contempla todas as especialidades médicas, permitindo o uso de calculadoras, tabelas, gráficos, questionários e diversos outros tipos de campo no prontuário do paciente.

É possível, por exemplo, acompanhar a evolução dos níveis de colesterol de um paciente com facilidade através de um formulário personalizado próprio para o registro do perfil lipídico. Nesse formulário, que o médico pode optar por ele mesmo construir ou baixar pronto da biblioteca de formulários disponíveis, ele terá uma tabela para inserir os diversos dados do perfil lipídico (data, colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, VLDL) e ao registrar os valores, o gráfico é automaticamente criado, demonstrando graficamente a evolução do paciente.

Este é apenas um exemplo, mas com o HiDoctor® Forms as possibilidades são infinitas. Para cada especialidade, é possível buscar e baixar diversos formulários e incluí-los no prontuário:

  • Para o pediatra, formulário do calendário de vacinas;
  • Para o psiquiatra, formulário com o Mini Exame do Estado Mental;
  • Para o endocrinologista, formulário com as calculadoras do IMC e da relação cintura-quadril;
  • Para o cardiologista, formulário com o questionário de risco cirúrgico;
  • Para o dermatologista, formulário para registro de exames de controle do uso de isotretinoína;
  • E muitas outras possibilidades…

Como encontro os formulários personalizados de que preciso?

O HiDoctor® conta com um acervo de milhares de formulários personalizados construídos por médicos especialistas, que você pode baixar e utilizar em seu consultório.

Em seu HiDoctor®, acesse o ícone do HiDoctor® Forms presente na barra de ferramentas:

O sistema será aberto no navegador e pode ser acessado usando seu login dos sistemas Centralx®.

No sistema, a terceira aba é a de formulários públicos. Todos os médicos que criam formulários no HiDoctor® Forms têm a opção de deixar o formulário público ou privado no momento de salvá-lo. Os formulários públicos aparecem todos listados nessa aba.

Aqui você pode fazer uma busca por palavras-chave para encontrar os formulários que deseja.

Uma vantagem é que os formulários podem ser editados. Assim, se você gostar de um form da biblioteca, mas desejar fazer alterações para adaptá-lo ao seu uso, poderá editá-lo antes de importá-lo para o HiDoctor®.

Como baixar esses formulários para o HiDoctor®?

Uma vez que tenha encontrado os formulários que deseja utilizar, você deve clicar em “Baixar” para que seja feito o download do arquivo do formulário em seu computador.

Após baixado, ao clicar para abrir o arquivo, será exibida a tela de importação do formulário para o programa. Aqui, basta selecionar os formulários que deseja importar marcando-os e clicando no ícone destacado. Depois, clique em “Importar”.

Após ter importado os formulários, para utilizá-los basta abrir a ficha "Forms" no menu lateral do HiDoctor® e clicar no ícone new para selecionar o formulário que deseja utilizar.

Serão exibidos na janela todos os formulários já importados. Ao escolher um, ele será aberto e os dados do paciente poderão ser inseridos. Após o preenchimento, o formulário fica salvo na ficha de formulários do prontuário do paciente.

Veja no vídeo como importar formulários personalizados no HiDoctor®:

 


Com o HiDoctor® Forms você pode personalizar seu prontuário eletrônico, através do nosso acervo de fichas de especialidades criadas por médicos de referência do país, disponíveis gratuitamente para os usuários.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

Experimente e conheça clicando abaixo!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!