Gostou do artigo? Compartilhe!

Consultório médico eficiente: conte com o HiDoctor® para melhores resultados

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A eficiência no consultório médico é um fator que impacta diretamente na experiência do paciente, e consequentemente na sua satisfação. Por sua vez, a satisfação do paciente é decisiva para o sucesso do consultório.

Nesse contexto, trabalhar constantemente em prol de manter um fluxo eficiente nas rotinas do consultório é um dos principais meios para alcançar melhores resultados.

Um software médico é uma solução altamente capaz de aprimorar os fluxos de trabalho de consultórios e clínicas, através de ferramentas que facilitam a gestão e organizam toda a jornada do paciente, para que ele receba um excelente atendimento desde o primeiro contato para o agendamento até o acompanhamento pós-consulta.

O HiDoctor® ainda pode ir além, pois mais que um software médico, ele é uma plataforma médica completa, e oferece benefícios exclusivos capazes de elevar seu consultório médico a outro nível.

Confira como o HiDoctor® pode ajudá-lo a obter resultados cada vez melhores:

Prontuário ágil e personalizado

O prontuário do HiDoctor® garante praticidade para inclusão de dados e acesso às informações. A interface inteligente do software permite abrir diversas fichas do prontuário simultaneamente na tela – anamnese, textos do paciente, imagens, guias, etc. – fornecendo uma visão geral dos dados do paciente e facilitando o registro ágil das anotações durante a consulta.

A praticidade e agilidade são ainda mais pronunciadas quando o médico aproveita da possibilidade de personalização do prontuário. Com o uso do HiDoctor® Forms, é possível integrar ao prontuário formulários personalizados, sejam eles criados pelo próprio médico de acordo com suas necessidades, ou baixados da biblioteca de formulários, que disponibiliza milhares de modelos construídos por médicos especialistas usuários do HiDoctor®.

Assim, o prontuário permite manter um registro clínico completo e organizado, com fichas específicas para cada tipo de informação. Durante a consulta, essa organização faz toda a diferença para um atendimento eficiente: o médico gasta pouquíssimo tempo para conferir e registrar dados no prontuário, e pode dedicar sua atenção ao paciente, o que fortalece a relação médico-paciente e otimiza a experiência de atendimento.

Agendamento organizado

O HiDoctor® oferece uma agenda médica organizada, completa e acessível de qualquer lugar, possibilitando ao médico consultar sua agenda de modo prático sempre que precisar. Ela é a única que você pode acessar do computador ou do celular sem depender de conexão com a internet, além de também estar disponível online.

Na agenda é possível montar sua programação, estabelecendo os horários de atendimento, a duração das consultas e o tipo de compromisso em cada horário. Ao agendar novos pacientes, a secretária realiza com facilidade o cadastro completo do paciente a partir da agenda, de modo que o prontuário do paciente já será criado. Durante o fluxo dos atendimentos, a secretária também pode ir atualizando o status do compromisso, o que permite ao médico acompanhar como está sua sala de espera.

Além das funcionalidades básicas para a organização das consultas, a agenda vai além e oferece outras funcionalidades especiais que impactam não apenas na eficiência da recepção, como também nos resultados financeiros, ajudando a evitar horários ociosos. Essas funcionalidades incluem:

  • o agendamento online de consultas, oferecendo conveniência para os pacientes na marcação e ajudando a manter a agenda cheia;
  • o envio automático de lembretes de compromisso por e-mail, que diminui a ocorrência de faltas por esquecimento;
  • a confirmação das consultas do dia por SMS com apenas 1 clique, disparando mensagens para todos os pacientes agendados e incluindo link para que eles respondam se irão comparecer, de modo que a resposta aparece diretamente na agenda do HiDoctor®;
  • a fila de adiantamento de consultas, que permite configurar prioridades para oferecer adiantamento da consulta, informando à secretária qual paciente ela deve contatar para preencher os horários vagos que surgirem.

Controle financeiro integrado

Manter o devido controle de suas finanças permite acompanhar o desenvolvimento do consultório e saber quantificar os melhores convênios e os procedimentos mais rentáveis, por exemplo. Com suas finanças organizadas, você consegue projetar ganhos e gastos para o futuro e tomar as melhores decisões para seu consultório.

A gestão financeira completa de seu consultório pode ser integrada ao software médico. Uma gestão centralizada é capaz de otimizar tempo e ainda garantir maior precisão dos dados.

Se pararmos pra pensar, os registros essenciais do controle financeiro do consultório, que são as receitas, estão atrelados a dados que já são normalmente registrados no software médico: as consultas agendadas, os procedimentos e exames realizados, etc. Portanto, se torna muito mais simples fazer o lançamento de todas as receitas do consultório diretamente a partir do software médico.

No HiDoctor®, as receitas podem ser lançadas no módulo financeiro com praticidade e precisão diretamente a partir da agenda e das guias. O lançamento das despesas também é simples, com facilidades como a configuração de gastos recorrentes. A partir desses dados lançados, o módulo financeiro oferece a geração automática de relatórios importantes, como o fluxo de caixa, além de fornecer análises detalhadas das receitas e despesas, informando, por exemplo, os convênios mais lucrativos, os procedimentos que mais foram realizados, os tipos de gastos que mais impactam no orçamento e a visão geral da saúde financeira do seu consultório ao longo do tempo.

Teleconsulta fácil com prescrição digital

A telemedicina se tornou uma realidade para os médicos no último ano, e o meio virtual exige um esforço ainda maior do profissional para que o paciente sinta que está recebendo a devida atenção durante a consulta. Mais do que nunca anotações ágeis e práticas são fundamentais para uma teleconsulta de sucesso, sem que o registro dos dados de saúde do paciente seja prejudicado. Se o médico passa muito tempo com foco no prontuário, o paciente, que normalmente não consegue visualizar todo o ambiente, não consegue ter certeza sobre em que o médico está prestando atenção.

Com o HiDoctor®, além das vantagens do prontuário já citadas, que permitem agilidade nos registros, o médico pode aproveitar a biblioteca de textos para criar um modelo específico para os atendimentos por teleconsulta, especificando as informações que devem ser obrigatoriamente registradas quando for realizado o atendimento remoto, de acordo com a exigência estabelecida na portaria que regulamenta o uso da telemedicina no Brasil.

Além de aproveitar o software médico para o registro fácil e correto da teleconsulta, no HiDoctor® o médico conta também com a possibilidade de emitir prescrições digitais para o paciente. Com a funcionalidade integrada de assinatura digital, é muito fácil criar a receita, assiná-la digitalmente pelo próprio software médico e então já enviá-la ao paciente de modo seguro.

As receitas com assinatura digital emitidas pelo HiDoctor® estão em conformidade com os parâmetros do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação para que o documento possa ser corretamente validado através do sistema criado pelo órgão para conferência desses arquivos médicos assinados digitalmente.

Total disponibilidade

O HiDoctor® está sempre disponível para o médico, a qualquer momento e em qualquer circunstância.

Ele é o único que oferece todas as possibilidades de acesso e, portanto, total disponibilidade dos dados contidos no sistema: utilize-o online ou offline e de qualquer dispositivo – pelo computador, tablet ou celular.

Utilizar o software instalado no computador fornece ao médico todas as ferramentas e a melhor performance de uso. Você não depende da internet para utilizar, garantindo que seu dia de trabalho não será interrompido por eventuais problemas na rede.

No HiDoctor® NET, a interface web do sistema, você tem acesso a todas as funcionalidades disponíveis no software instalado, com a vantagem de não estar preso ao computador do consultório, podendo acessar os dados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, em qualquer lugar que esteja.

Já através do aplicativo HiDoctor® Mobile você pode acessar todos os seus prontuários e agenda através do celular ou tablet, mesmo quando não tiver conexão com a internet. Com uma sincronia rápida, você baixa os prontuários e tem acesso seguro às informações mais importantes dos seus pacientes. Você pode ainda incluir novos textos e anexar arquivos na ficha do paciente e esses dados serão enviados para nossos servidores assim que o app detectar uma conexão com a internet.


O HiDoctor® é a solução ideal para a máxima eficiência no consultório médico. Ele está equipado com as melhores ferramentas e as últimas tecnologias para auxiliar em todos os aspectos da prática médica.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!