Gostou do artigo? Compartilhe!

Agenda médica: descubra as funcionalidades para gerenciar os agendamentos no HiDoctor®

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O agendamento é o momento em que o paciente estabelece o primeiro contato com o consultório, assim, é uma etapa de grande importância. Uma agenda eletrônica completa é algo indispensável para o funcionamento eficiente e organizado de qualquer consultório médico.

Você já explorou tudo que a agenda do HiDoctor® pode fazer? Confira as funcionalidades que a agenda oferece e aproveite-as para melhorar a eficiência e a produtividade:

Agenda do HiDoctor® — Todas as funcionalidades

Marcar, remarcar, desmarcar

Agendar novos compromissos é simples e rápido. Se precisar remarcar ou desmarcar uma consulta, uma tela de registro de contato é aberta para salvar a ação.

Próximo disponível

Para agendas lotadas, que apresentam horários vagos apenas para daqui a algumas semanas ou meses, este botão permite pular rapidamente para a visualização da próxima data com horários disponíveis.

Cadastro simplificado de paciente

Ao agendar um novo paciente, para não gastar muito tempo ao telefone é possível realizar um cadastro simplificado do paciente, através da própria agenda, informando apenas o nome e preenchendo os demais dados da consulta. No dia da consulta, com mais tempo e maior assertividade pessoalmente, o cadastro completo da ficha no HiDoctor® poderá ser realizado.

Tipos de compromisso

Além dos tipos de compromisso padrões do software, para criar novos tipos basta digitar o nome no campo. Os tipos de compromisso podem ser alterados, substituídos ou removidos através do menu “Editar” da agenda.

Status da consulta e tempo de espera

Marcar os diferentes status da consulta corretamente permite acompanhar algumas estatísticas, como a quantidade de pacientes que faltaram, além de calcular o tempo de espera, assinalando o status “Aguardando” quando o paciente chega ao consultório e “Em consulta” no momento que é atendido. Ambos os horários ficam registrados no compromisso.

Repetir compromisso

Se houver algum compromisso recorrente, que ocorra semanalmente, ou mensalmente, por exemplo, é possível usar a opção “Repetir” para replicá-lo com facilidade, ao invés de criar cada um dos agendamentos.

Envio de lembrete automático

Se o e-mail do paciente estiver registrado na ficha, a agenda realiza envio de lembretes automáticos do agendamento. Caso o e-mail não esteja na ficha, é possível inclui-lo no momento da criação do compromisso.

Confirmação manual

A situação da consulta, informada abaixo das notas do compromisso, pode ser alterada para informar a confirmação dos compromissos. Para consultórios que realizam a confirmação por telefone, por exemplo, pode-se abrir a fila de confirmação de compromissos através do botão “Confirmações” ou do botão para alterar a situação da consulta e então registar o contato realizado com cada paciente.

Confirmação por SMS

Uma forma mais prática de realizar confirmação das consultas do dia é através do XSMS, que envia mensagens de texto para o celular dos pacientes, via SMS ou WhatsApp, oferecendo possibilidade para que eles respondam confirmando ou solicitando remarcação, e a resposta aparece automaticamente na agenda. O envio das mensagens para todos os pacientes do dia é feito automaticamente com apenas um clique.

Envio de WhatsApp para o paciente

O HiDoctor® facilita o envio de mensagens via WhatsApp para os pacientes. É possível enviar pelos compromissos marcados na Agenda, clicando no segundo botão ao lado do campo Telefones, ou direto da ficha do paciente. É possível definir alguns textos padrão para agilizar o envio.

Visualização mensal e semanal

Você pode abrir uma visualização mensal e/ou semanal da agenda, já pronta para impressão, caso deseje.

Notas do dia e do compromisso

É possível fazer anotações tanto relacionadas ao dia, quanto a cada compromisso especificamente. Ao realizar uma anotação em um compromisso, ela fica associada ao paciente, sendo possível visualizar todo o histórico de notas deste paciente.

Consultas anteriores

Quando um compromisso está selecionado, é exibida a lista de todas as demais consultas do paciente em questão registradas na agenda.

Agendamento online

A agenda do HiDoctor® oferece a opção de agendamento online de consultas através do CatalogoMed. As solicitações são recebidas e podem ser respondidas diretamente na agenda.

Adiantamento de compromissos

Você pode criar uma fila de espera para adiantamento de consultas, no caso de surgirem horários ociosos na agenda. Definindo diferentes prioridades de acordo com informações específicas do paciente, é possível preencher rapidamente eventuais horários vagos adiantando compromissos.

Anotações de recados e pendências

As telas para anotar recados e pendências permitem a devida organização para que as mensagens e assuntos a resolver não sejam esquecidos.

Agenda de telefones

Salvar telefones importantes, como de outros médicos, laboratórios, fornecedores, etc. facilita para que o contato possa ser realizado com prontidão quando necessário.

Programação dos horários

Pode-se programar a agenda do HiDoctor®, definindo os tipos de compromissos que são atendidos em cada dia da semana e horário, facilitando a organização dos agendamentos.

Bloqueio de horários

Em caso de férias ou abstenções do médico, os horários da agenda podem ser bloqueados previamente para evitar que compromissos sejam erroneamente agendados nestes horários.

Módulo Financeiro

Faça o lançamento dos valores recebidos por cada consulta no Módulo Financeiro do HiDoctor® facilmente, apenas clicando no botão “Financeiro”. O sistema será aberto com as informações já preenchidas, apenas para revisar e salvar.

Balanço da agenda

A agenda permite imprimir o balanço geral, definindo data de início e fim, bem como agrupando por fatores específicos. O balanço é uma excelente ferramenta para acompanhamento das finanças do consultório.

Impressões

Também é possível imprimir a agenda do dia, definindo quais dados devem ser incluídos.

...

Quer acompanhar todas as dicas sobre a utilização do HiDoctor® no dia-a-dia do seu consultório? Curta nossa página "HiDoctor® na Prática" no Facebook:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!