Atalho: 5RC9YIP
Gostou do artigo? Compartilhe!

O Dr. Gerson Gomes fala sobre o uso de tecnologias voltadas para a medicina

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Nesta entrevista, o Dr.Gerson Gomes Silva fala sobre o uso de tecnologias voltadas para a medicina como o acesso remoto ao cadastro de pacientes e a utilização do laser em procedimentos cirúrgicos.

News.med.br - Qual a importância das novas tecnologias em seu trabalho?

Dr. Gerson - Fundamental. O mercado está em constante inovação e temos que acompanhá-lo. Por isso, procuro modernizar todas as etapas de atendimento ao paciente - desde o seu cadastro em nossos sistemas, passando pelo acompanhamento de procedimentos e exames, até as intervenções cirúrgicas. Faço parte de um pequeno grupo de médicos que já realiza cirurgia proctológica a laser.

News.med.br - E qual é o diferencial da técnica com o laser em relação às tradicionais?

Dr. Gerson - Há muitos benefícios em comparação com outras técnicas cirúrgicas. O paciente não necessita ficar internado após a cirurgia. É o chamado "day clinic". Ele passa, em média, de duas a três horas no hospital após a cirurgia. O prazo de recuperação é bem menor também. Enquanto em uma cirurgia proctológica tradicional o paciente necessita de 10 a 15 dias para se recuperar, na técnica a laser este prazo é reduzido, em média, de 3 a 5 dias. Outra vantagem é a anestesia. Na cirurgia a laser é feita anestesia local em vez da raquidiana. Além disso, o pós-cirúrgico é menos traumático. O paciente sente menos dor, tem menos sangramento e menos complicações, como a estenose.

News.med.br - O senhor faz parte de um grupo restrito que utiliza duas tecnologias extremamente novas: o celular P900, da Sony Ericsson, e o HiDoctor NET. Como elas auxiliam em sua rotina?

Dr. Gerson - A utilização do HiDoctor NET em um celular tão completo como o P900 me permite agilidade, disponibilidade de informação, organização, economia de espaço para armazenamento de informação médica, além da disponibilização de ferramentas úteis como a Enciclopédia de Produtos Farmacêuticos (EPF), CID, tabela AMB, entre outras. Posso me integrar com a recepção de meu consultório e mais: com a possibilidade de acesso à Internet com o HiDoctor NET, posso obter informações de meus pacientes de qualquer lugar, facilitando decisões e ações pró-ativas. Imagine que eu esteja no centro cirúrgico de um hospital e necessite de uma informação de meu paciente que, por qualquer motivo, não estejam à mão. De imediato, posso consultar seu prontuário e obter a informação diretamente de meu celular. O fato de eu ter acesso a dados como exames e prontuários de qualquer lugar é um diferencial para meus pacientes. Eles se sentem mais seguros e valorizados. Mostrar a eles a preocupação em acompanhar este processo transmite credibilidade e torna-se um diferencial.

Equipe de Redação Centralx

Gostou do artigo? Compartilhe!