Gostou do artigo? Compartilhe!

Aplicativos médicos: recomendações de apps para impulsionar sua produtividade

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A Medicina é uma área ricamente beneficiada pelas tecnologias, tendo uma crescente oferta de aplicativos que procuram atender às necessidades médicas. Na lista abaixo, procuramos recomendar aplicativos médicos práticos que podem simplificar seu dia a dia e aprimorar suas habilidades médicas.

Aplicativos médicos
Figure 1

Figure 1 – Imagens médicas

Categoria: Rede

Plataforma: Android e iOS

Valor: Gratuito

Idioma: Inglês

Conhecido como o Instagram da área de saúde, o Figure 1 é uma comunidade para médicos e outros profissionais de saúde que permite compartilhar e discutir casos clínicos através de fotos de casos reais. Atualmente, mais de 150 mil profissionais de todo o mundo utilizam o aplicativo como um espaço para troca de informações sobre diagnósticos e tratamentos e também para tomar conhecimento de casos clínicos raros.

Figure 1

Além do acesso a diferentes diagnósticos e a possibilidade de discuti-los com profissionais de todo o mundo, o aplicativo também permite ao médico compartilhar suas descobertas através de fotos, com ferramentas que detectam e omitem automaticamente o rosto e características identificadoras, oferecendo privacidade para seus pacientes.

Este aplicativo está disponível apenas em inglês.

Disponível para Android Disponível para iOS

Terminologia médica

Categoria: Consulta

Plataforma: Android

Valor: Gratuito com publicidade

Idioma: Português

Dicionário com cerca de 23 mil termos médicos explicados com precisão e clareza. Além da definição, oferece as formas genéricas do termo, seus sinônimos e equivalentes em inglês e/ou francês.

Terminologia Médica

A opção gratuita apresenta propagandas, que podem ser removidas adquirindo a versão paga por R$4,72.

Disponível para Android

Imagem da Semana

Categoria: Educacional

Plataforma: Android

Valor: Gratuito

Idioma: Português

Uma indicação de aplicativo para os estudantes de Medicina e residentes: o aplicativo gratuito Imagem da semana foi desenvolvido por professores da Faculdade de Medicina da UFMG e oferece semanalmente um caso clínico online com uma imagem e uma questão de múltipla escolha para teste de conhecimentos.

Imagem da semana

Com a resposta correta, o usuário tem acesso à discussão do caso e à revisão do conteúdo teórico.

O usuário pode escolher o tema do quiz que irá responder: por região do corpo, tipo de imagem ou, ainda, pela dificuldade. O conteúdo do aplicativo também está disponível online: www.medicina.ufmg.br/imagemdasemana.

Disponível para Android
Gostou do artigo? Compartilhe!