Gostou do artigo? Compartilhe!

Windows 10: vale a pena atualizar?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Se você usa o Windows 7 ou 8.1, é provável que já tenha recebido a notificação para atualizar gratuitamente o Windows 10 em seu computador.

O Windows 10 é talvez o produto mais importante liberado pela Microsoft nos últimos anos. O sistema integra todas as suas plataformas (como o Windows Phone e XBox One) e oferece compatibilidade e interface harmônica entre seus produtos.

A atualização gratuita oferecida pela Microsoft estará disponível até 29 de julho de 2016, então não há pressa para refletir se você deve ou não fazer o upgrade. Se você ainda está em dúvida se deve ou não atualizar seu sistema operacional, veja as dicas abaixo para tomar a melhor decisão.

Windows 10

Quais são os benefícios da nova versão?

O Windows 10 traz diferentes novidades que certamente agradarão seus usuários costumeiros: da volta do clássico menu Iniciar – abandonado no Windows 8 – ao novo navegador Microsoft Edge, são diversas funcionalidades que prometem melhorar a experiência Windows.

• Novo menu Iniciar

O Windows 8, a versão predecessora, buscou combinar interface para tablets e desktop, privilegiando o acesso touch, o que o levou à substituição do menu Iniciar pela tela Iniciar. Com o Windows 10, a Microsoft atendeu às solicitações de seus usuários e retornou com o clássico menu, acessível através do ícone no canto inferior esquerdo e pela tecla Windows.

O novo menu evoluiu e agora é inteiramente personalizável, permitindo selecionar os aplicativos que poderão ser apresentados em blocos (padrão da interface Modern, anteriormente conhecida como Metro) e organizá-los em sessões. Retorna também a caixa de pesquisa, a partir da qual podem ser realizadas buscas por qualquer tipo de programas e arquivos do computador e, agora, também na internet.

A solução proposta pela Microsoft promete agradar a usuários do Windows 7 e Windows 8, combinando funções encontradas em ambos os sistemas operacionais. Como resultado, temos um menu mais simpático e eficiente, permitindo realizar tarefas rapidamente e com poucos cliques.

• Multitarefas: áreas de trabalho virtuais

As áreas de trabalho virtuais, introduzidas nesta versão do sistema, permitem criar múltiplos desktops para organizar as diferentes tarefas que você estiver realizando. Você pode manter uma área para trabalho, outro para pesquisa científica e outra para utilizar suas redes sociais e navegar entre elas enquanto alterna de tarefas, reduzindo o tempo perdido com distrações.

• Nova interface

A Microsoft se apropriou do melhor dos seus dois últimos sistemas – Windows 7 e Windows 8 –, gerando uma interface intuitiva e familiar, que será continuada em seu sistema para celulares e tablets, facilitando a compatibilidade entre eles.

• Microsoft Edge, novo navegador

O navegador padrão do Windows 10 oferece uma navegação muito mais rápida e confortável do que o Internet Explorer, seu antecessor. Com uma aparência minimalista, condizente com o novo visual do sistema, deverá ser uma fácil transição para usuários do antigo navegador. Por ainda não suportar extensões e plugins, usuários de navegadores como Google Chrome e Mozilla Firefox podem preferir manter o browser atual.

Todos os nossos sistemas online, como o HiDoctor® NET, HiDoctor® Forms, Atlas do Corpo Humano Centralx®, Catalogo, Bulas etc, são compatíveis com o novo navegador da Microsoft.

• Cortana em português ainda em 2015

A assistente virtual Cortana, semelhante ao Google Now no Android e à Siri na Apple, foi adicionada ao novo sistema operacional da Microsoft e se integra aos demais produtos da linha. A assistente permite controlar elementos de seu computador utilizando apenas sua voz. A Microsoft também está lançando versão de sua assistente virtual para Apple e Android, então não importa qual a sua escolha para celulares e tablets, você será capaz de manter seus dados sincronizados. A expectativa é de que a assistente personalizável esteja disponível em Português do Brasil até o fim de 2015.

Meu computador conseguirá rodar o Windows 10?

configurações de hardware necessárias para a atualização do Windows 10. Veja se seu computador atende aos requisitos mínimos do sistema operacional:

64 bits 32 bits
Processador de 1GHz
2 GB de RAM 1 GB de RAM
20 GB de espaço em disco 16 GB de espaço em disco
Resolução mínima de 1024*600

O Windows 10 é realmente gratuito?

Sim, para quem possui versões autênticas do Windows 7 ou 8.1. Se seu computador ainda não apresentou o ícone do Windows 10 na área de notificação, verifique se há atualizações pendentes no Windows Update. As versões Enterprise do Windows 7 e 8 não são elegíveis para atualização gratuita.

Se você estiver utilizando uma versão não qualificável para atualização gratuita – como uma cópia não genuína do Windows 7 e 8.1 ou versões anteriores, como o XP ou Vista –, poderá comprar a sua cópia no site da Microsoft, se desejar atualizar sua versão.

Eu perderei meus dados atuais se atualizar para o Windows 10?

Seus arquivos, programas e configurações serão mantidos no Windows 10, porém, alguns desses programas e configurações poderão ser incompatíveis com a nova versão. O HiDoctor® é inteiramente compatível com o Windows 10.

Antes de realizar a atualização, utilize a ferramenta Windows 10 Upgrade Advisor para saber se algum software utilizado em seu computador não será compatível com a nova versão do Windows.

Como em toda atualização de sistema operacional, é importante realizar o backup de seus dados, portanto lembre-se de fazer cópias de segurança dos arquivos importantes em seu computador. Usuários do HiDoctor® deverão realizar a sincronia e fazer o backup do HiDoctor para se prevenirem de qualquer casualidade.

Atenção: a oferta de atualização do Windows 10 é feita através da central de notificações (próxima do relógio). A Microsoft não envia link para download do upgrade via email.

Conclusão

Em resumo, o Windows 10 possui funcionalidades e aplicativos novos que prometem simplificar a vida dos usuários. É gratuito, portanto deverá ser uma decisão financeira simples.

Se os benefícios da versão lhe soaram agradáveis, se você utiliza mais de um produto da Microsoft (como o Windows Phone) e deseja manter compatibilidade ou, ainda, se você acredita que o Windows 10 será um interessante complemento para seu consultório, faça a atualização: o HiDoctor® continuará plenamente compatível em seu sistema operacional.

A atualização é gratuita e não-obrigatória, portanto, não há qualquer problema se você deseja manter a atual versão do seu sistema operacional. De acordo com a Microsoft, a empresa continuará oferecendo suporte estendido ao Windows 7 até 2020 e ao Windows 8 até 2023.

Gostou do artigo? Compartilhe!