Gostou do artigo? Compartilhe!

Captura de fotos macro para o prontuário médico com o celular já é possível

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O uso de imagens nos prontuários médicos é prática comum nos atendimentos, principalmente com a atual facilidade de salvar resultados de exames de modo prático, apenas tirando uma foto com o celular e anexando a imagem à ficha, por exemplo.

Com a evolução das mais diversas tecnologias, não apenas anexar imagens se tornou mais fácil, como também aumentaram as possibilidades das imagens que se consegue capturar com qualidade apenas com o uso de um celular.

As câmeras dos celulares evoluem a cada ano, e permitem hoje aos médicos registrar imagens muito boas de alguns sinais clínicos, fotos de antes e depois dos pacientes, etc. A última novidade nesse quesito é a possibilidade de capturar fotos macro com o celular, funcionalidade essa disponível nos novos iPhones 13 Pro e 13 Pro Max da Apple.

Macro fotografia na medicina

A macro fotografia é uma fotografia de close-up extremo, geralmente de coisas e organismos vivos muito pequenos, como insetos, nos quais o tamanho deles na fotografia é maior do que o tamanho natural.

Assim, a macro fotografia pode ser muito útil na medicina para o registro de diversos sinais, desde uma pinta ou mancha na pele, nos consultórios dermatológicos, até o registro dos olhos de um paciente para acompanhar a evolução após um procedimento oftalmológico.

Este último exemplo foi justamente o caso que trouxe à tona esta possibilidade de uso do novo iPhone na medicina. Em uma publicação no LinkedIn, o médico Tommy Korn, oftalmologista e especialista em inovação digital em saúde, compartilhou a história de como ele tem usado seu novo iPhone 13 Pro Max para verificar o olho de um paciente com a nova câmera. Graças ao modo macro, Korn pode tirar fotos extremamente detalhadas dos olhos, o que lhe permite observar e registrar detalhes importantes sobre a saúde dos pacientes.

O médico mostrou o caso de um paciente que fez um transplante de córnea e agora precisa verificar constantemente se a abrasão está curando.

Segundo o médico, essa tecnologia tem potencial de inovar o atendimento oftalmológico do paciente e a telemedicina.

HiDoctor® Capture – facilidade na captura de imagens para o prontuário

Se os celulares agora permitem então capturar imagens tão úteis para o acompanhamento e registro histórico da evolução dos pacientes, a melhor maneira de aproveitar isso é com a máxima facilidade para enviar as imagens capturadas com o celular diretamente para o prontuário eletrônico, de modo prático e ágil, durante as consultas.

Para médicos usuários do HiDoctor®, isso é uma realidade graças ao HiDoctor® Capture. Com captura de imagem super rápida, exclusiva do HiDoctor®, é possível incluir imagens que estão na galeria do aparelho ou então fotografar e inserir a imagem no prontuário em tempo real, sem perder tempo durante a consulta.

» Conheça mais sobre o HiDoctor® Capture


O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!