Gostou do artigo? Compartilhe!

Formulários personalizados para Cardiologia: facilitando a rotina de atendimento

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina reconhece 55 especialidades médicas, além de 59 áreas de atuação médicas, de acordo com a resolução mais recente, publicada em janeiro de 2019[1]. Apesar de uma enorme base comum de conhecimentos, no dia a dia as diferenças da prática médica de cada especialidade são enormes.

As necessidades de um cardiologista no momento de registro de dados são muito diferentes das necessidades de um oftalmologista, por exemplo. Enquanto o primeiro irá anexar imagens de exames ao prontuário, necessitar de calculadoras e questionários com múltiplas escolhas para certos dados, o segundo precisará de tabelas configuradas especificamente para registrar os resultados dos exames oftalmológicos, além de gráficos, etc.

Manter registro dessas informações em prontuários de papel torna-se praticamente inviável. Nessas situações, muitos resultados de exames ficam apenas com os pacientes e o médico acaba não mantendo um registro histórico completo, o que não é o ideal para fazer o acompanhamento da evolução da saúde.

Com o uso de prontuário eletrônico ficou bem mais simples manter o registro de todos os dados médicos, mas é claro que um prontuário generalista, que não traga opções personalizadas para a especialidade, também irá complicar a rotina do atendimento do médico especialista.

Então, como o cardiologista pode garantir praticidade para registrar os mais diversos tipos de dados em seu sistema de prontuário eletrônico? A melhor solução é com o uso de formulários personalizados, que funcionem totalmente integrados ao prontuário, sejam eles construídos pelo próprio médico ou formulários já prontos para uso.

A construção de formulários permite ao médico incluir todo tipo de campo, como tabelas, gráficos gerados automaticamente de acordo com as tabelas, imagens, textos, calculadoras de diversas fórmulas médicas, gráficos, seleção de múltiplas opções, seleção de opção única e data. Isso garante uma infinidade de possibilidades ao médico para criar formulários para anamneses, avaliações clínicas, resultados de exames e o que mais precisar.

No HiDoctor®, além de todas estas opções para construir formulários que se integram ao prontuário eletrônico, centenas de médicos que utilizam a plataforma disponibilizam os formulários que eles construíram para que todos os usuários possam baixar e utilizar.

Assim, o médico cardiologista, por exemplo, tem à sua disposição no HiDoctor® centenas de formulários para sua especialidade prontos para uso, com a possibilidade ainda de fazer edições nesses formulários para ajustar o que julgar necessário. Os formulários, ao serem baixados, são integrados diretamente ao prontuário, possuindo uma ficha específica onde ficam salvos depois de preenchidos.

Isso garante que informações de eletrocardiogramas, testes ergométricos, Holter, ecocardiogramas, MAPA, avaliação de risco coronariano para cirurgia, além de anamnese, exame físico completo e muitos outros dados possam ser registrados de forma organizada e prática, guardando um histórico completo de todos os pacientes.

...

Você escolheu sua especialidade médica e deve ter todos os recursos necessários para praticá-la da melhor maneira. Com o uso de formulários personalizados, você garante que seu prontuário eletrônico atenda a todas as suas necessidades, prestando o melhor atendimento aos seus pacientes.

 

Referências

[1] Resolução CFM Nº 2.221/2018 , disponível em cfm.org.br.

...

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!