Gostou do artigo? Compartilhe!

Por que você precisa garantir o acesso offline em seu consultório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O acesso à internet é hoje um recurso quase imprescindível à operação de qualquer negócio. Não apenas na economia, mas nossas relações sociais e formas de interação com o mundo vêm sendo mediadas pela internet. Esta popularização do acesso certamente abriu portas para inúmeros novos tipos de negócios e facilitou outros procedimentos antes onerosos.

No entanto, isto gera uma dependência que impossibilita exercer qualquer tarefa na falta de conexão. Ao menor sinal de instabilidade, a internet acaba tornando-se um fardo que inviabiliza o trabalho produtivo.

É por isso que uma solução ideal para você é aquela que lhe possibilita também o acesso offline de seus dados. Isto quer dizer que, para manter um consultório produtivo você deve ter a disponibilidade online das suas informações — que inclui todos os benefícios da cloud —, além de uma cópia offline de seus dados.

Isso porque existem vários motivos para a (falta da) internet minar seu dia de trabalho caso você conte apenas com um software cloud:

1) Sua internet pode cair

Por mais cautela que se tenha na aquisição e instalação do equipamento ou no investimento em um bom plano de dados, há variáveis na qualidade do sinal da internet que não estão sob seu controle.

O exemplo clássico é a condição do tempo: chuvas e raios podem causar oscilações na sua rede, principalmente quando trata-se de conexão à rádio. Em geral, o período de precipitações no Brasil concentra-se na primavera e verão e estamos no país em que há a maior incidência de raios por ano no mundo.

Além disso, a região em que você se encontra influencia muito na estabilidade do sinal por determinar a infraestrutura disponível e a demanda por conexões ao longo do dia. Por isso, em horários mais movimentados nos grandes centros, do fim da tarde ao início da noite, muitos usuários experienciam lentidão na rede.

Um outro fator deve-se, claro, ao equipamento utilizado. Apesar de trazer benefícios inegáveis na acessibilidade, o WiFi ainda é uma forma precária de transferência de dados quando comparado a uma rede cabeada.

Por fim, cabe também tratar da qualidade do serviço prestado pelas operadoras no país, que estão aquém das expectativas de seus usuários — não raro as empresas de telefonia lideram rankings de reclamações em órgãos de defesa ao consumidor.

2) O servidor de acesso pode estar indisponível

Para conectar-se a um site, é necessário que ele também esteja conectado, ou melhor dizendo, que o servidor esteja disponível.

Servidores são computadores otimizados para armazenar informações dos sites e estarem sempre disponíveis para acesso.

Mas estes servidores também estão sujeitos a falhas e instabilidades. E quando essas falhas acontecem, os serviços que estão hospedados nestes datacenters ficam inacessíveis, "fora do ar", e não há nada que os usuários possam fazer para reverter a situação.

Servidores como o da Amazon (AWS), quando sofrem interrupções, deixam milhares de sistemas baseados na nuvem sem funcionar por várias horas. Isso sem contar as lentidões constatadas nos momentos de manutenção.

3) Você pode estar em um lugar sem sinal

No entanto, o mais desesperançoso dos casos de indisponibilidades de rede, talvez por não ser temporário, é a situação em que o local em que você está não possui cobertura de rede.

Seja por tratar-se de um lugar remoto em que as antenas das operadoras não lhe alcançam, seja por estar em uma estrutura que isola os sinais, como o subsolo de um prédio ou mesmo uma sala com materiais que dificultam a transmissão dos dados, a falta da rede impossibilita o acesso aos dados que você precisa sempre ter em mãos.

A solução para seu consultório: software sincronizado, acesso offline

O acesso offline é a única saída possível para os casos de interrupção na rede. Se sua conexão cair enquanto você usa um software cloud, o atendimento em seu consultório ficará comprometido.

Se você usa o HiDoctor®, o software continua funcionando, porque você tem uma cópia local das informações, e quando a internet voltar, a sincronia garante que seus dados serão atualizados no servidor.

Mesmo no avião ou em solo estrangeiro, as informações podem estar disponíveis para você consultar sempre que houver necessidade, utilizando o aplicativo HiDoctor® Mobile, que mantém uma pequena cópia dos dados em seu celular ou tablet e você consulta mesmo quando não houver conexão.

...

Gozar de todos os benefícios do acesso online e ter seus dados sempre à disposição também no acesso offline é uma forma de não limitar seu potencial. É uma forma de entregar todas as possibilidades e deixar que você decida qual a melhor opção para você, sempre.

Banner CTA Todas as Possibilidades
Gostou do artigo? Compartilhe!