Gostou do artigo? Compartilhe!

Checklist: o que o software médico ideal deve ter

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A escolha do software médico para o consultório é uma decisão importante e que terá grande impacto em toda a rotina de atendimentos. Cada consultório ou clínica possui suas especificidades e seu modo de lidar com agendamentos, comunicação com paciente, registro de dados, etc. Assim, as prioridades quanto ao que um software deve ter para atender às necessidades do consultório pode variar.

Entretanto, independente das questões específicas de cada consultório, existem algumas características e benefícios que são essenciais para um bom software médico, que comprovadamente são capazes de melhorar a experiência geral do paciente com todo o processo de atendimento.

Checklist: o que o software médico ideal deve ter

Vamos à lista de funcionalidades que você deve observar ao escolher um software médico:

Agenda

A agenda é a base para a organização do consultório, devendo dispor de ferramentas que tornem o agendamento rápido e prático, facilitem a confirmação de consultas para evitar horários ociosos na agenda, deem maior flexibilidade aos pacientes para escolher seus horários, além de possuir integração com o prontuário, de modo a permitir o cadastro dos pacientes com agilidade.

Funcionalidades importantes:

Prontuário

O prontuário, antes de mais nada, deve ser completo, e também dar liberdade para o médico adaptá-lo às suas necessidades, já que para cada especialidade as exigências no momento de registro de dados da consulta são muito diferentes. Um bom prontuário permite o registro dos mais diversos tipos de informação, mas mantendo a padronização e organização dos dados. Além disso, é importante que seja fácil buscar e acessar quaisquer informações que precisar consultar com agilidade.

Funcionalidades importantes:

  • Ficha de dados pessoais completa
  • Ficha de Anamnese
  • Ficha para anotações gerais sobre a consulta
  • Impressão e registro de prescrições médicas
  • Cadastros auxiliares como CID-10, tabela de exames e procedimentos e bulário integrados
  • Ficha de imagens e de vídeos
  • Criação fácil de guias para exames e procedimentos
  • Criação e utilização de formulários personalizados para a especialidade
  • Impressão de atestados, lista de pacientes, e outras informações
  • Busca e acesso rápidos a todos os dados de um paciente
  • Busca personalizada por diagnósticos, palavras-chave, etc

Comunicação

A comunicação em um consultório médico é essencial, tanto a comunicação médico-paciente quanto médico-secretária. No primeiro caso tem se tornado cada vez mais importante estabelecer canais que permitam a manutenção de uma comunicação entre o médico e o paciente, ajudando a melhor a aderência ao tratamento e também a fidelização do paciente. Já entre o médico e a secretária é necessário manter uma comunicação que seja discreta e ao mesmo tempo eficiente para guiar o fluxo dos atendimentos.

Funcionalidades importantes:

  • Possibilidade de envio de email e mensagens aos pacientes
  • Auxílio na criação de um site médico voltado para informar os pacientes
  • Chat para comunicação com a secretária exclusivo para uso profissional

Segurança

Dados médicos são informações sensíveis que devem ser mantidas de modo seguro e protegido contra perdas causadas por eventuais falhas. É preciso adotar uma rotina para que haja sempre backup das informações registradas.

Funcionalidades importantes:

Acesso e Mobilidade

A acessibilidade dos dados é um fator que faz toda a diferença. Se por um lado no momento da consulta no consultório os dados tem que ter garantia de estarem acessíveis o tempo todo, e com acesso ágil e prático, ao mesmo tempo também é importante que os dados possam ser acessados fora do consultório, seja no computador em casa, no celular, etc. A combinação perfeita para isso é o uso de um sistema híbrido, que seja instalado no computador e assim não dependa de internet, mas que ofereça também a possibilidade do acesso online por qualquer dispositivo quando necessário.

Funcionalidades importantes:

  • Possibilidade de utilização completa sem depender de internet
  • Acesso rápido à agenda, prontuário e todos os dados
  • Possibilidade de acessar todos os dados online, a partir de outros dispositivos

As possibilidade que um software médico tem a oferecer são infinitas, e para um consultório de excelência é necessário buscar uma solução completa que garanta o melhor atendimento aos seus pacientes e a maior praticidade para sua rotina.

O HiDoctor® é um software completo para organizar seu consultório, trazendo a melhor combinação da performance de um software desktop com a versatilidade do acesso online. Conheça:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!