Gostou do artigo? Compartilhe!

Tecnologia mobile: melhores resultados em saúde para seus pacientes

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

De smartphones a fitness trackers, a tecnologia móvel está ajudando as pessoas a tomarem o controle de sua saúde e bem-estar. É possível encontrar desde aqueles usuários que estão ligados em todas as novidades tecnológicas e se interessam em testar diversas possibilidades, até aqueles que estão começando a conhecer a tecnologia móvel e ainda fazem um uso bastante limitado dentro de todas as opções que existem.

De qualquer forma, é inegável o aumento do uso da tecnologia móvel em geral, ganhando cada vez mais adeptos e com constante evolução do tipo de uso que as pessoas fazem.

Tecnologia mobile: melhores resultados em saúde para seus pacientes

Percebe-se ainda uma tendência atual de maior atenção com a saúde. Isto se faz presente principalmente nas novas gerações, mas encontra também seu caminho para gerações anteriores, pela própria influência dos filhos em seus pais ou avós. Seriam as novas tecnologias a causa desse maior interesse na saúde, já que existem melhores possibilidades de acompanhamento e maior acesso à informação? Ou talvez o crescimento deste interesse com a saúde foi o fato que motivou que mais tecnologias fossem desenvolvidas? Provavelmente ambas as opções são verdadeiras, com a tecnologia incentivando o cuidado, e o maior cuidado gerando a demanda de novas tecnologias.

Possibilidades e benefícios

Com um smartphone em mãos, bastam poucos cliques para se fazer uma pesquisa sobre qualquer tema e tirar dúvidas. Se um novo sintoma aparece, o paciente recorre primeiro ao Google antes de qualquer outra coisa. Esta facilidade tem feito com que os pacientes se informem mais sobre as condições que apresentam, o que permite que tenham uma participação mais ativa no acompanhamento de sua saúde, procurando um médico mais rapidamente, e também apresentem um maior engajamento no tratamento proposto.

Os aplicativos voltados para saúde disponíveis em smartphones e tablets são infinitos. Seja para acompanhar a dieta, registrar os exercícios físicos, manter controle do ciclo menstrual ou da gravidez, anotar e comparar a evolução de resultados de exames, qualquer possibilidade que pensar, provavelmente já haverá um app desenvolvido para facilitar a vida do paciente. No momento de uma consulta, os pacientes que fazem este tipo de acompanhemento por aplicativos normalmente se mostram mais autoconscientes e interessados em sempre melhorar.

Os wearables são a mais nova moda entre os interessados em tecnologia. Relógios e pulseiras agora podem ir muito além da função que sempre tiveram e ajudar seus usuários a levar uma vida mais saudável. Esses devices acompanham enquanto um paciente corre ou caminha, marcando o trajeto, velocidade, calorias, etc; eles monitoram os batimentos cardíacos; podem monitorar o sono, gerando um relatório que inclui horas dormidas, vezes que o usuário acorda no meio da noite e dar uma ideia geral da qualidade do sono. Além do benefício de um papel mais ativo do paciente em sua saúde, monitoramentos deste tipo podem ajudar a identificar problemas mais precocemente, dando a chance de prevenção de condições antes que elas se desenvolvam.

Não há dúvidas que o perfil do paciente moderno se transforma cada vez mais rápido e que estas mudanças podem contribuir em muito para melhores resultados de saúde. É importante que os médicos sejam parte desta transformação, acolhendo e também incentivando o uso de novas tecnologias que possam vir a melhorar a saúde global.

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades

 

Gostou do artigo? Compartilhe!