Gostou do artigo? Compartilhe!

6 passos para informatizar seu consultório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Já vimos em artigos anteriores algumas das vantagens de informatizar seu consultório médico. Mas afinal, por onde começar? A informatização do consultório é bem mais simples e menos dispendiosa do que pode parecer.

6 passos para informatizar seu consultório

Para lhe ajudar, montamos este artigo com apenas 6 passos, depois dos quais você terá um consultório mais moderno, eficiente, produtivo e oferecendo ainda mais qualidade no atendimento aos pacientes.

1. Escolha dos computadores

Computadores com 4GB de memória RAM, HD de 512 GB e processador Dual Core ou superior (Intel ou AMD) com mínimo de 2.0GHz já atendem perfeitamente o uso profissional no consultório.

Dê preferência ao sistema Windows, que apresenta maiores possibilidades quanto a programas e soluções em geral.

Atente para a marca do computador, buscando empresas que ofereçam produtos de qualidade, garantindo durabilidade e garantia de suporte quando precisar.

2. Escolha do software médico

Um software desktop que funcione offline é a melhor opção, garantindo que o atendimento aos pacientes não será comprometido por falhas que possam ocorrer na internet. Porém, considere um software que lhe traga ambas as possibilidades, oferecendo mobilidade para acesso aos dados também online em outro computador, tablet ou smartphone.

Observe as funcionalidades que o software oferece e se elas suprem suas necessidades. A ideia é centralizar todos os processos do consultório em um só lugar.

Pesquisa sobre a empresa, avaliando como é o suporte e se é confiável, para não ficar na mão quando precisar.

3. Instalação de internet

Ainda que seu software funcione offline, o que é ideal para maior confiabilidade e eficiência no atendimento, é interessante que haja conexão com a internet no consultório para outros fins, como pesquisas rápidas que devam ser realizadas, envio de emails, etc.

Busque um provedor de internet que ofereça boa velocidade e que seja confiável. Pesquise aqueles que são mais estáveis, os que possuem menos reclamações de clientes e principalmente que ofereçam bom suporte.

Para utilização da internet no consultório, é interessante ainda que os computadores estejam conectados diretamente na internet via cabo, ao invés de conectar via Wi-Fi. A própria conexão da internet já pode oscilar às vezes, o Wi-Fi aumenta ainda mais a instabilidade, com diversos fatores podendo atrapalhar o sinal e deixando o computador sem acesso online.

Sempre use senha em sua internet, para impedir invasão de terceiros aos dados de seus computadores, independente do tipo de rede que utilizar.

4. Instalação de rede cabeada

Muitos confundem rede com internet. Internet é a comunicação com a web, rede é a interligação das máquinas. As redes cabeadas são as mais seguras pois os dados trafegam por cabos e não há oscilação, oferecendo maior estabilidade e velocidade.

A outra opção seria a rede sem fio (Wi-Fi). Contudo, essas redes usam ondas de rádio e podem ter interferências externas. Use-a apenas se realmente não for possível fazer a instalação de rede cabeada no local.

Contrate um técnico com conhecimentos em redes de computadores que possa estruturar a rede do consultório com bons equipamentos (roteadores, placas de rede, etc).

5. Uso de No-break

Equipamento de suma importância, que mantém a energia em caso de queda, evitando que haja desligamento forçado dos computadores, o que pode danificá-los. Principalmente em épocas de chuva, quando aumenta o número de descargas elétricas, o uso de no-break é essencial para proteger tanto os equipamentos quanto seus dados.

6. Realização de backup

O backup deve ser feito sempre, não só de seu software de prontuário, mas de todos os documentos que são importantes em seu computador. Sempre transporte essas informações para um pendrive, HD externo, DVD, qualquer mídia que seja externa ao computador. Faça o backup periodicamente, para garantir que não haja perda de dados caso ocorra qualquer problema inesperado com seu equipamento.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!