Gostou do artigo? Compartilhe!

Como otimizar o registro de informações do paciente

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A base para um consultório estar em constante crescimento consiste em zelar pela qualidade do atendimento ao paciente. Isso engloba não apenas seus conhecimentos médicos, mas também a forma como se relaciona com o paciente durante a consulta.

Para garantir uma experiência satisfatória para o paciente, esteja atento a todos os processos envolvidos no atendimento e considere como poderia otimizá-los. A adoção de tecnologias no consultório é um dos maiores aliados da eficiência, especialmente o prontuário eletrônico do paciente.

Como otimizar o registro de informações do paciente

O uso de um software de prontuário eletrônico traz diversas vantagens:

Agilidade

Não há dúvidas de que a entrada de dados em um computador é bem mais rápida do que a realização de anotações à mão. Durante a consulta médica esta agilidade faz ainda mais diferença, pois cada minuto a menos gasto com anotações significa mais atenção dada ao paciente, conversando, ouvindo e esclarecendo dúvidas.

Precisão

Integrado a bancos de dados como CID e cadastros de medicamentos, por exemplo, informações destes tipos podem ser inseridas com praticidade, já trazendo dados corretos, com os devidos códigos, apresentações de medicamentos, etc. Além disso, prescrições e solicitações de exames, por exemplo, são impressas direto da ficha, garantindo que as informações estejam legíveis para o paciente. Assim, diminui-se as chances de erro tanto na criação dos documentos, quanto na interpretação pelo paciente.

Padronização e organização

Os dados de todos os pacientes são registrados de forma padronizada e organizados em fichas específicas para diferentes tipos de anotações. Esta padronização tanto facilita a inserção dos dados, quanto a busca por informações específicas, sempre que for necessário consultar uma ficha. Ainda permite a centralização de todos os registros do paciente em um só lugar, mantendo organizadas não só as anamneses, mas todas as prescrições que foram feitas, exames solicitados, resultados analisados, etc.

Facilidade de acesso

Trocar da ficha de um paciente para outro quando uma nova consulta se inicia depende de apenas um clique no computador. Ganha-se tempo que seria gasto procurando pela ficha, principalmente se considerar que em consultórios com prontuários em papel, eles costumam ficar guardados em uma sala separada, sendo necessário que a secretária deixe a recepção para buscar as fichas e levar ao médico.

Outra facilidade é que o acesso aos prontuários não fica restrito ao computador do consultório, com alguns softwares possibilitando o acesso online aos dados, até mesmo através de um tablet ou smartphone.

Segurança

O prontuário eletrônico garante maior segurança para os dados dos pacientes. Registros em papel estão muito mais sujeitos à deterioração e perda de informações. Utilizado corretamente, com backups de rotina, o prontuário eletrônico garante que mesmo no caso de problemas no computador, os dados não serão perdidos.

Informatizar o consultório é a forma mais efetiva de aumentar a sua produtividade e a qualidade dos atendimentos, tornando sua rotina muito mais simples e eficiente. A adoção de um bom software médico irá oferecer ainda muitas outras funcionalidades além do prontuário eletrônico, organizando todos os processos do consultório.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!