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4 maneiras pelas quais um software médico melhora os cuidados ao paciente

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Os prontuários eletrônicos provaram ser um método eficiente de levar arquivos dos pacientes do papel para o computador. Mas, para além de terem feito um ótimo trabalho ao coletar e armazenar com segurança as informações dos pacientes, os prontuários eletrônicos também têm melhorado continuamente ao longo dos anos para abranger mais do que apenas registros e arquivos.

A tecnologia da informação usada em estabelecimentos médicos tornou-se uma ferramenta essencial para os profissionais de saúde. Indo além do simples armazenamento de dados, os registros eletrônicos de saúde evoluíram para agregar recursos diversos que ajudam médicos a otimizar o atendimento, gerenciar o consultório e se comunicar com os pacientes.

O conjunto de ferramentas que alguns softwares médicos fornecem ajudam na tomada de decisões clínicas, dando aos médicos uma visão mais ampla quando se trata de histórico de saúde do paciente e opções de tratamento.

O registro aprimorado dos dados significativos dos pacientes nos softwares médicos contribui positivamente para os resultados de saúde pública. De acordo com um relatório do HealthIT.gov, nos Estados Unidos, 75% dos médicos acham que seu software de prontuário eletrônico permite que eles ofereçam um melhor atendimento ao paciente. Além disso, 88% dos entrevistados sentiram que seu software também os ajudou a obter benefícios clínicos para a própria prática médica.

Com tecnologia que fornece informações sobre o histórico médico de um paciente e dados completos de saúde, médicos e clínicas estão mais bem equipados para tratar os pacientes e atender às expectativas deles. Esses dados valiosos e prontamente disponíveis simplificam os processos demorados e contribuem para facilitar a tomada de decisões clínicas.

Quanto mais os profissionais médicos tiverem acesso seguro às informações vitais de saúde de um paciente, maiores serão as chances de tratá-los adequadamente e em tempo hábil.

Abaixo, você encontrará quatro maneiras pelas quais os softwares médicos não apenas ajudam os médicos em seu trabalho, mas, mais importante, como eles melhoram o atendimento e os cuidados ao paciente.

Quais são as maneiras pelas quais um software médico melhora os cuidados ao paciente?

Se antes um software médico era apenas uma forma de levar os dados dos pacientes do papel para o computador, e subsequentemente uma forma de levá-los também para o que é chamado de “nuvem”, com o tempo esses sistemas evoluíram e integraram cada vez mais funcionalidades, que ajudaram a colocar os pacientes no centro de seus próprios cuidados.

Essas plataformas tecnológicas agora estão equipadas com ferramentas robustas que podem encontrar qualquer tipo de informação nos mais diversos arquivos dos prontuários dos pacientes, permitem comunicação mais prática tanto com os pacientes quanto internamente na clínica, bem como oferecem recursos de compartilhamento seguro de documentos médicos.

Os softwares médicos de hoje apresentam ferramentas importantes que ajudam a aliviar os fluxos de trabalho do médico e contribuem para melhores resultados do paciente. A seguir estão algumas das maneiras pelas quais os softwares médicos provaram melhorar o atendimento ao paciente ao longo do tempo:

  1. Melhor engajamento do paciente
  2. Foco em cuidados preventivos
  3. Informações consolidadas
  4. Melhores resultados do paciente

1. Melhor engajamento do paciente

O software médico fornece um meio essencial para estabelecer uma ponte entre a comunicação do médico e do paciente. Suas ferramentas integradas não apenas ajudam os médicos e a equipe em seus fluxos de trabalho diários, mas também contribuem positivamente para uma melhor satisfação do paciente.

Uma agenda eletrônica completa integrada, por exemplo, pode permitir que os pacientes agendem suas consultas online. Isso não apenas alivia a carga de trabalho da equipe e libera linhas telefônicas, mas também oferece aos pacientes uma maneira adicional e rápida de marcar uma consulta com seu médico.

Esse meio tecnológico de agendamento de consultas geralmente vem com confirmações e lembretes automatizados, o que também reduz algumas tarefas administrativas para a equipe do consultório.

Além disso, os sistemas integrados de agendamento reduzem o tempo de espera do paciente no consultório, proporcionando uma melhor experiência geral, desde o momento em que marcam a consulta até o momento em que entram para ver o médico.

Outra forma de engajamento que também desempenha um papel importante na satisfação do paciente é a facilidade de transferência de informações. O problema de bombardear os pacientes com uma sobrecarga de informações durante a consulta é o equívoco que os profissionais têm da compreensão do paciente.

Ter a capacidade de compartilhar essas informações por meio eletrônico após a consulta, enviando documentos digitalmente assinados e conteúdos educativos por e-mail ou WhatsApp, por exemplo, garante que os pacientes possam ler todas as informações importantes em seu próprio tempo.

A capacidade de enviar prescrições eletrônicas também influencia positivamente a satisfação do paciente, pois ele pode se dirigir à farmácia de sua preferência quando necessário.

Quanto mais um paciente entende sua jornada de saúde e quanto mais instruído ele estiver sobre isso, maiores serão suas chances de cumprir as recomendações feitas por seu médico. Manter os pacientes informados durante todo o processo e torná-lo o mais indolor possível, em termos de burocracia, aumenta as chances de que eles estejam engajados e satisfeitos.

2. Foco em cuidados preventivos

A evolução do software médico resultou em uma ferramenta poderosa que ajuda os médicos a gerenciarem melhor as doenças evitáveis. Com a capacidade de identificar pacientes que ainda não fizeram exames de triagem importantes, os médicos podem ficar por dentro da saúde de seus pacientes.

Por meio do software médico, os profissionais podem enviar com facilidade modelos de textos por e-mail ou WhatsApp incentivando os pacientes a agendarem consultas importantes, como um retorno ainda não realizado, check-up anual, realização de mamografias, colonoscopias e outros exames, etc.

Essas medidas preventivas podem ajudar a detectar sinais precoces de doenças devastadoras, como câncer de mama, câncer de cólon, doença renal, diabetes, glaucoma e muito mais.

A tecnologia equipa os médicos com ferramentas que identificam os riscos e comportamentos do paciente, contribuindo positivamente para o cuidado preventivo. Receber lembretes para exames importantes que eles podem não ter pensado por conta própria ajuda os pacientes a se educarem e gerenciarem melhor os possíveis riscos à saúde. Identificar um problema com antecedência pode salvar uma vida e até mesmo evitar o surgimento de problemas adicionais.

Ao facilitar a rotina dos médicos, o software médico permite que eles se concentrem mais nos pacientes do que nos números, o que melhora a qualidade dos cuidados prestados e os resultados dos tratamentos.

3. Informações consolidadas

A capacidade de visualizar tudo sobre um paciente em um só lugar pode ajudar os médicos a salvarem vidas. O histórico médico de um paciente, complexo ou não, juntamente com todos os outros registros, pode ser consolidado, armazenado e visualizado em uma única plataforma. Isso ajuda os médicos a tomar decisões informadas que consideram todos os aspectos da saúde de um paciente.

Os arquivos abrangentes mostram claramente o plano de tratamento de um paciente, desde o histórico familiar até as condições financeiras, dando aos médicos uma visão geral. Outros aspectos importantes incluem estado de saúde mental, estilo de vida e fatores de risco, bem como condições de saúde e cirurgias anteriores. Estes auxiliam na boa tomada de decisões clínicas enquanto simplificam os fluxos de trabalho.

A informação centralizada do paciente também inclui ferramentas de apoio à tomada de decisão. Nos casos em que os pacientes têm alergias a medicamentos ou interações negativas com medicamentos ou alimentos, os médicos poderão tomar decisões mais rápidas e informadas ao prescrever medicamentos. Ter acesso a essas informações e a essas ferramentas ajuda a prevenir eventos adversos e melhora os resultados dos pacientes.

No lado clínico, os prontuários médicos eletrônicos contribuem para maior eficiência e são econômicos. A coordenação assistencial que surge com o uso dessa tecnologia permite consultas médicas eficientes e precisas, facilita a documentação, elimina entradas duplas e testes duplicados e ainda acompanha o faturamento e os planos de saúde dos pacientes.

4. Melhores resultados do paciente

Os médicos raramente são o único ponto de contato para os pacientes, seja em departamentos de emergência, hospitais, clínicas ou outros estabelecimentos de saúde. As várias conversas que eles têm com diferentes equipes muitas vezes podem resultar em informações repetitivas ou na omissão de certos detalhes ao falar com um profissional ou com outro. Isso leva a dados fragmentados e interpretações errôneas quando os dados não são registrados e disponibilizados para toda a equipe envolvida no atendimento.

O software médico implementado nas clínicas, por exemplo, permite que a equipe administrativa colete, anote, armazene e monitore a saúde de um paciente praticamente de qualquer lugar. Os médicos com a devida permissão de acesso têm uma visão completa de cada encontro que o paciente teve, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório e muito mais. Isso fornece melhor acesso aos dados de saúde, melhora a coordenação dos cuidados e, como resultado, melhora os resultados dos pacientes.

Com os softwares médicos fornecendo um repositório central de dados do paciente e ferramentas que ajudam a analisar e apoiar a tomada de decisões, as tendências de saúde do paciente podem ser identificadas. Os médicos estão melhor equipados para elaborar, avaliar e monitorar os planos de tratamento, ajudando a melhorar a qualidade e o atendimento clínico de modo geral.

Softwares médicos oferecem aos médicos mais oportunidades

Em geral, o software médico fornece ao profissional uma ferramenta poderosa que ajuda na tomada de decisões clínicas, dando uma visão mais ampla das informações de saúde de um paciente.

Por meio de ferramentas completas de gerenciamento de saúde, melhor controle de qualidade clínica, maior eficiência do atendimento, engajamento otimizado do paciente, análise de dados facilitada e uma experiência aprimorada do paciente em geral, os softwares médicos oferecem aos médicos oportunidades para aprimorar o atendimento de excelência que prestam aos seus pacientes.

As tecnologias cada vez mais evoluídas que estão disponíveis hoje mostram novos recursos para conectividade e facilidade de uso. Elas ajudam a reduzir erros, capacitar pacientes, apoiar melhores resultados e melhorar a segurança geral do paciente.


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