Gostou do artigo? Compartilhe!

Como escolher a melhor agenda médica eletrônica para o consultório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Assim como ocorre com os softwares médicos e sistemas de prontuário eletrônico, são quase infinitas as opções de sistemas de agendamento disponíveis para consultórios e clínicas médicas.

Desde a possibilidade de utilizar sistemas de agenda comuns e de uso geral, como o Google Calendar, passando por agendas eletrônicas voltadas para médicos, até chegar aos sistemas mais completos, com agenda integrada a outras funcionalidades, o mercado de software para agendamento de consultas médicas pode ser complicado de navegar. A chave é reservar um tempo para entender o mercado e fazer sua pesquisa.

O software certo de agendamento de pacientes pode ajudar os consultórios médicos a atender mais pacientes, evitar as faltas e cancelamentos e gerar mais receita. Um sistema de agenda eletrônica competente pode facilitar a vida dos médicos, da equipe administrativa e dos pacientes.

Neste texto, destacamos 4 pontos a serem avaliados ao fazer sua escolha de agenda médica para o consultório, para garantir que o sistema escolhido traga o máximo de benefícios!

Funcionalidades da agenda

Uma agenda eletrônica completa é algo indispensável para o funcionamento eficiente e organizado de qualquer consultório médico. O sistema escolhido deve oferecer funcionalidades completas que supram todas as suas necessidades e ainda possam ir além.

A seguir listamos as funcionalidades indispensáveis que a agenda deve ter:

  • Marcar, remarcar e desmarcar compromissos com praticidade
  • Visualizar próximo horário disponível com 1 clique
  • Fazer o cadastro simplificado de novos pacientes
  • Classificar os compromissos por tipo (consulta, exame, retorno, etc.)
  • Exibir o status da consulta e o tempo de espera
  • Opção para repetir compromissos com facilidade
  • Envio de lembretes automáticos das consultas
  • Confirmação das consultas por diferentes meios (manual, SMS, WhatsApp)
  • Possibilidade de visualização mensal e semanal da agenda
  • Espaço para criar notas relativas ao dia e ao compromisso
  • Visualização prática das consultas anteriores de um paciente
  • Contactar paciente com facilidade a partir da agenda
  • Agendamento online integrado
  • Adiantamento de compromissos
  • Anotações de recados e pendências
  • Agenda de telefones úteis
  • Programação dos horários da agenda
  • Bloqueio de horários
  • Relatório de balanço da agenda

Integração com o software médico

Se você está buscando uma agenda médica eletrônica, provavelmente já utiliza, ou está pensando em utilizar também um sistema de prontuário eletrônico. Pode ainda estar considerando um sistema para auxiliar no gerenciamento financeiro do consultório. Quanto mais sistemas isolados você adotar, possivelmente mais complicada ficará sua rotina, em vez de mais fácil e simples.

Para obter praticidade e produtividade, o ideal é um software médico completo, que integre todas as ferramentas de que precisa para sua prática médica e a gestão do consultório ou clínica. Quando você tem a integração entre agenda, prontuário e ferramentas administrativas, conseguirá economizar tempo, evitando registros repetidos em diferentes locais, irá diminuir os erros e inconsistências nas informações e terá uma rotina muito mais prática e organizada de modo geral.

Facilidade de uso

Não adianta adotar uma agenda eletrônica completa e integrada, mas que seja difícil de usar, truncada, e nada intuitiva. Isso levará à equipe gastando mais tempo do que levaria para agendar com papel e caneta, além de não aproveitar as funcionalidades oferecidas.

Para obter os benefícios da informatização dos agendamentos, o sistema deve ter uma interface clara e intuitiva, que permita visualizar com clareza todas as funcionalidades e utilizá-las com poucos cliques, garantindo agilidade nos agendamentos e o melhor aproveitamento das possibilidades oferecidas pelo sistema.

Mobilidade

Por fim, a agenda de um médico precisa estar sempre à mão. Com mudanças ocorrendo frequentemente nos compromissos e a rotina atarefada de modo geral, o médico deve ser capaz de consultar sua agenda e fazer ajustes sempre que precisar, independente de onde esteja e de qual dispositivo tenha à sua disposição.

Assim, o sistema de agenda eletrônica escolhido deverá ser acessível online ou offline, seja através de computador, tablet ou celular, para que haja total disponibilidade dos dados em qualquer circunstância.


O uso da tecnologia no agendamento, através de uma agenda médica eletrônica, pode transformar seu consultório, otimizando a organização e a produtividade.

A adoção de um software médico que inclua agenda eletrônica integrada é com certeza a escolha ideal, trazendo não apenas maior agilidade e organização para o agendamento, mas também as mais diversas funcionalidades integradas, como envio de lembretes, confirmação automática, criação fácil da ficha do paciente, agendamento online, possibilidade de acesso à agenda por aplicativo, integração com dados financeiros, entre outras.

O HiDoctor® oferece uma agenda completa, com essas e muitas outras funcionalidades!

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

Experimente e conheça clicando abaixo!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!