Gostou do artigo? Compartilhe!

7 recursos essenciais para o seu software médico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A busca por um software médico pode rapidamente se transformar em um dilúvio de recursos que torna difícil separar o joio do trigo. No fim das contas, os médicos precisam de um software que aprimore seus fluxos de trabalho clínico em vez de impedi-los.

Nenhuma quantidade de recursos compensará uma experiência do usuário ruim.

Se você está buscando seu primeiro software médico ou se preparando para mudar para um novo, existem alguns recursos importantes a serem considerados para garantir uma experiência mais produtiva no dia a dia da sua prática médica. Confira!

Acesso online e offline

A flexibilidade fornecida por uma plataforma médica que ofereça total disponibilidade dos dados, tanto offline quanto online, é essencial para um consultório médico moderno. Ser capaz de usar o software médico sem depender da internet no dia a dia é a garantia de que seu consultório nunca vai parar, mesmo que a internet caia. Ao mesmo tempo, ter disponível o software de modo totalmente funcional em seu celular ou tablet pela internet permite que você registre dados médicos sem se prender a uma mesa.

Um software online e offline ainda pode ir além e permitir o uso em dispositivos móveis também sem internet, através de um aplicativo de verdade com os dados sincronizados, garantindo assim todas as possibilidades para acessar seus dados e fazer novos registros.

Formulários personalizados e modelos de textos

Esse espírito de flexibilidade deve se estender aos recursos que você usará todos os dias. Um bom software médico terá uma biblioteca de formulários específicos da sua especialidade prontos para você usar. Um excelente software fornecerá a capacidade de personalizar os formulários médicos e construir seus próprios, para atender aos seus fluxos de trabalho específicos.

Além dos formulários, o software médico também deve oferecer uma biblioteca de textos para você salvar modelos dos textos utilizados com frequência, como anamneses, prescrições e atestados, agilizando o registro de dados e a emissão de documentos.

Certifique-se, portanto, de escolher um software que possa se ajustar ao que você precisa para ter eficiência em sua prática médica.

Ferramentas inteligentes para o registro de dados

Depois de configurar os prontuários médicos de acordo com seus padrões, criando seus modelos de textos e salvando os formulários personalizados que irá utilizar, você deve ter à disposição ainda outros recursos inteligentes que facilitem o registro de dados nessas fichas.

Para os modelos de textos, é importante contar com o uso de macros, que sejam automaticamente substituídas por dados específicos como nome do paciente, data, etc. ao salvar o novo registro criado.

Outra ferramenta muito importante é a possibilidade de capturar imagens com o celular e enviá-las diretamente para o prontuário do paciente com facilidade. Isso permite que qualquer exame seja salvo com agilidade, sem precisar anotar cada resultado.

Assinatura digital integrada

Os médicos precisam ser capazes de enviar prescrições eletrônicas de modo totalmente digital. Para isso, essas prescrições precisam estar devidamente assinadas com um certificado digital válido.

Com a assinatura digital integrada ao software médico, esse processo se torna muito prático, exigindo poucos cliques a mais após criar uma prescrição ou outro documento para o paciente, e inclusive já gerando um link de compartilhamento seguro para o paciente acessar o documento assinado.

Controle financeiro

Manter o controle financeiro do consultório é essencial para o sucesso, por isso você precisa de um software médico com módulo financeiro integrado que simplifique o registro e acompanhamento de suas finanças. A integração permitirá lançar receitas diretamente a partir da agenda e das guias geradas, evitando erros de digitação que causam divergências nas contas no fim do mês.

Registrando também suas despesas no sistema, você então deve ser capaz de visualizar facilmente relatórios e análises de suas finanças em um painel geral, além de acompanhar seu fluxo de caixa, pendências e outas estatísticas específicas.

Telemedicina

Agora que a telemedicina se tornou uma peça estabelecida no setor de saúde, os profissionais precisam procurar ferramentas que funcionem bem e se encaixem em seu ecossistema digital atual.

Um serviço de telemedicina deve ser seguro e prático de usar. Quando o software médico oferece a possibilidade de teleconsultas integradas, fica muito fácil criar uma sala de atendimento, compartilhar o link com o paciente e acompanhar o vídeo durante a consulta ao mesmo tempo em que visualiza o prontuário do paciente e faz todas as anotações.

Implantação, treinamento e suporte

Todos esses recursos constituem uma base sólida para o sucesso com seu software médico. O componente final que une tudo isso é um processo de implantação completo e eficiente. Antes de fechar com uma empresa, faça perguntas sobre como eles irão apoiá-lo durante a implantação. Eles devem oferecer implantação remota, realizada pelos técnicos em um horário conveniente para você, além de oferecer treinamento sobre o software e disponibilizar tutoriais para que você possa consultar quando precisar.

Depois que o software estiver funcionando e você tiver recebido treinamento, as dúvidas ainda podem surgir, e ter uma equipe de suporte para orientá-lo através dos obstáculos por meio de canais de comunicação convenientes, como o chat ao vivo, pode tornar o processo muito mais fácil.

Além disso, o suporte deve estar disponível em horários estendidos, para que você possa utilizar o serviço sem atrapalhar seu fluxo de atendimentos no consultório.


Embora certamente haja mais recursos a serem encontrados em cada software médico, esses sete devem servir como um ponto inicial em sua pesquisa. Os softwares médicos podem ser uma fonte de frustração para médicos que ficam presos a sistemas difíceis de usar e com limitações, como no caso de sistemas que funcionam exclusivamente na nuvem e param de funcionar com qualquer falha ou instabilidade na internet.

Portanto, definir os objetivos e as necessidades principais de seu consultório é o primeiro passo para saber o que procurar em uma solução ideal de software médico.

No HiDoctor® você conta com todos os 7 recursos citados e muitos outros!

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!