Gostou do artigo? Compartilhe!

Adicionar foto de perfil do paciente ao prontuário eletrônico aumenta a segurança do paciente

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A integração de foto de perfil do paciente ao prontuário eletrônico diminuiu erros na entrada de dados e nas solicitações registradas nos prontuários em cerca de 35 por cento, além de ter aumentado a identificação do paciente e a segurança do paciente no departamento de emergência, de acordo com um estudo publicado no JAMA Network Open.

Em uma base anual, os médicos do Brigham and Women’s Hospital em Boston, nos Estados Unidos, fazem mais de um milhão de solicitações por meio do sistema de prontuário eletrônico. Embora estudos anteriores tenham mostrado que os médicos registram a solicitação correta 99,9% das vezes, uma taxa de erro de menos de um em 1.000 solicitações resultaria em cerca de 600.000 solicitações para pacientes errados.

A segurança do paciente é uma questão recorrente na qual as organizações de saúde, partes interessadas e fornecedores de softwares médicos estão constantemente trabalhando para aprimorar.

“Há uma solução específica para mitigar os erros relacionados a registros em prontuário incorreto do paciente que acabou sendo realmente eficaz: exibir a foto do paciente em seu prontuário eletrônico. Como médico, esses são pacientes que você conhece pessoalmente – você cuidou deles e vai reconhecer rapidamente esse rosto”, disse Hojjat Salmasian, MD, Departamento de Qualidade e Segurança do Brigham, em um comunicado.

Antes deste estudo, os pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital integraram alertas no software médico para diminuir o número de erros relativos a registros em prontuários incorretos. No entanto, esses alertas interromperam o fluxo de trabalho do usuário e resultaram em menor eficiência, de acordo com Salmasian. Além disso, os alertas ainda falham em detectar até 33% dos erros de medicação.

Em um esforço para reduzir a interrupção de fluxo no uso do software médico, Salmasian e sua equipe de pesquisa analisaram os resultados positivos de estudos anteriores de integração de fotos de pacientes ao prontuário eletrônico. A equipe de pesquisa também percebeu que humanos são bons em reconhecer características faciais e rostos familiares.

De acordo com o estudo, o registro de solicitações para pacientes errados acontece com mais frequência no departamento de emergência, até duas por 1.000 solicitações, principalmente devido ao ambiente acelerado do pronto-socorro e à necessidade de multitarefa.

Ao longo de um período de dois anos, os pesquisadores tiraram fotos de quase 72.000 pacientes participantes, integraram a foto ao prontuário eletrônico e analisaram mais de 2,5 milhões de solicitações em busca de erros.

Houve uma redução de 35% nos erros. Salmasian disse que esta redução significativa de erros mostra o alto volume de erros cometidos por ano no Brigham, e concordou que duas em cada 1.000 solicitações no departamento de emergência poderiam estar incorretas sem uma foto.

Este estudo foi relativamente barato em comparação com a maioria dos outros estudos porque os pesquisadores só tiveram que treinar a equipe para tirar fotos e os pesquisadores compraram seis câmeras, totalizando menos de US$2.000. O aumento na segurança do paciente excederá em muito os custos mínimos, disse a equipe de pesquisa.


Inserir foto do paciente no prontuário do HiDoctor® é simples e rápido

Para os usuários do HiDoctor®, a inclusão de foto no prontuário é prática e pode ser feita pela secretária no momento do cadastro do paciente na recepção. Com o uso do aplicativo HiDoctor® Capture, por exemplo, a secretária tira a foto do paciente na hora com o celular e envia essa foto direto para a ficha do HiDoctor® através do app, com muita agilidade.

Também é possível solicitar aos pacientes que enviem uma foto de perfil deles por algum meio (WhatsApp, e-mail) e então anexar essa foto à ficha diretamente no HiDoctor®.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil, oferecendo a melhor tecnologia para trabalhar com imagens nos prontuários. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!