Gostou do artigo? Compartilhe!

FAQ sobre software médico: veja dúvidas frequentes sobre os sistemas de prontuário eletrônico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma ferramenta excepcional de tecnologia da informação de saúde amplamente conhecida por promover a informatização dos registros médicos em todo o setor de saúde.

Na maioria dos casos atualmente, o prontuário eletrônico é parte integrante de uma tecnologia mais abrangente, o software médico, que engloba também outras soluções para os processos de rotina de consultórios e clínica, como agenda eletrônica, controle financeiro, ferramentas de comunicação, etc.

Veja a seguir as respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre software médico e prontuário eletrônico:

O que é Prontuário Eletrônico do Paciente?

PEP é essencialmente a versão digital dos prontuários médicos de um paciente, que constituem seu histórico médico. O sistema de prontuário eletrônico facilita várias funções vitais para um histórico completo, como acesso seguro e instantâneo às informações do paciente, prescrição eletrônica, anexo prático de resultados de exames, e muito mais.

Como o uso de um prontuário eletrônico pode beneficiar meu consultório médico?

O PEP normalmente trabalha em cinco aspectos diferentes para melhorar a produtividade da clínica ou consultório:

  • Ele agiliza os processos de trabalho, principalmente o registro dos dados médicos durante a consulta.
  • Ele organiza melhor os dados dos pacientes em diferentes fichas e categorias de informações, facilitando a consulta aos dados históricos.
  • Ajuda a eliminar perdas de tempo desnecessárias e evitar interrupções no fluxo de trabalho, como o tempo gasto vasculhando registros em papel.
  • Ele garante uma segurança mais robusta em torno das informações do paciente.
  • Ele melhora a mobilidade através do uso do sistema de prontuário eletrônico em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

O prontuário eletrônico afeta o atendimento ao paciente?

Sim, certamente. Usando o prontuário eletrônico, os médicos gastam menos tempo registrando manualmente todos os dados de saúde dos pacientes, examinando seus históricos e escrevendo prescrições. Em vez disso, eles desviam esse tempo para atividades mais focadas no paciente propriamente, como ouvir com mais detalhes os relatos de sinais e sintomas, responder a mais dúvidas e até mesmo ver e tratar um maior número de pacientes.

Além disso, o prontuário eletrônico oferece uma referência fácil aos registros anteriores, melhorando o acompanhamento da evolução do paciente e a continuidade dos tratamentos. Adicionalmente, o software de prontuário eletrônico normalmente otimiza a comunicação médico-paciente, impactando os resultados de saúde do paciente consideravelmente.

Quais são os recursos adicionais que posso aproveitar com um software de prontuário eletrônico?

Um software médico completo normalmente oferece vários recursos integrados e também vários recursos personalizáveis. Estes incluem, mas não estão limitados a:

  • Prescrição eletrônica
  • Agenda eletrônica
  • Disponibilidade total e mobilidade para o acesso aos dados (online e offline)
  • Aplicativo para celular e tablet
  • Formulários personalizados
  • Solução de telemedicina integrada
  • Assinatura digital de documentos médicos e dos prontuários
  • Anexo de documentos de diversos formatos
  • Controle financeiro integrado
  • Geração automatizada de relatórios
  • Ferramenta de comunicação interna
  • Site médico
  • Agendamento online
  • Cadastros auxiliares integrados como CID-10 e bulário

Qual a melhor tecnologia para uso do prontuário eletrônico, na nuvem ou instalado?

Para atender aos seus pacientes, o acesso aos históricos de cada um, bem como o registro dos dados da consulta atual são indispensáveis. Dessa forma, a melhor tecnologia para um sistema de prontuário eletrônico será aquela que garanta a você acesso ao sistema em qualquer circunstância, seja no consultório ou fora dele, com ou sem acesso à internet, tanto através de um computador como de um celular, por exemplo. Isso não pode ser garantido por um sistema exclusivamente web, nem por um sistema exclusivamente instalado.

Assim, a tecnologia ideal é a híbrida, que trabalha com a sincronia dos dados para que o software médico funcione tanto instalado no computador, totalmente offline, e também acessando o sistema online, para uso em computadores e outros dispositivos onde o software não foi instalado. Isso permite que o médico não fique preso ao consultório para usar o sistema, ao mesmo tempo em que não depende da disponibilidade ou velocidade da internet para usar o software no consultório, obtendo a melhor performance e usando sempre da maneira que for mais conveniente no momento de acordo com suas necessidades.

O que é prescrição eletrônica?

A prescrição eletrônica permite que os médicos prescrevam medicamentos digitalmente sem ter que escrever as receitas à mão. Eles podem criar a prescrição no sistema de prontuário eletrônico, seja através do computador no consultório ou usando seu tablet, smartphone ou notebook, e utilizando de recursos que agilizam o processo e diminuem os erros, como por exemplo modelos prontos de receitas e inserção automática de informações sobre os medicamentos importadas diretamente do bulário integrado.

Além da criação prática e precisa da receita, o médico pode então tanto imprimi-la e assiná-la manualmente para entregar ao paciente em uma consulta presencial, ou então assiná-la digitalmente e transmiti-la com segurança ao paciente pela internet, facilitando a prescrição em uma teleconsulta, por exemplo. Ao receber a prescrição digital, basta o paciente apresentá-la em uma farmácia e o estabelecimento fará a devida verificação do documento para liberar o medicamento.

Quais são os benefícios da prescrição eletrônica?

As prescrições eletrônicas têm vários benefícios:

  • Economizar tempo e complicações decorrentes de prescrições escritas à mão
  • Superar as preocupações de legibilidade de prescrições escritas à mão
  • Reduzir erros de medicação
  • Verificar interações medicamentosas
  • Melhorar a adesão à medicação e a qualidade do atendimento
  • Facilitar a prescrição na telemedicina

Por que escolher um software médico completo?

Todos os benefícios que são proporcionados pelo uso de um prontuário eletrônico podem ser maximizados ao informatizar também os outros processos do consultório, como o agendamento de consultas, a gestão financeira, o arquivamento de documentos, etc.

Adotar o uso de um prontuário eletrônico, mas manter os demais fluxos de trabalho manuais impossibilita que todo o consultório possa funcionar integrado para obter o máximo de eficiência. Por isso a importância de escolher um software médico completo, para centralizar todos os processos do consultório em um só lugar, integrar todas as ferramentas necessárias para a rotina do consultório e garantir assim uma maior organização do fluxo de trabalho em todos os âmbitos (agendamento, atendimento médico, gestão financeira). A consequência dessa otimização no modo de trabalho é o aumento da produtividade, gerando melhores resultados para o consultório, e a capacidade de proporcionar aos pacientes uma experiência de excelência.

Baixe nosso guia gratuito sobre as 12 perguntas importantes a fazer antes de escolher um software médico:

...

O prontuário eletrônico, como parte de um software médico completo, tem o potencial de transformar seu consultório e sua prática médica, simplificando sua rotina, otimizando seus resultados e garantindo o melhor atendimento aos seus pacientes.

Se você ainda não utiliza um software médico, ou se o seu sistema de prontuário eletrônico atual não oferece a você todos os benefícios e todas as possibilidades, está na hora de mudar para o melhor e mais utilizado software para consultórios médicos, o HiDoctor®.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!