Gostou do artigo? Compartilhe!

7 dicas cruciais para fazer o melhor uso do seu software médico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Quando o assunto é o uso da tecnologia da informação na área da saúde, os benefícios para a rotina diária dos consultórios, clínicas e hospitais são muitos e inegáveis. Ao abandonar os registros em papel e adotar o uso de um software médico, os profissionais de saúde ganham muito em termos de agilidade e praticidade no registro de dados clínicos e nos processos administrativos, melhorando assim a eficiência e os resultados do consultório e otimizando o uso do tempo de modo geral.

Para além de todos os benefícios inerentes ao uso da tecnologia, sempre é possível adicionalmente adotar algumas boas práticas que visem a melhorar ainda mais o uso diário das ferramentas à disposição.

As dicas a seguir foram compiladas através da análise de alguns relatórios emitidos durante os últimos cinco anos. Os relatórios resumem estudos, pesquisas de usuários, tendências da indústria, preferências do consumidor e opiniões de especialistas.

Veja então as 7 recomendações vitais para fazer o melhor uso do seu software médico.

Simplifique suas anotações

Tentar fazer anotações mais curtas e objetivas (relatório NueMD, março de 2017)[1], juntamente com reduzir a “sobrecarga de informações nas anotações médicas” (EHR Intelligence, setembro de 2018)[2], pode diminuir o fardo da documentação durante os atendimentos. Outra ideia interessante é aproveitar ao máximo as fichas personalizadas no prontuário eletrônico, que podem ser criadas de acordo com suas necessidades e permitem registrar os dados com mais agilidade e organização.

Use modelos de texto

O uso de modelos de textos no software médico para registro de dados clínicos e criação de documentos pode agilizar os fluxos de trabalho. Reduzir a carga de tarefas repetitivas otimiza o tempo do médico, de modo que ele pode focar sua total atenção no paciente durante os atendimentos.

Treine, treine, treine!

Um artigo[3] na Physicians Practice identificou que muitos usuários de softwares médicos se mostram insatisfeitos com o impacto da tecnologia que utilizam em seus fluxos de trabalho. Mas é importante considerar se esses médicos receberam treinamento adequado para utilizar o software que adotaram. O artigo recomenda treinamento constante, usando ao máximo os recursos oferecidos pelo software para se familiarizar cada vez mais com a tecnologia. É muito importante também que no momento de adquirir um software médico, o médico verifique se a empresa desenvolvedora oferece treinamento para que ele possa começar a usar o sistema. Um bom treinamento inicial, somado à exploração subsequente das funcionalidades para conhecê-las a fundo, faz toda a diferença para a melhor usabilidade diária.

Mantenha-se atualizado

Manter-se atualizado com as últimas ferramentas e novidades do seu software médico é fundamental. Utilizar a versão mais recente do software – e ter acesso às novas soluções implementadas – é vital para melhorar constantemente o fluxo de trabalho e otimizar os resultados, além de manter a segurança sempre em dia.

Use todas as ferramentas

Cada funcionalidade do software médico é pensada para facilitar os processos de rotina do atendimento médico e da gestão da clínica ou consultório. Principalmente em softwares completos em que as ferramentas funcionam todas integradas, é possível obter muito mais benefícios do software e ter um uso muito mais fluido quando se aproveita ao máximo aquilo que ele tem a oferecer.

Trabalhe em equipe

O médico não é o único usuário do software médico. A secretária e demais membros da equipe também devem ser treinados e orientados sobre o melhor uso do software. Além disso, a facilidade de realização das tarefas diárias usando o software não deve se tornar um fator para que o médico acumule tarefas que poderiam ser delegadas. Quando as tarefas do consultório são bem divididas entre a equipe e cada um pode focar em sua área de expertise, se torna muito mais fácil dominar as ferramentas do software voltadas para as responsabilidades de cada um.

Seja paciente

Quer um consultório adote uma abordagem do “Big Bang” para implementação do software médico, adotando o uso de todas as ferramentas disponíveis, ou uma abordagem fragmentada, incorporando as funcionalidades aos poucos à rotina, um fator comum para o sucesso é muitas vezes ignorado: seja paciente. Um estudo de 2012 da Escola de Medicina da Universidade de Manitoba, citado na revista Paediatrics & Child Health[4], observa que pode levar até um ano para que um profissional de saúde se torne "confiante e competente" com o uso de um software médico.

...

Conhecer a fundo seu software médico e encontrar maneiras de sempre otimizar seu uso levará a uma rotina mais tranquila e a um futuro melhor para seu consultório.

No HiDoctor® você encontra todas as possibilidades: um software completo, com funcionalidades integradas e voltado para a agilidade e praticidade. Sua interface inteligente é simples e intuitiva para permitir a melhor usabilidade no dia-a-dia, e você ainda conta com o treinamento e suporte oferecidos pela nossa equipe de especialistas.

 

Referências

[1] 5 ways for physicians to use EHRs more effectively, disponível em NueMD.

[2] 5 EHR Optimization Activities for Improving Clinical Efficiency, disponível em EHR Intelligence.

[3] Ten Ways to Use Your EHR More Efficiently, disponível em Physicians Practice.

[4] Top 10 tips for effective use of electronic health records, disponível em Paediatrics & Child Health.

...

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!