Gostou do artigo? Compartilhe!

Saiba como editar as imagens inseridas no prontuário do paciente

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Se a anos atrás pensar em “edição de imagem” parecia algo com o qual apenas fotógrafos e designers mexiam, em programas de computador complexos, a popularização de smartphones, com suas câmeras potentes e ferramentas fáceis de edição, transformou a edição de imagens em algo corriqueiro que todos nós fazemos eventualmente e até com alguma frequência.

Claro que esta é uma edição muito mais simples do que a que profissionais realizam, mas serviu para abrir um leque de possibilidades que vai além da simples aplicação de filtros em fotos tiradas pelo smartphone, servindo também para nos familiarizar com esse tipo de ferramenta e então incorporá-la para outras práticas, inclusive através de programas simples de computador.

Com essas ferramentas que permitem edição fácil, podemos tirar print de tela quando vemos uma informação interessante e então desenhar na imagem para destacar algo específico, bem como podemos adicionar textos sobre as imagens para fazer comentários ou realizar recortes para eliminar partes que não sejam necessárias.

Práticas como essas podem ser úteis para médicos para editarem imagens inseridas nos prontuários dos pacientes, como resultados de exames, ilustrações, fotos de condições, etc. Confira as possibilidades que o HiDoctor® oferece para edição das imagens incluídas nos prontuários.

Inserir imagens no prontuário

As imagens são anexadas com simplicidade ao prontuário do HiDoctor®. No software instalado, você pode escolher uma imagem que esteja salva no computador ou capturar uma imagem com o celular e enviar diretamente para a ficha através do app HiDoctor® Capture. Também é possível enviar uma imagem que esteja salva no celular ou no computador através do acesso à interface online do HiDoctor® NET. Por fim, você ainda pode inserir na ficha uma ilustração de anatomia do Atlas do Corpo Humano integrado ao software.

Veja detalhes de como anexar imagens com facilidade

As imagens inseridas ficam salvas na ficha de imagens do prontuário do paciente.

HiDoctor® - Inserção de imagens

Edição de imagens

Você pode editar tanto as imagens inseridas na ficha de imagens quanto a foto pessoal do paciente inserida na ficha de dados pessoais. Abrindo uma imagem no HiDoctor® desktop, ao posicionar o mouse sobre a área da imagem é exibida uma barra de ferramentas com todas as funcionalidades disponíveis.

HiDoctor® - Edição de imagens

As mesmas opções podem ser acessadas clicando com o botão direito do mouse sobre a imagem. No caso da foto pessoal, as opções também são acessadas dessa maneira.

HiDoctor® - Edição de imagens

As opções que permitem fazer modificações na imagem inserida na ficha são “Editar” (), “Rotacionar” (), “Recortar manual” () e “Recortar manual enquadrado” (). A opção “Editar” abre a imagem em um editor externo para que você possa fazer alterações diferentes. Por padrão, o editor aberto é o Paint do Windows, porém, você pode selecionar um outro editor que tenha instalado para ser o editor padrão, basta fazer a seleção do programa clicando na opção “Configurar editor de imagens”.

Tendo aberto a imagem no editor, então você poderá modificá-la usando todos os recursos que o editor possuir, inclusive desenhando sobre ela, adicionando textos, elementos, etc.

Após terminar de editar, basta clicar na opção de “Salvar” do editor que estiver utilizando e automaticamente a imagem na ficha do HiDoctor® é atualizada para exibir as alterações realizadas.

HiDoctor® - Edição de imagens
...

A edição de imagens médicas pode ser uma ferramenta interessante para destacar detalhes importantes em exames, fazer anotações sobre eles e simplesmente ajustar melhor as imagens caso precisem que partes sejam recortadas, etc. Funcionando de modo integrado ao software médico, a edição ainda garante praticidade e agilidade para fazer as alterações necessárias sem gastar tempo.

Quer acompanhar todas as dicas sobre a utilização do HiDoctor® no dia a dia do seu consultório? Curta nossa página "HiDoctor® na Prática" no Facebook:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!