Gostou do artigo? Compartilhe!

Software para cardiologia: como a tecnologia traz vantagens ao atendimento

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A tecnologia no âmbito do atendimento médico traz inúmeras vantagens tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. O uso de uma plataforma médica que auxilie o registro de dados no prontuário, bem como centralize toda a gestão do consultório, traz um enorme diferencial para a prática médica.

Para o cardiologista, que lida em sua rotina com os mais diversos exames e avaliações, ter uma forma prática de lidar com todos estes dados e guardá-los adequadamente para manter um histórico completo é algo essencial. Um software para cardiologia deve oferecer, portanto, funcionalidades de personalização de formulários médicos e anexo de diversos tipos de documentos, deve garantir que os dados estejam sempre acessíveis, além de possuir todas as demais funções básicas que são indispensáveis a qualquer especialidade.

Listamos abaixo alguns pontos importantes a observar em um software que será usado para atendimentos cardiológicos.

Registro prático de dados

Toda a interface do sistema deve ser intuitiva e simples para que o registro dos dados no prontuário do paciente possa ser feito com agilidade e praticidade. Isso garante que a atenção do médico esteja voltada para o paciente na maior parte do tempo, desviando o olhar para a tela do computador por apenas poucos momentos.

Prontuário completo

Em uma especialidade com tantas avaliações e anotações a serem feitas, é indispensável que o prontuário eletrônico seja completo. Um prontuário muito simples, com apenas alguns campos de texto e sem uma separação de diferentes fichas para diferentes tipos de dados pode gerar um registro desorganizado, que se torna difícil para consultar e acompanhar o histórico nas consultas futuras. O prontuário médico deve oferecer diversas fichas, como para anamnese, textos do paciente, formulários, guias, imagens, entre outras.

Anexo de documentos

Muitos dados das avaliações realizadas na consulta são registrados diretamente no software, em formulários especializados. Porém, também muitos outros resultados de exames precisam ser anexados ao prontuário, inclusive para economia do tempo que seria gasto digitando os dados. Portanto, um bom software para cardiologia precisa oferecer a possibilidade de anexar os mais diversos tipos de documentos, como imagens, PDFs, planilhas, arquivos de texto, vídeos e até mesmo áudios.

Formulários personalizados

Como citamos, para as diversas avaliações realizadas em cardiologia, o uso de formulários personalizados é a melhor opção para o registro prático e completo dos dados. Um software que permita ao médico criar seus próprios formulários, com diversos tipos de campos, traz enormes benefícios para o atendimento. Com a inclusão de calculadoras, tabelas, geração de gráficos, listas para múltipla escolha, etc. o médico consegue construir formulários que se adaptem perfeitamente à sua prática. Além disso, o sistema também deve oferecer formulários já prontos para a especialidade, para que o médico possa começar a utilizar imediatamente e ainda possa editá-los para adaptar às suas necessidades.

Disponibilidade dos dados

Um outro ponto muito importante a ser observado é sobre a disponibilidade dos dados. Principalmente em cardiologia, em que o médico pode precisar atender emergências a qualquer momento, ele deve conseguir acessar os dados de seus pacientes a qualquer hora e em qualquer lugar. Assim, os prontuários precisam estar disponíveis em qualquer dispositivo, seja no computador, tablet ou smartphone, bem como não devem depender de uma conexão com a internet para que sejam acessados.

Controle financeiro

Para além do atendimento médico, um software que centralize toda a gestão do consultório de modo integrado é um enorme diferencial, otimizando a organização. A agenda eletrônica, bem como o módulo financeiro, permitem que os dados sejam lançados no programa integrando estas três áreas. Assim, quando um paciente agenda uma consulta, já é criado um prontuário para ele. Ao registrar o valor da consulta no agendamento, também esta informação pode ser enviada com praticidade para o controle financeiro com apenas um clique. Com a integração das informações, todos os dados são devidamente registrados para que a gestão do consultório seja impecável.

Além do benefício dos dados integrados, as funcionalidades da agenda eletrônica garantem maior eficiência para a recepção, menos faltas através de processos automáticos de confirmação de consultas, entre outras vantagens. Assim como o módulo financeiro registra não apenas os lançamentos, mas também as saídas de dinheiro, o fluxo de caixa e permite controle completo das finanças do consultório.

...

Uma plataforma médica que garanta excelência ao consultório precisa oferecer recursos personalizados para as diversas especialidades médicas, além de funcionalidades completas. Dessa forma, o cardiologista, bem como outros especialistas, podem se dedicar aos pacientes e oferecer o melhor atendimento, já que toda a parte burocrática dos atendimentos médicos é realizada com eficiência e praticidade através do software.

...

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!