Gostou do artigo? Compartilhe!

Qual o melhor prontuário eletrônico? Veja como escolher

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Já há tempos a tecnologia vem trazendo enormes facilidades para os consultórios e clínicas médicas. Principalmente quando tratamos sobre Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), é possível enumerar diversos benefícios que ele traz para a gestão, tornando os processos muito mais práticos e eficientes. Isto é ainda mais proeminente se pensamos no Sistema de Prontuário Eletrônico, que vai além e agrega ao prontuário médico digital diversos outros recursos.

Porém, quanto mais a tecnologia avança, mais opções surgem no mercado, tornando difícil a tarefa de definir qual o melhor prontuário eletrônico para adotar no consultório médico ou clínica. Para responder esta pergunta, você deve analisar o que cada sistema tem a oferecer, e também quais são as suas necessidades.

Veja a seguir características importantes que o programa de prontuário eletrônico deve ter, para ajudar na sua escolha:

Fichas e possibilidade de personalização

O prontuário digital deve oferecer todas as fichas necessárias para organizar as informações de saúde do paciente obtidas durante a consulta, como dados pessoais, anamnese, observações, registro da consulta, textos do paciente como receitas, atestados, pedidos de exame, etc e possíveis imagens e vídeos.

Deve-se considerar ainda que cada especialidade médica tem suas especificidades. Portanto, o prontuário eletrônico deve permitir a personalização e criação de fichas e formulários especiais que o médico possa precisar em sua especialidade, não ficando limitado apenas às fichas padrão que todo prontuário tem.

Funcionalidades e recursos

Para ajudar toda a gestão do consultório, e não apenas o atendimento ao paciente, o sistema deve oferecer outras funcionalidades além do prontuário, como agenda médica, registro de convênios, integração com bulário e tabelas de exames e procedimentos, CID-10, possibilidade de anexar documentos, etc.

Estes recursos permitem centralizar em um único lugar toda a gestão do consultório, tornando os processos mais práticos e o consultório mais organizado e produtivo.

Segurança

Dados médicos são uma questão séria, e podem envolver problemas éticos e legais se não estiverem seguros. Por isso, é essencial que o sistema de prontuário eletrônico escolhido utilize um padrão de segurança confiável para garantir tanto a confidencialidade quanto a integridade dos dados registrados no sistema.

A possibilidade de backup dos dados, por exemplo, tanto em nuvem quanto backup físico para mídias externas, é essencial para evitar que as informações sejam perdidas, seja em caso de algum problema no servidor onde ficam armazenadas online, ou em caso de problema no armazenamento local no computador.

Mobilidade e disponibilidade dos dados

Para que você tenha total controle de seus dados, com acesso em qualquer circunstância, o prontuário eletrônico ideal deverá garantir a possibilidade de utilizar o sistema tanto offline quanto online. Um software instalado no computador permite maior rapidez e eficiência na utilização diária no consultório, sem depender da internet para que os atendimentos possam fluir. Ao mesmo tempo, é importante que o software permita sincronizar os dados para acesso online, de modo que você possa consultar os dados fora do consultório quando precisar.

Um sistema híbrido oferece todas as possibilidades, com acesso por computador ou dispositivos móveis, com ou sem internet, para que você nunca fique sem acesso aos dados de seus pacientes. Já existem prontuários que oferecem inclusive aplicativo para smartphones e tablets para acessar os dados também pelo app, até mesmo offline.

Uso simplificado e ágil

Um prontuário eletrônico simplificado, com interface intuitiva, faz toda a diferença para a eficiência dos atendimentos. O uso deve ser fácil e ágil, permitindo visualizar múltiplas informações na tela, de acordo com a necessidade no momento da consulta.

Opções de comunicação e interação

Tanto na comunicação com os pacientes, quanto na comunicação interna no consultório, o software de prontuário eletrônico pode trazer facilidades. Ele pode permitir o envio de e-mails com lembrete das consultas aos pacientes, realizar confirmação dos agendamentos por SMS automático, possuir chat interno para comunicação entre médico e recepção e oferecer a criação de site médico para divulgação de informações aos pacientes e estabelecer sua presença na internet.

Existem prontuários com todas estas opções disponíveis, basta estar atento para encontrar aqueles que oferecem maiores vantagens.

Teste e avaliações

Um bom prontuário eletrônico deve permitir que você teste o sistema antes de se decidir por adquiri-lo. O teste é importante para ver como você se adapta ao sistema e se ele de fato irá suprir suas necessidades. Além disso, busque avaliações sobre o programa para saber o que os usuários têm a falar sobre ele, se o recomendam, etc. Caso você tenha colegas que utilizam o sistema, pergunte a opinião deles também. Os melhores prontuários eletrônicos com certeza serão conhecidos no meio médico e terão uma boa reputação.

Empresa e suporte

Em qualquer coisa que adquirimos, sempre prezamos pela qualidade, e conhecer a empresa por trás de um produto ou serviço é fundamental para atestar a qualidade daquilo que oferecem, bem como garantir o comprometimento que eles têm com seus clientes, garantindo que teremos assistência quando precisarmos.

Procure conhecer a empresa que desenvolve cada prontuário eletrônico que pesquisar, quanto tempo ela está no mercado, se tem experiência e tradição, se possui foco na área médica e investe em pesquisa e inovações. Principalmente na área de tecnologia da informação, empresas surgem e desaparecem a todo momento. Pode ser arriscado colocar os dados de seus pacientes nas mãos de uma empresa nova, sem experiência de mercado, que pode desaparecer em 1 ano ou 2 e deixar você na mão.

Informe-se também sobre como é o suporte prestado para quem adquire o sistema de prontuário. Eles oferecem treinamento? Existe assistência técnica em caso de dúvidas ou problemas? Os horários de atendimento oferecidos permitem que você de fato consiga entrar em contato sem perder seu tempo de trabalho?

...

O melhor prontuário médico eletrônico é aquele que ajuda você a oferecer um atendimento ainda melhor para seus pacientes, seja através da eficiência no registro de dados, da organização do consultório, das facilidades de comunicação, da disponibilidade a todo momento ou de alguma outra característica que seja essencial para você.

O HiDoctor possui todas estas características para tornar seu consultório mais produtivo. Conheça:

 

Gostou do artigo? Compartilhe!