Gostou do artigo? Compartilhe!

Como escolher o melhor prontuário eletrônico para seu consultório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A tecnologia possibilitou aos médicos uma gestão mais simplificada e com maior eficiência de seus consultórios e clínicas médicas. São inúmeras as possibilidades para aumentar a produtividade e garantir melhores resultados tanto financeiros quanto do ponto de vista da qualidade do atendimento.

Dentre estas possibilidades, sem dúvidas o prontuário eletrônico do paciente é uma das ferramentas mais essenciais para a prática médica, facilitando o fluxo de trabalho diário e garantindo mais praticidade e segurança no registro de dados médicos.

Como escolher o melhor prontuário eletrônico para seu consultório

São muitas as opções de sistemas de prontuário eletrônico disponíveis no mercado, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Para te ajudar a escolher aquela que trará maiores benefícios para o seu consultório, separamos 10 fatores a atentar antes de fazer a escolha. Confira!

Suas necessidades

Antes de mais nada, você deve analisar as suas necessidades e definir aquilo que você espera de um prontuário eletrônico. Dependendo da especialidade médica e das características particulares de cada um, determinadas funcionalidades oferecidas pelos sistemas podem ser mais ou menos interessantes. Você precisa de formulários específicos para seus atendimentos? Você precisa de possibilidade de acesso aos dados fora do consultório? Você precisa de outras ferramentas integradas, como agenda?

Faça uma lista de todas as suas principais necessidades e assim será mais fácil limitar suas opções para chegar no prontuário eletrônico ideal.

Funcionalidades

Avalie todas as funcionalidades que cada sistema oferece. Mesmo aquelas funcionalidades que você não tinha considerado antes, podem acabar sendo interessantes. Prontuários eletrônicos mais completos tendem a oferecer uma melhor experiência de uso, tornando o registro dos mais diversos tipos de informações mais ágil. Não esqueça de atentar para as funcionalidades básicas, principalmente, e garantir que elas funcionem bem.

Teste do sistema

É essencial ter a possibilidade de testar o sistema antes de adquiri-lo. Muitas vezes aquilo que é dito e mostrado em imagens sobre o prontuário eletrônico pode se mostrar muito diferente na prática, não oferecendo uma experiência satisfatória. Portanto, quando tiver limitado suas opções a alguns poucos sistemas, tire alguns dias para testar cada um, realmente fazendo uso no seu dia a dia de atendimentos, e avalie qual se encaixa melhor para você. Lembre-se de explorar o máximo de funcionalidades oferecidas, mesmo aquelas que acredita que não usará com frequência.

Facilidade de uso

Durante o teste dos sistemas, observe bem sobre a facilidade de utilização e a intuitividade. Este é um aspecto que só pode ser de fato observado no uso, mas que é de extrema importância para que prontuário eletrônico de fato torne os atendimentos mais práticos e eficientes. Do contrário, se você acaba com um sistema complicado, ao qual não se adapta e que torna os processos mais demorados do que o registro no papel, definitivamente este não será um bom investimento.

Recomendações

Procure saber as opiniões de outros médicos que utilizem cada sistema que estiver pesquisando e veja o que eles tem a falar. Você pode tanto entrar em contato com colegas de profissão quanto buscar avaliações e depoimentos online. Esteja atento ainda para relacionar as críticas e elogios relatados com o seu perfil. Um médico pode recomendar um prontuário baseado em uma funcionalidade específica que para ele é essencial, mas que para você não terá muita importância. Procure opiniões de médicos com perfil próximo ao seu.

Segurança

A segurança dos dados de seus pacientes é de máxima importância. Um bom software de prontuário eletrônico deve ajudar a garantir que seus dados estejam seguros, tendo opções de backup online e também permitindo que você tenha controle sobre os registros, mantendo uma cópia local que possa ser salva periodicamente em mídia externa para qualquer eventualidade. Além disso, deve oferecer um sistema seguro para envio de informações a servidores online e possibilitar ótimo controle de acesso ao sistema, com configurações de permissionamento para os diferentes usuários.

Possibilidades

Avalie se o sistema de prontuário eletrônico apresenta diferentes possibilidades de acesso, o que garantirá que você possa usá-lo a qualquer momento e em qualquer circunstância, seja no consultório, em casa, na rua, com internet ou quando estiver offline. Esta mobilidade dos dados médicos pode ser um grande diferencial no atendimento prestado aos seus pacientes, além de facilitar imensamente sua rotina.

Confiabilidade da empresa

Conhecer a empresa desenvolvedora do prontuário eletrônico faz grande diferença no momento da escolha. Não adianta ter um excelente sistema, mas que não oferece um suporte adequado quando você precisa. Mais arriscado ainda é lidar com empresas novas e pouco experientes, das quais você não tem garantia se no próximo ano ainda estarão no mercado e darão a manutenção adequada no prontuário eletrônico para que ele não fique estagnado ou mesmo pare de funcionar. Se pesquisar melhor sobre o assunto, ficará assustado em saber quantas empresas simplesmente desaparecem do mercado e deixam seus clientes na mão, sem conseguir utilizar mais o sistema e muitas vezes até perdendo todos os dados.

Existem empresas com longa experiência nessa área, dedicadas somente ao desenvolvimento de sistemas de saúde, e que trazem consigo a garantia de que você terá total suporte e evolução constante do produto adquirido. Essas são sem dúvidas a melhor opção.

Ferramentas integradas

O prontuário eletrônico é peça chave dos atendimentos, mas o consultório precisa também de outras ferramentas para que todos os processos, e não só a consulta, possam ser mais eficientes. A maior parte dos sistemas de prontuário eletrônico atuais oferecem outras ferramentas integradas, sendo importante, portanto, avaliar também quais são essas outras ferramentas disponíveis.

A agenda eletrônica é sem dúvida a segunda maior prioridade depois do prontuário, para oferecer uma experiência de qualidade ao paciente desde o momento do agendamento, e facilitando a rotina das secretárias. Para além da agenda pode-se encontrar ferramentas para controle financeiro, marketing (como criação de um site), envio de mensagens automáticas para os pacientes, aplicativos para uso prático de funcionalidades pelo celular, entre outras opções.

Software médico

Avaliando todos os aspectos apresentados, é possível perceber que o prontuário eletrônico ideal é aquele que traz não apenas boas funcionalidades e bom funcionamento, mas que faz parte de um sistema maior, que ofereça diversas possibilidades para alavancar sua prática médica. Neste contexto, a maioria dos prontuários eletrônicos atualmente são parte de um sistema médico completo, de um software médico que irá permitir não apenas o registro de dados clínicos, mas irá centralizar toda a gestão do consultório, trazendo máxima produtividade.

...

O HiDoctor® oferece para você um prontuário eletrônico completo, com diversos tipos de fichas, formulários personalizados e módulos integrados, mas vai além. Mais que um software médico, o HiDoctor® é uma plataforma completa para você organizar seu consultório e obter os melhores resultados. Conheça agora!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!