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Indo além para fazer os pacientes se sentirem seguros e bem cuidados

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Muitas pessoas ficam ansiosas quando se trata de consultar um médico. Os resultados de um estudo[1] revelaram que muitos pacientes evitam ir ao médico porque se sentem desconfortáveis em procurar atendimento médico ou temem uma doença grave.

Os médicos precisam reconhecer esses problemas e criar um ambiente acolhedor para todos os pacientes, para garantir que eles não adiem ou evitem totalmente o tratamento.

Isso pode ser especialmente importante, por exemplo, ao trabalhar com pacientes com sobrepeso ou obesos. Deve-se praticar o cuidado compassivo e criar um consultório que seja inclusivo para pacientes de todas as formas e tamanhos. Desde cadeiras projetadas para pacientes com pesos maiores até medidores de pressão que se ajustam adequadamente ao braço, os pacientes devem se sentir bem-vindos enquanto estão sob seus cuidados.

Eles serão mais abertos sobre seus problemas de saúde e você será mais capaz de engajá-los em conversas genuínas baseadas na confiança.

Veja a seguir 3 pontos importantes para oferecer um atendimento que faça os pacientes se sentirem seguros e bem cuidados:

Pratique com compaixão

O conceito de cuidado compassivo não é novo para a comunidade médica. Os médicos sempre estiveram comprometidos em compartilhar sua experiência clínica e entregar mensagens de saúde com um tom empático. No entanto, nem todo médico tem uma atitude solidária com os pacientes, e isso pode afetá-los adversamente.

Um erro que os médicos cometem ao tratar pacientes que sofrem de obesidade, por exemplo, é instruí-los a perder peso, mas não fornecer orientações para ajudar ao longo do caminho. Apenas dizer a um paciente para "perder peso" é tão inútil quanto sugerir a um paciente com depressão para "ter pensamentos felizes".

Em vez disso, os profissionais de saúde devem colaborar com os pacientes para desenvolver um tratamento abrangente para a obesidade que inclua intervenção intensiva no estilo de vida, assistência nutricional estruturada, prescrição de atividade física e gerenciamento médico.

Ofereça a cada paciente todo o conhecimento e orientações de que ele precisa para que possa realmente se engajar em seus cuidados e participar de seu tratamento proativamente. Além disso, é fundamental um atendimento personalizado, compreendendo as dificuldades particulares de cada paciente e buscando juntos maneiras de superá-las.

Crie um ambiente amigável para o paciente

A partir do momento em que um paciente entra em seu consultório, ele deve se sentir bem-vindo. A equipe da recepção deve ser cortês e informada ao abordar pacientes com as mais diversas condições de saúde. Mais importante, os pacientes devem se sentir encorajados antes, durante e depois de suas consultas.

Seguindo o exemplo do atendimento a pacientes obesos, algumas maneiras de garantir que seu consultório seja convidativo incluem:

  • Pesar os pacientes em um ambiente privado em uma balança que possa acomodar pacientes com IMC mais alto.
  • Oferecer móveis que permitam que pacientes de todos os tamanhos se sentem confortavelmente.
  • Usar equipamentos e suprimentos (por exemplo, medidores de pressão arterial, mesas de exame, aventais, etc.) projetados para pacientes maiores.

Cada médico deve buscar compreender as questões específicas que afetam o conforto e sensação de segurança dos pacientes que compõem seu público-alvo, e tomar as atitudes correspondentes para oferecer-lhes a melhor experiência. Um psiquiatra que trata muitos pacientes com problemas sociais ou de claustrofobia, por exemplo, deve prezar por uma sala de espera ampla, e evitar que muitos pacientes estejam aguardando simultaneamente.

Aproveite as vantagens da tecnologia

Existem diversas tecnologias que podem ajudá-lo a melhorar a experiência dos pacientes.

Para médicos que tratam obesidade, por exemplo, uma balança de bioimpedância pode oferecer mais informações relevantes para além do peso de um paciente, como seu nível de gordura, massa muscular e gordura visceral. A balança oferece percepções que vão além do peso corporal e ajuda os profissionais a identificar os fatores que afetam a perda de peso. Outra forma de motivar esses pacientes é oferecer um formulário personalizado que você envia para o e-mail deles e no qual eles registram o progresso da perda de peso e melhorias na saúde.

Por último, considere apoiar os pacientes através de um maior acompanhamento de seus tratamentos, aproveitando a telemedicina. Através de teleconsultas é mais fácil para que os pacientes mantenham um acompanhamento mais frequente, se engajando em seus cuidados e se mantendo motivados.


Fazer com que os pacientes se sintam seguros e cuidados é o que os médicos buscam todos os dias. Estando cientes da forma como se comunicam com os pacientes e como os recebem no consultório, os médicos podem ajudar as pessoas a se sentirem mais à vontade para falarem sobre suas preocupações com a saúde. E isso, por sua vez, possibilita dar a elas o cuidado de que precisam e merecem.

Você pode contar com o HiDoctor® para aproveitar as vantagens da tecnologia, como com a criação e uso prático de formulários personalizados, realização de teleconsultas de modo simples, entre outras possibilidades.

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Referências

[1] Why do People Avoid Medical Care? A Qualitative Study Using National Data, disponível em Journal of General Internal Medicine.

 

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