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Dicas simples para deixar seus pacientes felizes e satisfeitos

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Em meio aos estresses de gerenciar um consultório médico, às vezes pode ser difícil lembrar as razões pelas quais você entrou na medicina, ou encontrar tempo para focar em manter seus pacientes felizes. Mas mantê-los satisfeitos e sorrindo é a chave para o sucesso de seu consultório, bem como para sua própria satisfação profissional.

Pacientes felizes continuam voltando para novas consultas e procedimentos e vão recomendá-lo para amigos e familiares, e não subestime o poder que pacientes alegres têm de tornar o seu dia e a atmosfera do seu consultório mais agradáveis.

A boa notícia é que você não precisa de estratégias mirabolantes para deixar seus pacientes felizes e satisfeitos. Basicamente, tudo se resume a respeitar seus pacientes como pessoas com nomes, horários e preocupações.

Confira a seguir seis maneiras simples, mas poderosas, de fazer seus pacientes felizes por escolherem seu consultório:

Seja pontual

Nada deixa os pacientes mais frustrados do que ainda estar na sala de espera 30 minutos após a hora da consulta ou gastar 15 minutos extras esperando em uma bata fina em uma sala de exame. Fazê-los sentir que você respeita o tempo deles ao cumprir com pontualidade os horários agendados agradará seus pacientes. Além disso, para você e sua equipe, isso alivia o estresse de pedir desculpas constantemente a pacientes irritados pelo atraso e pela espera.

Entre na sala de exames preparado

É reconfortante para os pacientes sentir que não são um número, que serão ouvidos e cuidados. Esse conforto é perdido quando você entra na sala de exame e tem que procurar no prontuário o nome do paciente e o motivo da consulta. Reserve aquele minuto extra antes de entrar na sala de exames para revisar o prontuário para que possa cumprimentar o paciente pelo nome e mostrar consciência de seus sintomas e histórico.

Acompanhe e se comunique

Se seu paciente fez exames laboratoriais, foi encaminhado a um especialista ou apresentou sintomas significativos, reserve um tempo para ligar e fazer o acompanhamento. Veja como ele está se sentindo e faça um relatório sobre os resultados de qualquer exame. Isso ajuda os pacientes a se sentirem seguros de que sua clínica se preocupa com a saúde deles e não os esquece assim que saem do consultório. Sua equipe também pode ajudar com ligações de acompanhamento e lembretes para agendamento de retorno, garantindo a continuidade dos cuidados.

Ofereça um pouco de tranquilidade

Se você estiver atrasado, pode ficar tentado a fazer uma consulta apressada, mas evite passar essa imagem de pressa no atendimento aos seus pacientes. Reserve alguns minutos para conversar com cada paciente. Tente quebrar o gelo com um bate-papo sobre o tempo, os feriados, a família – algo diferente das informações no prontuário. A conversa deixará seu paciente à vontade, e ele certamente apreciará a abordagem amigável e humana.

Dê atenção à sua sala de espera

Já deu uma boa olhada na sua sala de espera? Pode valer a pena adicionar alguns toques extras para trazer um sorriso ao rosto de seus pacientes. Considere adicionar um canto infantil com jogos, brinquedos e livros, se normalmente você recebe crianças em seu consultório. Atualize suas revistas. Adicione uma ou duas plantas vivas. Também é importante ter alguns dispensadores de gel antibacteriano disponíveis. Os pacientes apreciam ainda a disponibilidade de algumas amenidades, como água e até mesmo um café ou biscoitinhos.

Estabeleça um tom amigável

Tratar sua equipe com gentileza os incentivará a fazer o mesmo uns com os outros e com os pacientes. Distribua sorrisos e gestos amigáveis para definir o tom do consultório. Faça com que a equipe da recepção cumprimente os pacientes na chegada, bem como mantenha a educação e a paciência ao telefone. Sorrisos seus e de sua equipe colherão sorrisos de seus pacientes e os farão voltar.


Com simples gestos e atitudes é possível oferecer aos pacientes uma experiência muito mais rica e diferenciada! Aposte na satisfação de seus pacientes, e os bons resultados serão consequência.

 

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