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Usando o software médico para abordar o gerenciamento de doenças crônicas

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Softwares médicos têm o potencial de gerenciar de forma eficaz e abrangente a saúde de pacientes com condições crônicas, através do uso de ferramentas completas de acompanhamento e comunicação.

Enquanto os softwares médicos estão encontrando maneiras cada vez mais eficientes de gerenciar os fluxos de trabalho dos consultórios e clínicas, eles também desempenham um papel fundamental no engajamento de pacientes com seus cuidados de saúde e principalmente com o gerenciamento de doenças crônicas.

A premissa subjacente de aproveitar as ferramentas do software médico para esse fim seria adotar uma estratégia de alto contato para engajamento do paciente, que pode prevenir episódios de tratamento agudo através do acompanhamento regular do paciente e da orientação constante.

Essa tendência tende ainda a aumentar, à medida que vemos uma mudança no modelo de prestação de serviços de saúde, com cada vez mais consultas sendo realizadas por telemedicina em substituição das consultas convencionais no consultório para acompanhamentos simples. Nos Estados Unidos, por exemplo, onde a telemedicina é uma realidade há bem mais tempo, já é possível observar esse avanço dos acompanhamentos mais constantes através de consultas virtuais.

Portanto, como se espera que as ferramentas de engajamento virtual se tornem mais prevalentes, os softwares médicos também podem, e devem, transformar o gerenciamento de doenças crônicas por meio de uma estratégia mais remota.

Adesão à medicação

O componente mais crucial de um plano de gerenciamento de doenças crônicas bem-sucedido talvez seja um plano de tratamento que garanta a adesão ao(s) medicamento(s). Um software médico completo terá funcionalidades que auxiliam o médico nesse objetivo.

Por exemplo, a possibilidade de consultar com facilidade as bulas dos medicamentos prescritos, de modo integrado ao prontuário, e consultar também o preço desses medicamentos, permite ao médico que tenha transparência com o paciente sobre o valor que deve esperar gastar, além de poder esclarecer na hora eventuais dúvidas do paciente sobre efeitos colaterais, interações medicamentosas, etc. Quanto melhor o paciente conhecer a medicação que lhe foi prescrita, mais confiança terá no tratamento, facilitando a adesão.

Da mesma forma, fazer o acompanhamento regular com esses pacientes em tratamento é uma ótima maneira de lembrá-los e incentivá-los a continuar tomando os medicamentos da forma prescrita. Ao receber uma mensagem do médico perguntando sobre como vai o tratamento e lembrando da importância de seguir corretamente as indicações, o paciente tem maiores chances de se manter motivado e engajado. O software médico pode auxiliar nessa questão com o envio de uma mensagem geral sobre o tema, que seja enviada em massa para todos os pacientes que estão em tratamento no momento. Assim é possível lembrar a todos de modo prático sobre a importância da adesão à medicação.

Comunicação ativa

A comunicação com o paciente pós-consulta vai além de melhorar a adesão à medicação, como citado acima. Manter uma comunicação ativa possibilita lembrar ao paciente também sobre outras prática importantes para o tratamento, enviar informações importantes sobre a doença em questão para educá-lo, informar quando o momento de agendar um retorno para avaliação se aproxima, etc.

Manter essa comunicação se torna mais simples para o fluxo de trabalho do consultório quando essas mensagens podem ser previamente planejadas e então enviadas com praticidade a partir do software médico. Isso pode ser feito com o envio de e-mails em massa, criando listas dos pacientes em acompanhamento para doenças crônicas específicas, e também enviando Whatsapp e SMS para os pacientes através do prontuário ou agenda, no caso de comunicações individuais que necessitem ser realizadas.

Telemedicina

A telemedicina tornou mais fácil para os médicos verem e diagnosticarem seus pacientes transpondo as barreiras geográficas, ao mesmo tempo que alivia os desafios de transporte, deficiências médicas e vários outros problemas debilitantes. O software médico pode facilitar os atendimentos por telemedicina para permitir, de modo remoto, o atendimento a pacientes debilitados e com problemas de se deslocar ao consultório e a realização de acompanhamentos mais simples, por exemplo. Com essa facilidade, os pacientes se sentem mais motivados a realizarem os acompanhamentos e retornos regulares e manterem o gerenciamento de sua condição crônica em dia.

O software médico, além de fazer o devido registro dessa consulta virtual, garante ao médico a possibilidade de emitir documentos médicos para o paciente, como prescrições e atestados, de modo digital, utilizando assinatura digital para a devida validação desses documentos. Assim, logo após a consulta virtual, o paciente já terá recebido em seu e-mail ou celular o documento emitido durante a consulta.

Essa ferramenta é essencial, por exemplo, no caso de pacientes em uso de remédios controlados de uso contínuo, permitindo que eles obtenham com maior facilidade as prescrições necessárias, eliminando a necessidade de se descolar ao consultório apenas para realizar uma consulta rápida e receber uma nova receita.

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O acompanhamento regular dos pacientes com doenças crônicas, facilitado pelas ferramentas do software médico, ajuda a estabelecer uma forte relação médico-paciente, o que permite que os médicos treinem e orientem os pacientes para o engajamento em estratégias de autocuidado.

O gerenciamento de doenças crônicas é um fardo crescente para os sistemas de saúde em várias partes do mundo, e os softwares médicos podem ser particularmente benéficos na redução da incidência de hospitalizações evitáveis e das chances de eventos adversos. Eles têm o potencial de gerenciar de forma eficaz e abrangente a saúde de pacientes com condições crônicas, através das ferramentas integradas para comunicação, educação e telemedicina.

Um software médico completo é essencial para qualquer consultório que deseje estar sempre à frente e oferecer uma experiência excelente aos pacientes. Além dos diversos benefícios que traz para a prática médica e a gestão do consultório, o software é capaz também de beneficiar os pacientes, sendo uma importante ferramenta para que se alcance resultados cada vez melhores nos cuidados de saúde.

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