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Como o software médico aumenta a produtividade do consultório

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Quando um consultório médico é produtivo, isso significa que os diversos processos que fazem parte do atendimento ao paciente estão bem organizados e são executados com eficiência e agilidade, oferecendo assim uma experiência de excelência. Nesse contexto, a produtividade no consultório se torna então sinônimo de pacientes satisfeitos e, em consequência, bons resultados financeiros.

A grande questão é: o que fazer para otimizar os processos e maximizar a produtividade, de modo a alcançar os benefícios de um consultório produtivo?

E a resposta pode ser bem mais simples do que se imaginaria: com um software médico completo e eficiente, que integre todas as melhores funcionalidades de que seu consultório precisa para evoluir.

Quando a tecnologia é sua aliada para organizar todo o fluxo de trabalho, tanto no âmbito da prestação de cuidados aos pacientes quanto no que diz respeito à gestão de seu negócio, se torna muito simples conseguir focar no paciente e em oferecer sempre a melhor experiência, já que toda a parte de registro de dados, geração de documentos, tarefas administrativas, etc., que normalmente consomem tempo e atenção, passam a ser realizadas com praticidade e mesmo automatizadas.

Confira a seguir como o software médico é capaz de aumentar a produtividade do consultório:

Um software que nunca para

Para manter sua produtividade a todo momento, independente de eventuais circunstâncias adversas, e mesmo quando estiver fora do consultório, é indispensável que seu software nunca pare, estando sempre disponível para que você realize as tarefas necessárias. Se a internet do consultório cair você precisa ter a possibilidade de continuar trabalhando normalmente, assim como não pode ter seus atendimentos interrompidos porque uma empresa que hospeda seu sistema médico saiu do ar.

Por isso a primeira forma como um software médico pode contribuir para sua produtividade é oferecendo todas as possibilidades de uso para que você nunca fique na mão. Um sistema médico que funciona exclusivamente na nuvem não pode lhe garantir isso, da mesma forma que um software que funcione apenas instalado também não.

A máxima produtividade só pode ser garantida por um software sincronizado, que funcione tanto instalado em seu computador ou dispositivo móvel, offline, quanto também na nuvem para acesso pela internet em qualquer equipamento. Dessa forma você poderá sempre utilizar seu software, independente da circunstância, seja no consultório, em casa, em uma viagem ou no hospital, conectado à internet ou sem depender dela, em um notebook, tablet ou smartphone.

Agendamento perfeito

O agendamento dos pacientes dita a rotina do consultório e o modo como os atendimentos fluem durante o dia. Se o agendamento não for bem programado e organizado, aumentam as chances de que ocorram atrasos, faltas e erros na marcação das consultas. Todos esses problemas, por sua vez, afetam diretamente a produtividade, a experiência do paciente e os resultados financeiros.

Com as funcionalidades oferecidas por uma agenda eletrônica integrada ao software médico é possível ter eficiência e precisão nas marcações de consultas, programar os horários de atendimento e os tipos de compromisso para cada horário, acompanhar o tempo de espera dos pacientes na recepção, além de aproveitar funcionalidades extras como lembretes automáticos de agendamento enviados aos pacientes por e-mail, confirmação fácil de todas as consultas do dia por mensagem de texto e agendamento online de consultas para maior conveniência e eficiência.

Prontuário eletrônico prático e personalizado

O melhor aproveitamento do tempo da consulta médica ocorre quando o médico consegue focar sua atenção no paciente, para ouvir todos os relatos, tirar todas as dúvidas e explicar sobre diagnósticos e tratamentos com calma e clareza. Isso se torna possível e simples de ser feito com um prontuário eletrônico que permita o registro dos dados de saúde do paciente de modo ágil e prático, criando um histórico completo ao mesmo tempo em que não consome muito tempo da consulta.

O prontuário eletrônico que maximiza a produtividade deve ser organizado com diferentes fichas para fazer registros específicos, como ficha de anamnese, ficha de imagens, ficha de textos do paciente, etc., de modo que o médico possa abrir todas as fichas na tela e ter uma visão geral e acesso rápido a cada uma para fazer as anotações. O prontuário também deve permitir a criação e uso de formulários personalizados, para que o médico tenha à sua disposição fichas específicas de sua especialidade, como é o caso de alguns testes realizados em psiquiatria, algumas calculadoras e gráficos importantes para pediatria, etc.

Também essencial para a otimização do tempo ao registrar os dados da consulta é a inclusão fácil de arquivos no prontuário, para que o médico possa, por exemplo, anexar resultados de exames do paciente em formato PDF ou mesmo como imagem no prontuário, eliminando a necessidade de transcrever todas as informações para que se tenha um histórico completo.

Prescrição e emissão de documentos com agilidade

O software médico pode oferecer aos médicos a possibilidade de criar uma biblioteca com modelos prontos para os diversos documentos que fazem parte de suas rotinas de atendimentos, inclusive fazendo uso de macros que são substituídas automaticamente pelas informações correspondentes quando o documento é emitido

Na prática, isso faz com que a criação e emissão de receitas, atestados, pedidos de exames e outros documentos leve apenas alguns cliques e pouquíssimo tempo. Ao prescrever, por exemplo, bastaria selecionar o modelo pronto de receitas na biblioteca; o médico então selecionaria no bulário integrado os medicamentos que irá prescrever e ao inseri-los na receita eles já mostrariam as informações de dosagem, uso, etc. que estão configuradas como padrão, mas que também podem rapidamente ser editadas pelo médico conforme a necessidade; depois disso a prescrição está pronta e ao clicar para fazer a impressão ou para enviar digitalmente ao paciente, as macros serão substituídas automaticamente, adicionando o nome do paciente, a data e outras informações que constem como macros no modelo da receita.

Como bônus, o uso de modelos prontos, macros e listas integradas de medicamentos, exames, etc. evita a ocorrência de erros, já que a maioria dos dados, quando não todos eles, é incluída nos documentos diretamente a partir desses registros, eliminando a necessidade de digitar cada uma das informações.

App para celular

A rotina de um médico normalmente é cheia, corrida e pode ser até mesmo imprevisível. Ter acesso a informações importantes através do celular é algo que já virou uma necessidade para todos, e quando se trata da medicina e dos dados de agenda médica e prontuários, a disponibilidade dos dados é então imprescindível.

Um médico que busca a máxima produtividade deve poder acessar seu software médico pelo celular ou tablet sempre que precisar, em qualquer circunstância, e através de um aplicativo de verdade. Com um app o médico não depende da internet para acessar as informações de agenda e prontuários, por exemplo, garantindo que mesmo em uma situação em que esteja sem conexão com a internet poderá consultar as informações que precisa.

Mais que isso, o aplicativo para celular, quando conectado à internet, pode oferecer ainda mais possibilidades para realizar diversas ações. É possível incluir novos textos nos prontuários, enviar anexos, etc. E claro, feita a sincronização, depois todos esses dados aparecerão também no software instalado no computador do consultório, bem como estarão disponíveis no acesso pela nuvem.

Comunicação com a recepção

A comunicação entre o médico e a secretária em um consultório é fundamental para o fluxo de trabalho e a organização do atendimento aos pacientes. A comunicação deve ser eficiente e também discreta, e para o máximo de produtividade deve-se utilizar uma ferramenta profissional para a comunicação. Um sistema de chat que funcione integrado ao software médico permite a comunicação com praticidade e focada no contexto do consultório apenas, ao contrário do que ocorre quando um consultório opta pela comunicação interna através de comunicadores convencionais, como o WhatsApp, e as comunicações interna, com pacientes e mesmo pessoal acabam se misturando, o que é uma das maiores armadilhas para prejudicar a produtividade.

A ferramenta profissional mantém o foco no trabalho, permite comunicação instantânea e com alerta para que a chegada de novas mensagens seja percebida e ainda conta com o bônus de outras funcionalidades, como envio de notas com lembretes, envio de imagens, etc.

Telemedicina facilitada

Desde que foi autorizada pelo CFM em caráter excepcional em março de 2020, a telemedicina tem sido cada vez mais utilizada pelos médicos no Brasil. A telemedicina em si já é algo com enorme potencial para aumentar a produtividade no consultório, e quando sua prática é facilitada pelo software médico, com ferramentas integradas para simplificar os processos envolvidos na teleconsulta, então o médico consegue obter ainda mais benefícios da tecnologia.

Com uma solução de teleconsulta que funcione integrada ao software médico, o médico não precisa alternar entre plataformas ou usar outros aparelhos para fazer a ligação, tornando mais prática a realização das chamadas de vídeo. Além disso, o médico consegue ver o vídeo do paciente na tela ao mesmo tempo em que visualiza o prontuário e faz as anotações necessárias, o que ajuda a otimizar o tempo da consulta.

Outro ponto que merece destaque quanto à telemedicina é a emissão de documentos com assinatura digital para os pacientes, para que possam ser enviados digitalmente, sem a necessidade de que o paciente receba a prescrição ou atestado, por exemplo, em papel com assinatura e carimbo à mão. O software médico deve oferecer uma ferramenta integrada para, no momento da prescrição ou criação de qualquer documento, já realizar a assinatura digital e então enviar o documento de modo seguro para o paciente. Isso dispensa que seja necessário utilizar softwares diferentes, que tomariam tempo. Em poucos cliques o documento foi emitido, assinado e enviado ao paciente, seguindo os protocolos estabelecidos pelo CFM.

Importante lembrar que, para que possa emitir documentos assinados digitalmente, o médico deve possuir um certificado digital válido emitido por uma Autoridade Certificadora vinculada à ICP-Brasil. Em nosso ebook você pode se informar e aprender tudo sobre assinatura digital e seu uso na medicina. Faça o download gratuito abaixo:

Saúde financeira em dia

Um consultório produtivo precisa estar também com sua parte administrativa em dia e sendo executada de modo organizado e eficiente. Principalmente quando se trata das finanças do consultório, manter um controle adequado e preciso faz toda diferença para que se obtenha resultados.

O software médico com controle financeiro integrado é a melhor maneira para registrar todos os dados de receitas e custos com praticidade e precisão, gerando o fluxo de caixa e outros relatórios automaticamente. Assim você pode acompanhar dados importantes sobre seu consultório, fazer análises periódicas e buscar melhorias constantes para continuar sempre crescendo e obtendo mais retorno financeiro.

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Com a tecnologia certa à sua disposição, seu consultório pode ser muito mais produtivo e se manter em um caminho de constante evolução. O software médico completo é capaz de agregar eficiência, praticidade, agilidade e organização à rotina do consultório, o que se traduz em uma experiência de excelência para seus pacientes e a garantia do sucesso para seu negócio.

Todos esses recursos abordados no artigo você encontra no HiDoctor®, o único software médico completo e que oferece uma plataforma médica integrada com todas as possibilidades para você e para seu consultório.

O HiDoctor® é o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil e a Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

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