Gostou do artigo? Compartilhe!

Como combater a baixa produtividade em consultórios médicos independentes

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A baixa produtividade no consultório médico pode cobrar um preço alto, afetando seus resultados financeiros, mas o planejamento proativo e as iniciativas estratégicas inteligentes podem garantir um fluxo de trabalho tranquilo e produtivo.

Graças à revolução digital no setor de saúde, muitos médicos estão se sentindo muito mais produtivos e menos exaustos do que nunca. Beneficiando-se de avanços tecnológicos, como softwares médicos, aplicativos de saúde, smartphones e sistemas na nuvem, a produtividade dos médicos aumentou muito. No entanto, sempre há espaço para melhorias e sempre há desafios envolvidos quando se trata de implementação de tecnologia.

De acordo com o Bureau of Labor Statistics, dos Estados Unidos, a produtividade do trabalhador reduziu significativamente desde 2007[1], apesar do aumento do uso de tecnologias de saúde. Embora esse declínio possa ser atribuído à aposentadoria de baby boomers altamente qualificados, também pode ser devido ao fracasso das empresas em investirem em ferramentas de aumento de produtividade, ou ainda falha em medir a produtividade corretamente.

Além desses, os motivos mais perturbadores incluem a falta de otimização do software médico, falha em automatizar as tarefas repetitivas de rotina, treinamento inadequado e a tendência de se concentrar demais na produtividade e no volume de pacientes, ignorando completamente o moral da equipe.

Seja qual for o motivo, qualquer queda na produtividade em seu consultório simplesmente não é aceitável. Você deve planejar com antecedência, funcionando como uma máquina bem lubrificada, com foco em fornecer atendimento de alta qualidade, ao mesmo tempo em que reduz os custos associados e simplifica os esforços administrativos.

A seguir discutimos algumas estratégias inteligentes para combater a baixa produtividade em consultórios independentes:

Uso inteligente do software médico

Sim, o software médico aumenta a produtividade, mas não magicamente. Para que o software médico seja um sucesso em seu consultório, você deve aproveitá-lo em todos os seus fluxos de trabalho, explorando as diversas funcionalidades para otimizar a tecnologia. Você deve escolher uma empresa de software médico que ofereça treinamento para você e sua equipe para aproveitarem todos os recursos do software, e que ofereça também suporte técnico para auxiliar sempre que tiver dúvidas.

Você deve principalmente aproveitar as vantagens dos recursos do software médico que economizam tempo, incluindo o acesso prático aos dados por aplicativos para celular e tablet, prescrição eletrônica, formulários personalizados para sua especialidade, anexo prático de documentos ao prontuário – inclusive a partir do celular – controle financeiro integrado, lembretes e confirmações automáticos de consultas enviados aos pacientes, agendamento online, entre muitos outros recursos.

Tarefas administrativas automatizadas

A tecnologia também é particularmente útil para gerenciar tarefas administrativas em consultórios médicos. Os consultórios perdem um valioso tempo produtivo quando sua equipe gasta tempo em tarefas manuais repetitivas. Em vez disso, se você implantar uma variedade de soluções para aliviar a carga administrativa, poderá não apenas aumentar o moral dos funcionários, mas também interagir melhor com seus pacientes.

Por exemplo, você pode enviar lembretes automatizados de compromissos para os pacientes por e-mail, bem como confirmar todas as consultas do dia de uma só vez enviando mensagens SMS. Da mesma forma, os pacientes podem fazer o agendamento de consultas online, já preenchendo todos os seus dados de cadastro, que são importados diretamente para o software médico. Você pode talvez pensar que implantar todas essas mudanças será um pouco confuso para a equipe, e isso de fato pode ocorrer. Mas também pode ser facilmente evitado começando aos poucos, uma mudança de cada vez, para ver como sua equipe e pacientes respondem a isso e dando a ambos o devido tempo para se adaptarem às mudanças.

Delegação de tarefas à equipe

Mesmo com toda a ajuda da tecnologia, se uma única pessoa tentar acumular funções demais, o resultado é que nenhuma dessas funções será executada com a eficiência e precisão que deveria. Isso é especialmente verdade no caso de médicos. Muitas vezes por ter um consultório independente, com equipe limitada, os médicos acumulam para si mais do que deveriam, inclusive funções sobre as quais não possuem o conhecimento que seria o ideal, o que prejudica o desempenho do consultório e principalmente o atendimento aos pacientes, que deveria ser o foco principal do médico.

Tarefas administrativas, questões financeiras e de contabilidade, etc. podem todas ser delegadas a membros da equipe. E se sua equipe não tem pessoas suficientes para realizar todas as tarefas extras que você está acumulando, então pode ser um ótimo investimento contratar mais funcionários ou mesmo um serviço terceirizado.

Portanto, para garantir o máximo de produtividade em todas as áreas do consultório, é essencial investir em uma equipe qualificada, delegando as tarefas entre os funcionários de modo que ninguém fique sobrecarregado e que cada um possa focar em responsabilidades específicas, executando-as com precisão e eficiência para otimizar os resultados.

Ambiente de trabalho positivo

Nem é preciso dizer que promover um ambiente de trabalho favorável à produtividade realmente aumenta o moral da equipe. Uma equipe feliz é mais produtiva, 31% mais produtiva para ser mais preciso[2]. Você pode tomar uma série de medidas a esse respeito, como treinamento frequente, promoção da cultura e valores do consultório, relacionamento melhorado entre os funcionários, equipe adequada, compartilhamento de feedback positivo e oferta de incentivos financeiros e não financeiros, como bônus, promoções e férias.

Distrações mínimas

De acordo com um estudo, um funcionário médio pode perder mais de oito horas por semana em atividades que não estão relacionadas ao seu trabalho. O que você precisa entender é o fato de que as distrações vêm de várias formas e a mais comum delas são smartphones e outros dispositivos semelhantes.

Você pode combater esse problema criando uma política de tolerância zero ou de uso somente no intervalo de dispositivos pessoais, enquanto os dispositivos de uso do consultório devem privilegiar o uso de ferramentas profissionais e específicas para o ambiente de trabalho. Outras distrações que você precisa resolver vão desde e-mails e reuniões até os próprios colegas de trabalho. É necessário avaliar quais são os possíveis problemas que ocorrem na rotina de seu consultório e buscar soluções de acordo com cada situação específica.

...

Combater a baixa produtividade no consultório médico independente e ainda aumentá-la requer as pessoas certas trabalhando na direção certa, no ambiente certo e com a tecnologia certa. O que você precisa fazer é alinhar suas prioridades que irão promover a produtividade e ajudá-lo a se concentrar mais na prestação de cuidados excelentes aos seus pacientes.

O resultado será uma rotina mais simples para você, maior satisfação para sua equipe, uma experiência otimizada para os pacientes e maior sucesso para o consultório.

 

Referências

[1] Labor Productivity and Costs, disponível em U.S. Bureau of Labor Statistics.

[2] The Link Between Happy Employees and Productivity, disponível em TINY Pulse.

...

O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!