Gostou do artigo? Compartilhe!

HiDoctor® CID-10 Extended - aproveite a integração com os Descritores em Ciências da Saúde

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O HiDoctor® CID-10 Extended é a mais completa classificação de doenças, trazida a você pelo HiDoctor®. Nele você consulta com praticidade as doenças navegando pelos códigos, capítulos, categorias, etc. e também buscando pelo código e/ou descrição específica que deseja consultar.

Em sua versão Extended, o HiDoctor® CID-10 integra funcionalidades que o deixam ainda mais completo, como a consulta e ligação das doenças com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

» Acesse o HiDoctor® CID-10 Extended

O que é DeCS?

O vocabulário estruturado e multilíngue DeCS foi criado para servir como uma linguagem única na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais, assim como para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde.

Os conceitos que compõem o DeCS são organizados em uma estrutura hierárquica permitindo a execução de pesquisa em termos mais amplos ou mais específicos ou todos os termos que pertençam a uma mesma estrutura hierárquica.

O DeCS é um vocabulário dinâmico totalizando 34.118 descritores e qualificadores. Por ser dinâmico, registra processo constante de crescimento e mutação registrando a cada ano um mínimo de 1000 interações na base de dados dentre alterações, substituições e criações de novos termos ou áreas.

Como funciona a integração do HiDoctor® CID-10 com o DeCS?

Ao acessar o HiDoctor® CID-10, você pode fazer login no sistema utilizando seu Login Centralx®. Estando logado, é possível criar ligações entre uma doença e seu descritor no DeCS, de modo que ao consultar essa doença na CID-10 você terá acesso a informações mais completas sobre ela.

Para criar uma ligação é simples:

  1. Basta acessar a doença a qual deseja ligar ao descritor do DeCS e, na página da doença, clicar no link do “Descritor: nome da doença”;
  2. você será levado à página do DeCS que contém a descrição dessa doença;
  3. no DeCS, copie o ID do descritor;
  4. de volta ao HiDoctor® CID-10, clique no ícone HiDoctor CID-10 Extended no canto inferior da tela e informe o código CID-10 da doença e o ID do descritor dela no DeCS e clique em “Inserir ligação”.

Pronto! A doença foi associada ao descritor e agora exibirá informações completas para você!

Você pode consultar todas as ligações que realizou através do menu da barra superior, na opção “Minhas ligações”.

Atente que muitas das doenças do HiDoctor® CID-10 já estão ligadas aos descritores do DeCS e já exibem as informações completas, sem que seja necessário fazer esse processo descrito acima.

BÔNUS: veja ilustrações de anatomia exclusivas relacionadas às doenças

Outra integração do HiDoctor® CID-10 é com o Atlas do Corpo Humano da Centralx®. Acessando diversas doenças no CID-10, ele automaticamente identifica estruturas anatômicas presentes na descrição da doença e apresenta as ilustrações disponíveis dessas estruturas.

BÔNUS 2: salve seus favoritos para consultar com agilidade

Quando você está logado no sistema, também pode favoritar as doenças que mais consulta rotineiramente, de modo que terá acesso rápido e prático a elas sempre que precisar acessando a opção “Favoritos” disponível no menu da barra superior!


A CID-10 é uma ferramenta indispensável que faz parte da rotina de todos os médicos! Salve o HiDoctor® CID-10 Extended nos favoritos do seu navegador de internet e tenha praticidade no dia a dia para consultar as doenças que precisar, acessando informações completas!

» Conheça também o app HiDoctor® CID


O HiDoctor® é a única plataforma médica completa para seu consultório e o software mais utilizado por médicos e clínicas no Brasil. A Centralx® conta com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para a área médica.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!