Gostou do artigo? Compartilhe!

Escolhendo móveis para o consultório médico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Se você está montando seu consultório ou reformando, já deve saber que a escolha dos móveis é uma das partes principais.

A escolha dos móveis depende diretamente do estilo que você quer dar ao seu consultório. Qual objetivo você almeja em sua decoração? Talvez você queira criar um ambiente mais quente, que faça os pacientes se sentirem em casa. Talvez o foco pode ser um ambiente clean e prático, que passe uma ideia de eficiência. Esta escolha é pessoal, e varia de acordo com sua especialidade e seus gostos. Os móveis são parte essencial da composição do ambiente, devendo estar hamonizados com o estilo e cores escolhidos.

Escolhendo móveis para o consultório médico

Veja algumas considerações importantes a fazer quando mobiliando seu consultório:

Conforto e ergonomia

Para além da questão estética, considere móveis que ofereçam conforto e tenham ergonomia adequada, ou seja, garantam uma postura correta ao sentar, tenha altura adequada, etc. Uma poltrona que seja mais baixa, por exemplo, pode causar dificuldade para alguns pacientes idosos ou com problemas de coluna se levantarem. Para você e a secretária principalmente, que passarão boa parte do dia sentados e utilizando a mobília, é muito importante que ela esteja adequada, para evitar problemas.

Espaço disponível

Analise bem o espaço que você possui disponível antes de comprar os móveis. Planeje as peças que irá precisar, onde elas serão posicionadas e faça a medição para garantir que realmente caberão no local, sem esquecer de deixar um bom espaço livre para que as pessoas possam se mover pelo ambiente sem que os móveis fiquem no caminho.

Facilidade de limpeza

Principalmente por se tratar de um ambiente médico, é indispensável que todo o espaço seja sempre bem higienizado, inclusive os móveis. Portanto, é interessante considerar este fator ao escolher a mobília e dar preferência a materiais que sejam mais práticos de limpar. Para assentos, por exemplo, um estofado em couro pode ser limpo muito mais facilmente do que estofado em tecido.

Harmonização

Um ambiente harmonizado, com cores e decoração que integrem um mesmo estilo, proporciona um clima agradável para as pessoas. A maioria das vezes que os pacientes estão esperando por uma consulta eles podem estar se sentindo mal, ansiosos ou preocupados. Oferecer um ambiente tranquilo e que transmita uma boa sensação é uma forma excelente para que as pessoas fiquem mais calmas antes da consulta.

Funcionalidade vs decoração

Além dos móveis básicos, como sua mesa e da secretária, cadeiras, pense também em móveis complementares. Pode ser interessante pensar em prateleiras para objetos decorativos, pequena mesa para água e café e um porta-revistas na recepção, estante para livros dentro do consultório, entre outros.

Para ajudar em todas estas decisões dos móveis a serem escolhidos, uma boa ideia é contratar um profissional, decorador ou designer de interiores. Além de fazerem um planejamento completo do ambiente de acordo com suas ideias, o profissional também já terá boa indicação de onde adquirir ou mandar fazer os móveis.

Uma vantagem de mandar fazer alguns móveis por encomenda é o fato de serem planejados de acordo com o espaço disponível, provavelmente garantindo melhor aproveitamento.

Há ainda a preocupação com os móveis médicos, que irão depender de sua especialidade. Para algumas especialidades pode bastar uma maca para exame físico. Em outros casos pode acontecer da especialidade necessitar móveis específicos para exames e procedimentos que sejam realizados no próprio consultório.

Outra dica importante é pedir referências a colegas médicos. Indague sobre os móveis deles, onde compraram, como escolheram e como é a qualidade e durabilidade. Pesquisando com paciência você com certeza encontrará móveis e equipamentos com o melhor custo benefício para um consultório bonito e confortável.

Gostou do artigo? Compartilhe!