Gostou do artigo? Compartilhe!

O que é realmente importante para montar um consultório médico?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Abrir seu próprio consultório é um processo que irá demandar tempo e dedicação, mas que trará realização profissional e reconhecimento em sua área de atuação. Com um bom planejamento, atenção aos detalhes e um bom software médico que ajude na organização e gestão do seu dia a dia, a montagem do consultório pode ser bem mais fácil do que parece à primeira vista.

Montar consultorio medico

Partindo da ideia até ter o consultório em funcionamento, você passará, basicamente, por quatro etapas. Leia abaixo o que realmente importa em cada etapa e comece a montar seu consultório médico:

1. Estratégia e Planejamento

Seu consultório, assim como a maioria dos sonhos e projetos, começa com uma ideia. Para que ele possa sair das ideias e se tornar realidade, é necessário fazer um planejamento, que dará a você um melhor controle sobre todo o processo, garantindo um resultado final de acordo com aquilo que você esperava. Esta etapa é o momento de definir seus objetivos, pesquisar as diferentes possibilidades que você tem, quanto a público-alvo, localização, modelo de negócio, se deve ou não dividir o consultório com outros médicos, e assim pensar uma estratégia que funcione não apenas no curto prazo, mas que seja compatível com suas metas de longo prazo e lhe traga realização pessoal e profissional.

2. Montagem do consultório

Este é o momento de ver suas ideias ganhando vida. Quanto mais detalhado e completo tiver sido seu planejamento, mais simples será a execução do projeto. Tendo o local definido, você poderá planejar o layout, as reformas necessárias (inclusive das instalações elétricas), a decoração e também adquirir os equipamentos necessários. Nesta etapa, será importante consultar profissionais qualificados, como um arquiteto, designer de interior ou decorador, para que ajudem na criação de um ambiente funcional, sem deixar de lado a parte estética.

Você precisará de uma equipe,fornecedores e prestadores de serviços. De acordo com a estrutura do consultório que planejou, a equipe pode ir desde apenas uma secretária até várias secretárias, contador, técnicos ou outros profissionais. Além de pessoas que cuidem da limpeza, fornecedores de materiais, etc.

Por fim, com o consultório montado, você deverá obter as licenças necessárias(como alvará de funcionamento e licença da vigilância sanitária) para que possa colocá-lo em funcionamento. Este também é o melhor momento para formar parcerias com centros de exame e diagnóstico, e estabelecer os convênios, caso pretenda trabalhar nesses moldes.

3. A tecnologia e os processos

O consultório está pronto para começar a funcionar, mas antes é importante planejar como será todo o funcionamento do mesmo, definindo processos que permitam a organização e eficiência do consultório. Você deverá definir horários de atendimento, como será a divulgação de seu consultório, como será o agendamento de consultas, entre outros detalhes. Um bom software médico poderá ajudá-lo em todos estes processos.

Existem muitos programas para consultório médico disponíveis no mercado, mas poucos poderão lhe oferecer todas as soluções que você precisa em um só lugar. A gestão e a organização de um consultório envolvem diversos fatores, mas não precisam ser algo complicado se você tiver o controle de tudo em uma só plataforma completa, como a Plataforma HiDoctor®, que oferece, além da parte clínica, agendamento completo, inclusive com agenda online, site médico integrado e perfil no maior catálogo de médicos da internet brasileira, entre outras vantagens.

4. Gestão no dia a dia

Com o consultório funcionando, agora é o momento de se dedicar ao principal objetivo: oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes. Desde a marcação da consulta até o pós atendimento, é importante que cada etapa seja simples e eficiente, tanto para o paciente quanto para o médico e a secretária.

Além de uma agenda completa que permita à secretária organizar as consultas com praticidade e garantindo o melhor aproveitamento do tempo, também o prontuário eletrônico é uma das partes principais que irá garantir um atendimento de qualidade. Um prontuário completo, com diversas fichas e formulários personalizáveis que possam atender às necessidades de sua especialidade, farão com que você gaste pouco tempo para anotar os dados da consulta e assim dedique um tempo maior a ouvir e examinar os pacientes.

O dia a dia de um médico pode ser corrido e estressante, por isso é preciso que você possa acessar suas informações a qualquer momento, mesmo que não esteja no consultório. A mobilidade é sempre palavra-chave nos dias atuais. Uma solução como a oferecida pelo software médico HiDoctor®, por exemplo, permite acesso pelo desktop no consultório, com melhor performance e sem depender de internet, mas também oferece a sincronia dos dados na nuvem, de modo que podem ser acessados a partir de qualquer notebook, tablet ou smartphone com acesso à internet, de modo seguro e a qualquer momento.

Não podemos nos esquecer de que é indispensável que você tenha controle sobre toda a parte financeira de seu consultório e possa acompanhar por relatórios e gráficos como tem sido a performance de seu empreendimento. Analisando dados e estatísticas sobre os atendimentos e seus ganhos, você pode sempre otimizar ainda mais o serviço prestado e seus lucros.

Pronto para começar o planejamento e abrir seu consultório? Preparamos um PDF completo detalhando cada uma das etapas. Faça o download clicando na imagem abaixo e acesse-o de modo prático no computador, tablet ou smartphone.

 

O HiDoctor® é um software médico completo para o seu consultório, que irá ajudar a organizá-lo e realizar com simplicidade e praticidade todos os processos do dia a dia! Conheça mais sobre o melhor sistema para consultórios médicos e veja como ele pode ajudá-lo em sua carreira médica. Esperamos poder fazer parte deste sonho com você, contribuindo para realizá-lo. Boa sorte e sucesso!

 

Gostou do artigo? Compartilhe!