Gostou do artigo? Compartilhe!

4 estratégias de design para uma experiência ideal do paciente

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O design é importante em todos os ambientes, e instalações de saúde de todas as formas, tamanhos e especialidades não são exceção a isso. O design do seu consultório pode contribuir muito para que os pacientes se sintam mais confortáveis.

Em todo o espaço, desde a área de recepção até as salas de atendimento, existem necessidades únicas e algumas soluções universais que criam uma abordagem de atendimento centrada no paciente.

Seja o caso de um novo consultório sendo montado, ou apenas uma reforma necessária em um consultório já estabelecido, os aprimoramentos mais importantes dependem de se tomar uma decisão moderna em vez de seguir o status quo.

Naturalmente haverá idiossincrasias entre os ambientes. Se em consultórios individuais é mais fácil dar atenção ao design e à decoração, por outro lado em hospitais e clínicas existem requisitos diferentes e uma divisão muito rígida entre equipamentos médicos e design de interiores. Conseguir contornar essas situações e harmonizar devidamente o espaço com os equipamentos pode ser um desafio, mas não necessariamente um que não possa ser conquistado.

A diferença está nos detalhes

Os toques especiais que demonstram atenção aos detalhes em um espaço são realmente um diferencial para os pacientes.

Pense na maneira como as pessoas se sentem enquanto estão em um consultório médico e certifique-se de que haja elementos calmantes para aliviar a tensão de lidar com questões de saúde.

As pessoas se sentirão universalmente melhores com assentos bem acolchoados e confortáveis, especialmente em se tratando de quartos hospitalares ou assentos adaptados para pessoas com problemas de mobilidade. O espaço da recepção, obviamente, também se beneficia de acomodações aprimoradas.

Muitos pacientes experimentam ansiedade, aborrecimento, medo e toda uma série de sentimentos menos agradáveis antes, durante e após uma consulta. Paredes brancas, móveis sem graça e obras de arte datadas não fazem nada para deixar alguém mais confortável.

Escolha uma paleta de cores coesa e não antagônica, levando em consideração que o verde pode fazer as pessoas se sentirem mais doentes. Azuis suaves, amarelos alegres e cinzas levemente tingidos são a escolha perfeita, especialmente quando combinados com tecidos coordenados.

Quanto mais confortável o paciente, mais ele abraçará os detalhes mais emocionantes, como pinturas intrigantes que destacam a paleta da sala ou uma fotografia que é edificante e de bom gosto. Nos espaços de recepção, escolha algumas plantas que sejam adequadas à sua situação de iluminação (mesmo que isso torne uma samambaia falsa uma ideia melhor), mas fáceis de manter pela equipe.

Cartazes informativos são uma marca registrada dos consultórios médicos, alguns dos quais são bastante datados ou pouco atraentes. Mesmo que os especialistas achem que esses materiais são importantes, uma moldura de bom gosto pode deixar o ambiente mais moderno e convidativo para todos os incluídos.

Qualidade, durabilidade e facilidade de limpeza

Ao pesquisar tecidos e selecionar móveis, planeje cada espaço para garantir que você não precise trocar o mobiliário regularmente. Dê preferência a estruturas feitas de metais reforçados e materiais de alta qualidade que resistirão ao tempo tão bem quanto os equipamentos clínicos. Vale a pena escolher móveis atemporais e testados pelo tempo.

A facilidade de limpeza anda de mãos dadas com a durabilidade. Os estofados de vinil não são todos iguais – alguns deles são classificados para diferentes solventes que são significativamente mais fortes do que os usados em outras indústrias. Isso é extremamente importante de considerar em quartos hospitalares e salas de atendimento, garantindo que todas as especialidades estejam preparadas para o pior quando se trata de reações e condições do paciente.

A importância da iluminação

A luz natural é um luxo concedido a poucos espaços clínicos e espera-se que seja incluída nas áreas que mais precisam dela. Felizmente, existem opções artificiais que imitam a luz do sol, com tons mais quentes que são inerentemente mais calmantes.

Os LEDs são mais duradouros e estão disponíveis em tamanhos que podem ser trocados por lâmpadas fluorescentes e incandescentes em qualquer área. Os quartos hospitalares e salas de exames devem apresentar um dimmer que possa garantir que a iluminação seja adaptada ao gosto do paciente e do médico.

Os médicos também precisam ser atenciosos ao criar um esquema de iluminação. Adicione pontos de iluminação direta em áreas que exigem foco e concentração máximos, incluindo áreas de recepção e bancadas de trabalho. Algumas dessas lâmpadas podem ser ajustadas para se adequar à iluminação preferida do usuário, com alguns optando por uma temperatura de iluminação mais brilhante e mais fria.

Feedback e pesquisa são fundamentais

Se você está lendo este artigo, você está indo na direção certa. Opiniões informadas de especialistas são um ótimo lugar para começar, especialmente aquelas que vão além das dicas e truques universais e começam a explicar as necessidades específicas de espaços específicos.

É importante trabalhar com profissionais durante a montagem do seu espaço, especialmente designers informados sobre móveis que vão além da estética, ao lado de arquitetos e empreiteiros que estão modificando o espaço.

Particularmente com uma atualização ou reforma do espaço, é útil buscar feedback direto daqueles que passaram pela experiência de atendimento em seu consultório. Pesquisas digitais, perguntas simples e pesquisas de mercado fornecem informações valiosas que vão além de dados ou decisões desinformadas das partes interessadas.

Isso também inclui os médicos e funcionários que trabalham no espaço, que têm ainda mais experiência sobre as áreas com as quais mais interagem.

Alguns dos resultados podem surpreendê-lo, outros podem refletir seu processo de pensamento inicial, mas cada resposta é significativa para o maior sucesso do seu ambiente.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!