Gostou do artigo? Compartilhe!

Os 5 primeiros passos para começar seu consultório médico independente

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Os médicos decidem praticar a medicina de forma independente por uma infinidade de razões. Alguns desejam a liberdade de fazer as coisas do seu jeito depois de anos trabalhando como funcionários em clínicas e hospitais. Em outros casos, um médico pode ter a oportunidade de assumir uma clínica ou atender a uma necessidade de saúde não atendida em uma nova cidade. Outros ainda, já desejam iniciar suas carreira abrindo seus próprios consultórios.

Seja qual for o ímpeto, a ideia de abrir e administrar uma clínica ou consultório médico independente na era das fusões e aquisições de hospitais pode ser assustadora. Um consultório médico independente pode sobreviver neste ambiente?

Em uma palavra, sim. Não só os consultórios independentes podem sobreviver, eles podem prosperar.

A chave para começar um consultório médico próprio de sucesso é o planejamento adequado. Saber quais passos tomar e quais erros evitar é fundamental para garantir um consultório sustentável e lucrativo.

Veja alguns conselhos sobre como abrir um consultório independente – e ter sucesso. Seguindo estas cinco etapas você poderá começar no caminho certo!

Estabeleça sua motivação e missão

Entenda por que você quer trabalhar como médico independente. Existe uma razão financeira? Um desejo de melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal? Ou você deseja oferecer um tipo diferente de atendimento ao paciente, talvez com um toque mais personalizado?

Uma apreciação de suas motivações ajudará a definir sua missão, que define a estrutura para o tipo de consultório que você construirá e mapeia as etapas para lançá-lo. Ainda mais importante, sua missão servirá como um ponto de ancoragem, um ideal sobre o qual você pode referenciar continuamente para medir se seu consultório está cumprindo seu propósito.

Visualize o futuro

Uma vez que sua missão esteja claramente definida, estabeleça metas de longo prazo para seu consultório. Você não pode chegar lá em uma etapa, mas certamente pode se esforçar para isso desde o primeiro dia. Por exemplo, você deseja se tornar um consultório de atendimentos personalizados? Você deseja expandir seu negócio para incluir serviços auxiliares, como serviços de saúde comportamental ou uma clínica de medicina esportiva? Deseja focar no uso da tecnologia para um acompanhamento constante dos pacientes?

O tipo de consultório que você deseja construir afetará as tarefas envolvidas em iniciá-lo, como obter credenciamento em seguradoras, localizar um espaço inicial que possibilite expansão futura e contratar pessoas com as habilidades necessárias para tornar seu consultório bem-sucedido.

Crie sua marca

A combinação de sua missão e sua visão se torna sua “marca”. A cultura e o ambiente que você está criando influenciam como você se divulga para sua população de pacientes-alvo.

Invista tempo e dinheiro antecipadamente para desenvolver um nome memorável, um logotipo forte e uma declaração de missão que comunique aos pacientes em potencial sobre o que é seu consultório. E lembre-se de que o rebranding custa significativamente mais do que o branding, por isso é melhor refletir bastante para acertar na primeira quanto aos seus materiais de marketing.

Desenvolva um plano de projeto

A melhor maneira de garantir que você não perca uma etapa do seu planejamento é desenvolver um plano de projeto. Este plano deve incluir uma checklist dos itens que precisam ser concluídos antes da inauguração do consultório, bem como uma lista das tarefas contínuas. Alguns exemplos de tarefas contínuas incluem registros estaduais e federais, conformidade, credenciamentos, marketing, contratação e gerenciamento de recursos humanos, etc.

Não deixe que o número e a complexidade das tarefas o assustem. Você pode abrir seu consultório com sucesso se informando sobre o que precisa ser feito e, em seguida, definindo prazos para a conclusão de cada tarefa.

Encontre um local e espaço apropriados

A máxima é verdadeira: localização é tudo. Certifique-se de realizar uma avaliação completa de seu mercado para determinar se um local potencial tem a população de pacientes necessária para sustentar seu consultório a longo prazo.

Revise as tendências da população, o crescimento da comunidade e novas licenças de construção, juntamente com locais existentes ou planejados de outros consultórios particulares e hospitais. Não escolha um local baseado na nostalgia de um bairro ou no que parece ser um local movimentado. Faça sua pesquisa e baseie sua decisão em fatos.

Também gaste tempo pesquisando que tipo de espaço funcionará melhor para seu consultório – e seu bolso. Encontrar um espaço médico pronto para uso ou um que precise apenas de algumas atualizações cosméticas é uma ótima maneira de manter os custos baixos, pois uma construção completa pode ser muito trabalhosa, demorada e cara.

No entanto, de tempos em tempos, pode surgir uma oportunidade de comprar um local, e isso pode beneficiá-lo ao adicionar um ativo imobiliário ao seu portfólio. Claro, consulte seu advogado para garantir que a propriedade será protegida se surgir um processo legal.


O trabalho de abrir um consultório pode ser esmagador, especialmente como um médico independente sem ninguém para ajudar na tomada de decisões e no trabalho administrativo, por isso muitos médicos buscam os serviços de um consultor experiente para orientação e assistência.

Ao reconhecer as lacunas de conhecimento, você está ajudando a garantir que tome a melhor decisão para você, que também faz mais sentido para os negócios.

Durante esse período, considere entrar em contato com colegas que passaram pelo processo e podem compartilhar o que funcionou para eles e o que não funcionou. Erros são caros, então não tenha medo de pedir ajuda, especialmente se você puder evitar cometer esses erros em primeiro lugar.

A transição de médico assalariado para proprietário de consultório médico é uma jornada – e uma jornada longa e desafiadora – mas emocionante, e que pode levar ao contentamento profissional e ao sucesso financeiro.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!