Gostou do artigo? Compartilhe!

Saiba como escolher a melhor maca para o consultório ou clínica

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Você quer oferecer o melhor atendimento aos seus pacientes. Pode parecer algo simples, mas são muitos os fatores envolvidos para alcançar este objetivo. Seja no momento de montar seu consultório, ou caso esteja pretendendo fazer uma renovação no espaço, uma questão importante a considerar é a escolha dos móveis.

E quando pensamos em mobiliário médico, o primeiro móvel que vem à cabeça é com certeza a maca, ou mesa clínica, indispensável em qualquer consultório médico, independente da especialidade que o médico atenda.

São diversos os modelos de maca disponíveis no mercado, das mais simples às mais complexas, utilizando diferentes materiais, com regulagens diversas e se adaptando a vários tipos de uso. Assim, para escolher a melhor maca para seu consultório médico, observe algumas características:

Tipo e usos

De acordo com a especialidade do médico, a maca pode ter usos diferentes, tanto em relação à frequência do uso, quanto em relação ao tipo de exame físico realizado nela. Um oftalmologista, por exemplo, provavelmente usará muito pouco a maca, com muitos nem mesmo possuindo uma. Já um clínico geral usará a maca com grande frequência e para diversas avaliações físicas diferentes.

O tipo da maca deverá ser de acordo com o uso que será feito. Ela poderá ser móvel ou fixa, possuir regulagens de encosto, altura ou outras, ser mais compacta ou mais robusta, possuindo apenas o espaço para posicionar o paciente ou sendo modulada com gavetas, portas ou outros espaços que permitam guardar materiais e equipamentos, por exemplo.

Material e durabilidade

As macas podem possuir sua estrutura em metal ou madeira, na maioria dos casos, com os mais diversos tipos de design. O importante é conferir exatamente qual o material utilizado, quanto peso suporta e se tem boa durabilidade, bem como se oferece fácil manutenção caso seja necessário. Confira ainda como é feito o acabamento do material, principalmente no caso do móvel ser de madeira, para garantir que seja imunizada, por exemplo.

Conforto

Para que a maca seja confortável, são 3 as principais características que devem ser observadas: o colchão utilizado, a adequação ergonômica do móvel e as dimensões. Lembre-se que seus pacientes podem ser os mais variados em relação a tamanho e peso, portanto, para que estejam confortáveis, todos devem conseguir utilizar a maca sem problemas, conseguindo subir, ajustar a posição com facilidade e se movimentar. Para o colchão, especialmente, prefira aqueles com espuma de alta densidade, que garantem maior estabilidade ao paciente.

Adequação ao espaço

O tamanho da maca é importante não apenas para o conforto do paciente, mas também para a adequação ao espaço. Não adianta investir em uma maca grande e confortável, se o consultório é pequeno e o móvel irá atrapalhar o fluxo de movimento na sala, bem como sua própria utilização. Atente para as dimensões e tire as medidas do espaço disponível para colocar a maca. Considere ainda se será possível movê-la para fazer a limpeza do espaço e se ela harmoniza com o design do restante do ambiente, de acordo com seu material, cor e estilo.

Marca e garantia

Assim como fazemos ao comprar qualquer outro produto, observe a marca da maca, se é feita por uma empresa especializada em móveis para área médica e se tem reconhecimento. Procure avaliações e opiniões sobre o produto e sobre a empresa para saber os pontos positivos e negativos. Esteja atento ainda se o móvel obedece às normas de segurança cabíveis.

Outro ponto muito importante é saber qual a garantia dada pelo fabricante, caso ocorra qualquer problema. Na maioria dos casos vale a pena pagar um preço maior, mas ter a tranquilidade de saber que a empresa é séria, de confiança e os produtos são de qualidade e recomendados. Melhor ter um gasto um pouco maior, com a certeza que caso ocorra qualquer problema o mesmo será solucionado, do que economizar, mas ter o risco de ficar na mão quando mais precisar.

Acessórios

Observe quais acessórios você irá precisar para utilizar a maca escolhida, para já adquiri-los o quanto antes. A maioria das macas precisam de uma escadinha para auxiliar os pacientes a subirem na mesma, já que possuem altura mais elevada. Veja se o fabricante da maca fornece também a escada junto, seguindo o mesmo estilo do móvel.

Você precisará também de material para forrar a maca que possa ser trocado com facilidade para garantir a higiene nos atendimentos, como lençol de papel ou plásticos para forrar. Observe se a maca permite a troca fácil e simples desses materiais. Se achar necessário, considere outros acessórios, como um travesseiro ou apoio para a cabeça, apoio para os pés, etc.

A excelência do atendimento médico vem da preocupação com todos os detalhes, desde a estrutura do consultório, as tecnologias utilizadas, até a relação estabelecida com os pacientes. A aparência do consultório e a qualidade dos móveis e equipamentos são decisivos na impressão causada nos pacientes e na experiência dos mesmos. Atente para todos os fatores citados acima e faça a melhor escolha de maca para o consultório.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!