Gostou do artigo? Compartilhe!

Preciso de um contador para meu consultório?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A contabilidade é uma área essencial para todo negócio, quer seja no comércio, na indústria ou na prestação de serviços. Sendo uma ciência que estuda o patrimônio, abrange vários setores importantes da empresa, como o financeiro, custos, recursos humanos e tributário.

Preciso de um contador para meu consultório?

Seu consultório ou clínica médica é uma empresa e precisa funcionar como tal. É necessário contratar funcionários, efetuar pagamentos de fornecedores, receber dos clientes, recolher impostos, apurar lucros, etc. E isso independente se você trabalha como autônomo ou pessoa jurídica.

Dessa forma, contratar um contador ou uma empresa de contabilidade que possua especialização na área médica é algo indispensável para a saúde do consultório, não apenas quanto à parte financeira, mas quanto a todo o gerenciamento do consultório de modo geral.

Dispensar a contratação de um serviço de contabilidade para o consultório implicaria que todas estas tarefas de cobranças, pagamentos, contratações, impostos, etc. ficariam na mão do próprio médico, que já tem uma rotina bastante sobrecarregada normalmente. Assim, ou o tempo dedicado a atendimentos ficaria comprometido, ou o tempo livre do médico, que deveria reservar para sua vida pessoal. Há ainda a questão que muitas destas tarefas de contabilidade exigem conhecimentos específicos, que precisariam ser bem estudados e compreendidos pelo médico para que fossem executadas corretamente.

Em suma, o tempo e energia que seriam gastos não valem a economia do que seria pago ao contador.

Sempre abordamos em nossos artigos tanto sobre a importância do foco no paciente, buscando estratégias e ferramentas que permitam ao médico dedicar mais tempo e atenção aos atendimentos, assim como falamos sobre a importância de um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, que garantam boa qualidade de vida ao médico e evitem problemas como o burnout. Desse ponto de vista, ter um contador ou escritório de contabilidade é um investimento na qualidade dos atendimentos e na própria tranquilidade e bem-estar do médico.

Claro que o médico deve acompanhar de perto e estar ciente de todas as questões do consultório, mas acompanhar não significa que ele tenha que fazer tudo sozinho. Foque sua atenção na medicina e deixe questões burocráticas para serem resolvidas por quem realmente entende do assunto. Você ainda ganha informações atualizadas sobre estas questões, que são cruciais para a sua tomada de decisões. Em outras palavras, você terá mais resultados.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!