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Como fazer pesquisa de mercado para abrir um consultório médico?

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Sempre que se fala na abertura ou reestruturação de um empreendimento, o termo "pesquisa de mercado" está presente. A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta importante para que você obtenha infor­mações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar. Quanto maior o seu conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores e concorrentes, me­lhor será o desempenho do seu negócio.

Uma pesquisa de mercado consiste na coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores. Você como médico abrindo um consultório próprio deve estar ciente de que um consultório é um empreendimento, e para começar certo é preciso uma estratégia de negócios e um correto planejamento.

Como fazer pesquisa de mercado para abrir um consultório médico?

Com a pesquisa de mercado será possível tomar decisões quanto ao melhor local para o consultório, o melhor modelo de atendimento a ser adotado, ter uma ideia de preço da consulta e até mesmo já estabelecer quais estratégias de marketing deverão ser trabalhadas. Pode ser necessário fazer várias pesquisas de mercado, cada uma focada em um objetivo específico, com seu público-alvo próprio, e portanto exigindo métodos específicos de realização.

Abaixo você confere 5 etapas para fazer sua pesquisa de mercado e chegar a todas estas definições sobre o consultório que planeja abrir.

1. Objetivo e Público-alvo

Em um primeiro momento você deve definir qual o seu objetivo com a pesquisa, e qual público-alvo deve ser pesquisado para se chegar às respostas pretendidas. Como dito anteriormente, para diferentes objetivos pode ser necessário realizar pesquisas diferentes. Os dois focos mais importantes de pesquisar para abrir seu consultório, cada um voltado para um público-alvo, seriam:

a) Conhecer mais sobre os pacientes em potencial, os fatores que mais importam para eles ao escolherem um médico, etc.

b) Descobrir mais sobre a concorrência, o modelo de atendimento que os médicos tem utilizado, se há muita oferta da sua especialidade na região, etc.

2. Método da pesquisa

Quanto ao método, a primeira definição é se a pesquisa será quantitativa ou qualitativa. A primeira é um método que trabalha com indicadores numéricos e segue critérios estatísticos, sendo apropriado para medir opiniões, atitudes e preferências de um público-alvo. Já o método qualitativo foca em conhecer a percepção dos entrevistados sobre o objeto pesquisado, sem quantificá-los.

A pesquisa qualitativa é a mais indicada para análise dos concorrentes, principalmente utilizando o método do cliente oculto. Uma pessoa pode entrar em contato com consultórios concorrentes, como se fosse um paciente, e colher informações em geral sobre o atendimento, seja a respeito do modelo de atendimento, facilidade de marcação, atendimento de convênios, estrutura do consultório, cordialidade do médico e funcionários, etc. Muitas informações sobre os concorrentes podem ser mesmo obtidas pela internet, através dos sites e redes sociais.

Para análise dos pacientes é necessário uma pesquisa quantitativa. Existem diversas formas de obter a resposta dos pacientes em potencial sobre as questões que deseja saber. Podem ser realizadas entrevistas pessoais, seja abordando pessoas na rua ou solicitando a pessoas que já tenha contato. Por exemplo, se você já atende em outro local, pode elaborar seu questionário de pesquisa e pedir que seus próprios pacientes respondam. Atente para o fato que se o local de atendimento não pertence a você, é necessário pedir autorização ao responsável para que faça essa pesquisa com os pacientes.

Uma opção mais prática, mas que pode ter um menor retorno de respostas, é realizar esta pesquisa online. Criando um formulário online com a pesquisa, você pode tanto enviá-lo para o email dos pacientes quanto pode divulgá-lo em redes sociais, ou até mesmo enviá-lo por Whatsapp. Um bom atrativo para que mais pessoas respondam é realizar o sorteio de algum brinde entre aqueles que participarem.

3. Preparação da pesquisa

Este é o momento de definir tudo que você precisa colher de informações para que possa tomar as decisões quanto ao seu consultório.

Na pesquisa com os concorrentes você deve montar um roteiro de tudo que deve ser perguntado e observado nos consultórios, depois deve definir quais serão os consultórios pesquisados. Crie um formulário onde a pessoa que escolher para agir como cliente oculto deverá informar todos os dados coletados e as observações/avaliações realizadas a respeito dos consultórios.

Uma questão a considerar é se o cliente oculto irá de fato agendar uma consulta e se consultar, ou apenas visitar o consultório, fazendo as perguntas sobre o atendimento, mas sem de fato realizar o agendamento, ou ainda agendar e desmarcar posteriormente.

Alguns pontos interessantes de serem analisados:

  • Quais as opções para agendamento de consulta (telefone, email, online, Whatsapp)?
  • Atende convênios?
  • Boa localização do consultório? Boa estrutura física? Como é o espaço? Fácil acesso? Estacionamento? Conforto? Oferece distrações?
  • Consulta agendada para quanto tempo a partir da data de contato?
  • Atendentes são cordiais e prestativos?
  • Qual o tempo médio da consulta? Quais os valores?
  • Facilidade de contato com o consultório para dúvidas, marcações e alterações no agendamento?
  • Realiza confirmação da consulta? Envia email para os pacientes?
  • Utiliza software no consultório? Utiliza outras tecnologias?
  • Eficiência no atendimento?
  • Tempo de espera no consultório é longo ou curto?

Na pesquisa com os pacientes deve ser criado um questionário para que eles respondam e então definir os locais onde os questionários serão aplicados ou meio através do qual serão enviados. Deve-se ainda planejar como será a divulgação desse questionário no caso de preenchimento online, para que possa atingir o máximo de pessoas.

Algumas questões interessantes de serem perguntadas:

  • Qual o fator mais importante na hora de escolher um médico (proximidade, convênio, indicação, disponibilidade de data e horário)?
  • Quais principais características espera encontrar no consultório? E no médico?
  • Utiliza a internet para buscar por médicos? Utilizaria serviços online de agendamento?
  • Qual a forma preferencial de contato?
  • Quanto acha que é o tempo ideal para uma consulta?
  • Consultaria com médico que só atenda particular? Por quais motivos?
  • Quais amenidades acha importante que o consultório ofereça (água, café, biscoitinho, estacionamento, WiFi, revistas, televisão)?

Não esqueça de incluir dados demográficos no questionário, como idade, profissão, escolaridade, faixa de renda mensal, região de moradia, etc. Dê também preferência sempre a questões que ofereçam múltipla escolha, ao invés de perguntas em aberto.

É importante observar que o questionário e o roteiro para avaliação dos concorrentes não devem ser muito extensos, para que não fique algo cansativo e venha assim a prejudicar a coleta de informações com diversas fontes.

4. Aplicação da pesquisa

Com tudo planejado é hora de partir para a prática e realizar as pesquisas. Estabeleça um período ao longo do qual as pesquisas serão realizadas de modo que seja possível chegar à quantidade de dados desejada.

Como dito anteriormente, muitas das informações quanto aos concorrentes podem ser conseguidas através de pesquisa online ou simples contato telefônico. Como são meios menos dispendiosos, reúna primeiro todas as informações que conseguir através deles, para depois então partir para o contato físico. Você mesmo pode optar por atuar como cliente oculto, indo até os consultórios, ou pode contratar alguém para realizar este serviço.

Também para a aplicação dos questionários aos pacientes, se for utilizada a abordagem nas ruas, deve-se contratar pesquisadores para que façam as entrevistas.

5. Análise de dados e tomada de decisão

Uma vez que todos os dados tenham sido coletados, é hora de organizá-los. O ideal é que eles sejam tabulados em um software como o Excel, permitindo que possam ser entendidos com facilidade, inclusive gerando gráficos.

Após organização e análise dos dados, você poderá destacar aqueles pontos que achou mais relevantes, fazendo um relatório final a partir do qual poderá tomar as decisões sobre o seu consultório, ajudando a desenvolver seu plano de negócios e colocá-lo em prática.

Leia nosso artigo sobre como montar um plano de negócios para o consultório.

 

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