Gostou do artigo? Compartilhe!

Escolhendo o local ideal para abrir o consultório

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Abrir seu consultório médico é uma grande realização e para garantir que você alcance o sucesso que deseja, é necessário um bom planejamento em todas as etapas do processo, atentando para diversos pontos importantes.

O local do estabelecimento, por exemplo, é essencial, e deve ser escolhido levando em conta o público-alvo, a facilidade de transporte, o tamanho do imóvel, o custo-benefício, entre outros fatores.

Escolhendo o local ideal para abrir o consultório

Veja a seguir o que considerar ao escolher o local ideal para seu consultório médico:

Localização

Este é o ponto mais importante da escolha do consultório: ele precisa estar bem localizado. Para definir o que é uma 'boa localização' para você, precisamos que você faça uma análise.

Qual é o seu público-alvo? Esta definição tem influência na região onde pretende abrir seu consultório. Procure saber se há demanda pelo seu serviço na área que tem em mente, se há novos pacientes em potencial na região. Um consultório pediátrico numa região boêmia pode não ser uma boa ideia, mas localizá-lo numa área escolar pode alavancar o negócio.

Regiões centrais, áreas comerciais e movimentadas são bons locais para médicos que procuram um público heterogêneo que desejam construir sua base de pacientes. Já os profissionais que procuram um público mais homogêneo por lidar com procedimentos específicos, podem se deslocar para regiões residenciais e bairros próximos ao centro.

A acessibilidade é o próximo fator a se considerar: a região é de fácil acesso para seu público? Há transporte público próximo ou local para estacionamento? Será fácil chegar ao seu consultório? Lembre-se dos pacientes que podem ter dificuldade de locomoção e todos aqueles que se sentirão desmotivados a fazer-lhe uma visita caso o trajeto seja complicado.

Considere também a concorrência. Talvez a região seja boa para seu público, mas pode já estar saturada de profissionais da mesma área. Isto pode ser um entrave para a consolidação e expansão de seu consultório.

Se sua especialidade depende de serviços auxiliares, como realização de exames ou procedimentos que são feitos por terceiros, uma localização próxima a estes locais pode ser um bom diferencial, facilitando a vida dos pacientes. Proximidade com farmácias também é um detalhe interessante.

Por fim, avalie também o quanto a localização é favorável para você: se o tempo de deslocamento e o gasto com transporte são razoáveis, se a região oferece serviços para atender às suas necessidades, se é próxima de seus outros afazeres, etc.

Espaço

Se você já escolheu a região onde irá instalar seu consultório, deverá começar a busca por imóveis, e uma das primeiras questões a se considerar é o espaço necessário para seu consultório: ele será pequeno, para uma equipe modesta? Você pretende trabalhar com outros profissionais de saúde? Sua especialidade necessita de salas de exame ou grandes equipamentos?

São indispensáveis num consultório uma recepção com sala de espera, uma sala de atendimento, um banheiro e um pequeno depósito. No entanto, isto pode variar consideravelmente de acordo com a especialidade e seus planos para o consultório.

Avalie estes e outros aspectos ao visitar os imóveis e analise se o espaço disponível é adequado. Um imóvel pequeno demais pode prejudicar o conforto de seus pacientes e as condições de trabalho da equipe, tornando o consultório propenso à desorganização. Por outro lado, um imóvel maior que o necessário, com salas que não serão utilizadas, pode significar trabalho e gastos desnecessários.

Além do espaço disponível, considere também o layout do ambiente. Os cômodos permitem um fluxo eficiente para integração entre recepção, consultório e sala de exames? Lembre-se sempre da acessibilidade: a presença de degraus, por exemplo, pode ser uma limitação para alguns pacientes.

Reformas

Outra análise importante a ser feita é sobre o estado atual do imóvel. Ele está pronto para que você alugue e comece a montar seu consultório ou será necessário alguma reforma? Observe todo o estado de conservação, incluindo pintura e a estrutura em geral. Contrate alguém para fazer uma vistoria do imóvel e fazer um relatório com todos os problemas existentes.

Caso haja mudanças a serem feitas e você esteja alugando o espaço, deverá checar antes com o proprietário se realmente pode realizar as modificações que planeja. No caso de problemas, verifique se o proprietário fará os devidos consertos.

Neste momento é bom que você já tenha uma ideia da decoração que planeja para o consultório. Se pensou em rebaixamento em gesso por exemplo, para uma iluminação mais aconchegante, considere os gastos que terá e se é possível aplicar as ideias planejadas.

Valor

Seja realista com seu orçamento. Estabeleça a margem de gastos para aluguel, condomínio e outras taxas, para que não prejudique suas contas. Ao começar um novo negócio, o período inicial pode ser financeiramente atribulado. Até que você crie uma base sustentável de pacientes e sua rentabilidade seja mais sólida, virão alguns meses de instabilidade e ganhos variáveis.

Ter um planejamento financeiro concreto para este início é essencial, e é necessário muito esforço para se manter dentro dos planos. Você pode ter encontrado um imóvel excelente, numa boa localização, mas que tem um valor muito acima do planejado. Não se deixe levar pelas vontades: reflita se realmente vale a pena e fique sempre de olho no orçamento. Se pesquisar mais, você poderá encontrar um imóvel que também será adequado às suas necessidades dentro da margem que planejava.

Não se esqueça de contabilizar também os gastos que terá com as possíveis reformas que irá fazer e se elas cabem no planejamento.

Burocracia

O aluguel de um imóvel passa por algumas burocracias. Para facilitar o processo, pesquise antes sobre os requisitos, como necessidade de caução, fiador, vistoria, etc, e esteja com tudo organizado para o momento de assinar o contrato. Esteja especialmente atento a este contrato, levando-o ao seu advogado para estar ciente de todas as cláusulas.

Com o local do imóvel garantido, ainda haverá alguns passos até que finalmente seu consultório esteja funcionando. Foque sempre em planejamento e pesquise bastante. A ansiedade às vezes pode nos atrapalhar, mas a calma e o foco garantem escolhas mais acertadas e que lhe colocarão no caminho certo para o sucesso de seu consultório.

Veja mais sobre como montar seu consultório médico baixando o nosso PDF. Basta clicar no banner abaixo para fazer o download:

Ebook: Como montar um consultorio medico

 

Gostou do artigo? Compartilhe!