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5 maneiras como os médicos podem usar as redes sociais

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As mídias sociais são uma parte enorme de nossas vidas — o Facebook tem mais de 1,8 bilhão de usuários ativos por mês[1], e o Twitter tem mais de 300 milhões de usuários ativos no mesmo período de tempo. Apesar dessa enorme imersão na mídia social, essas plataformas ainda não viram muita penetração na área médica. Como os médicos podem usar as mídias sociais para melhor interagir com seus pacientes, melhorando os cuidados que prestam?

Comunicando a disponibilidade

As mídias sociais podem ser úteis para tarefas administrativas simples, como postar horários de funcionamento e disponibilidade da agenda. Facilitam ainda para que o paciente encontre o local do consultório, visualizando mapa e endereço, e pode até mesmo haver link para que faça o agendamento online através de algum sistema que o consultório utilize.

Para os novos pacientes, a simples conveniência de encontrar o horário de funcionamento ou um número de contato com facilidade pode ser a diferença entre marcar uma consulta em um consultório médico ao invés de outro. Os consultórios que se esforçam para manter as páginas e os perfis das mídias sociais atualizadas com as informações de contato e os horários podem conseguir atrair maior quantidade de novos pacientes.

Educando pacientes atuais e futuros

As pessoas recorrem às mídias sociais para tudo, desde dúvidas sobre suas empresas favoritas até respostas sobre sintomas médicos e valores de serviços. Mais pessoas obtêm notícias atualizadas das mídias sociais do que das agências de notícias[2]. Na verdade, em 2016, 62% dos adultos dos EUA disseram que consumiam notícias por meio das mídias sociais, com 18% dos adultos dizendo que confiam nas mídias sociais para receber notícias "frequentemente".

Profissionais da área médica podem se beneficiar dos usuários de mídia social fornecendo informações precisas através de sites como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Cada vez mais médicos utilizam estes canais, investindo mesmo na produção de vídeos e também de conteúdos em geral para manter seus pacientes informados, discutir sobre assuntos médicos em alta, desmentir mitos sobre sintomas e condições, oferecer conselhos sobre procurar ajuda para problemas de saúde, etc.

Fornecendo anonimato

Para indivíduos que precisam de apoio para sua condição ou diagnóstico, as redes sociais podem ser uma ferramenta inestimável. Especialmente para pessoas que querem procurar ajuda anonimamente, essas plataformas se tornaram especialmente populares.

Como os aplicativos e as plataformas de mídia social são tão convenientes, eles geralmente são uma maneira fácil de as pessoas começarem a procurar tratamento, mesmo que essa busca seja tão simples quanto ler fóruns ou seguir páginas específicas sobre o tema. Para o médico, participar de grupos ou interagir em páginas sobre temas de sua especialidade pode ser uma forma de alcançar estes pacientes que estão criando coragem para buscar tratamento, aconselhando o acompanhamento médico e talvez os atraindo assim para sua própria página.

Melhorando a interação do paciente

Como paciente, às vezes a coisa mais difícil do mundo é entrar em contato com seu médico, especialmente quando você só precisa fazer uma pergunta rápida ou tem alguma dúvida o preocupando.

As mídias sociais tem o potencial de oferecer um novo nível de interação entre os médicos e seus pacientes. Mesmo que médicos não possam estar acessíveis durante todo o dia devido a um cronograma altamente exigente, há várias maneiras pelas quais eles podem usar as mídias sociais para interagir com os pacientes, incluindo:

  • Horário para atendimento — Programe horários específicos para responder perguntas enviadas pela página do Facebook ou outras redes que utilizar.
  • Equipe de mídia social — Os médicos que recebem muito tráfego em suas páginas em redes sociais podem considerar a designação de uma pessoa da equipe para responder a postagens.

As plataformas sociais fornecem uma boa maneira para os médicos manterem contato com os pacientes e, potencialmente, trazerem novos pacientes ao consultório ao mesmo tempo. Embora a Internet obviamente não seja um meio para compartilhar informações privadas de pacientes, ela é ideal para conversas gerais, como dúvidas simples.

Uma maior interação entre médicos e pacientes, tanto pela acessibilidade respondendo perguntas simples, como também pela educação, como citamos acima, proporcionam um maior engajamento do paciente em seu tratamento e maior preocupação com seu próprio bem-estar, o que leva a melhores resultados de saúde de modo geral.

Divulgando nova pesquisa ou informação relevante

A prática médica pode não parecer uma área que se presta a divulgação nas redes sociais, mas dependendo da especialidade de um consultório, a exposição nessas mídias pode ser uma ótima maneira de trazer pacientes.

Por exemplo, com algo sazonal como vacinas contra a gripe, um consultório médico pode postar lembretes em suas páginas para incentivar os cuidados preventivos. Esse pequeno lembrete não apenas ajuda a trazer os pacientes, mas também garante que os seguidores permaneçam saudáveis ​​durante toda a temporada de gripe. O mesmo vale para divulgar descobertas médicas, novos tratamentos, novas pesquisas que sejam interessantes, etc.

...

As mídias sociais estão crescendo a cada dia — é difícil encontrar um negócio atualmente que não tenha alguma forma de presença nas redes. Os profissionais de saúde podem levar seus consultórios médicos ao próximo nível aproveitando as plataformas sociais estabelecidas para se conectar com os atuais pacientes e alcançar pacientes em potencial.

Atenção: esteja sempre atento às regras do CFM para publicidade médica, a fim de evitar problemas com postagens nas redes sociais que venham a infringir estas determinações do conselho federal.

 

Referências

[1] Social Media Active Users by Network [INFOGRAPH], disponível em https://www.thesocialmediahat.com/active-users.

[2] News Use Across Social Media Platforms 2016, disponível em http://www.journalism.org/2016/05/26/news-use-across-social-media-platforms-2016/.

 

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