Gostou do artigo? Compartilhe!

O que você está fazendo errado nas suas fotos de perfil profissional

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Já abordamos em artigos anteriores sobre a importância de estabelecer uma presença online para o sucesso do consultório. Seja em suas redes sociais, no site ou blog do consultório, ou mesmo em catálogos médicos na internet, informações completas e uma boa foto de perfil são um grande diferencial, chamando mais atenção para sua página e o destacando em meio a outros médicos.

Porém, existem alguns detalhes que devem ser observados para manter o profissionalismo nestes perfis online. A escolha da foto, por exemplo, é onde muitos médicos cometem erros. Você pode ter uma foto ótima que tirou no fim de semana em um passeio, mas os pacientes querem ver quem é o médico que irá lhes atender, de modo que uma foto profissional, de jaleco, no ambiente do consultório, é a maneira mais apropriada para se apresentar aos pacientes.

Nunca esqueça que primeiras impressões ficam marcadas na mente dos pacientes, e uma foto pode gerar para cada pessoa interpretações muito diferentes daquelas que inicialmente imaginaríamos. Veja a seguir os principais erros cometidos em fotos de perfil profissional e evite-os:

Fotos sem nitidez na imagem

Fique atento à resolução da foto escolhida. Principalmente quando a imagem é baixada de algum outro lugar, é muito antiga, ou era uma imagem maior que foi cortada para aproveitar apenas uma parte, pode ocorrer da resolução ficar muito baixa e assim perder a nitidez, assumindo uma aparência "pixelada". Também fotos em locais muito escuros, sem iluminação adequada, podem fazer com que não seja possível visualizar a imagem direito.

Fotos em perfil ou que cobrem parte do rosto

Para que seu rosto possa ser visto claramente, a foto deve estar de frente, evitando angulações que peguem o rosto em perfil ou ainda que hajam elementos que cubram parte do rosto, seja cabelo, outra pessoa, objetos próximos, ou mesmo com parte do rosto sendo cortada devido à proximidade da câmera. A face do médico deve ser sempre facilmente reconhecível na imagem. De preferência, evite selfies, pedindo que alguém tire a foto por você ou utilizando algum suporte.

Fotos com óculos escuros

Utilizar óculos escuros na foto, além de se enquadrar no erro anterior, de cobrir parte do rosto, faz com que a imagem não tenha profissionalismo. Óculos de sol é um objeto utilizado em ambientes abertos, em dia de sol, e provavelmente você nunca atende um paciente utilizando este acessório. Logo, não há motivo para que sua foto profissional seja utilizando este tipo de óculos.

Fotos que contêm crianças

Seja foto de filhos ou parentes, pacientes do consultório ou mesmo imagens baixadas / compradas na internet, o uso de imagem de crianças online envolve diversas regras e questões de direito de imagem, etc. Além disso, e principalmente, se trata do seu perfil, de modo que não faz sentido que qualquer outra pessoa apareça na imagem se não você mesmo.

Fotos de estabelecimento

É verdade que os pacientes têm curiosidade de ver como é o estabelecimento onde irão se consultar, até por uma questão de ajudar na localização do consultório. Porém, fotos do consultório ou clínica normalmente têm um local específico onde podem ser inseridas em sua página e não devem substituir sua foto pessoal, que é a mais importante, pois permite que o paciente já identifique o médico e comece a construir confiança.

Fotos com fundo de praia, multidões, etc.

O fundo da foto não deve desviar a atenção do foco principal da imagem, que é você. Fotografias tiradas em locais movimentados, com muitas pessoas ao fundo, ou mesmo com estruturas e objetos que chamem atenção devem ser evitadas. Como dito no início, o ideal é que a foto seja ambientada em seu próprio consultório ou possua um fundo neutro, sem muitos elementos que possam tornar a imagem confusa ou sobrecarregada. Evite ainda utilizar montagens, retirando o fundo de fotos, o que nem sempre fica com uma qualidade boa se não for bem feito.

Fotos sem camisa ou com trajes inapropriados

O traje utilizado na foto se relaciona diretamente com o profissionalismo que é passado para o paciente. Fotos tiradas em praia, por exemplo, ainda que mostrem apenas até o ombro, permitem facilmente a identificação de que o médico está utilizando traje de banho. O mesmo serve para fotos com roupas muito chamativas e outros acessórios como chapéu, boné, óculos escuro (como citado), etc. O ideal é que você esteja usando roupa social ou jaleco, do modo como trabalha diariamente. Alguns médicos optam também pelo uso do estetoscópio na foto, que é acessório característico da profissão e contribui para a imagem de profissionalismo.

Fotos com mais de uma pessoa

Aqui vale o mesmo princípio abordado quando falamos do erro de ter crianças em sua foto de perfil: se o perfil é seu, não faz sentido que outras pessoas apareçam na foto. Portanto, evite fotos que foram tiradas com familiares e amigos, ainda que você recorte a foto, pois normalmente sempre fica claro que era uma foto com mais pessoas que foi recortada. Se mais de uma pessoa aparece na foto de perfil do médico, além de não ser profissional, pode confundir o paciente quanto a quem é de fato o médico.

Fotos com pacientes

Neste caso, além de todos os argumentos citados no tópico anterior, ainda há a questão da regulamentação do CFM sobre publicidade médica, que proíbe ao médico expor seu paciente como forma de divulgação de métodos, técnicas ou resultado de tratamento, mesmo com autorização expressa do mesmo.

Fotos de logomarca, cartão de visita, panfleto, etc.

Assim como no caso do uso de fotos do estabelecimento, também as imagens de sua identidade visual, como logomarca, cartão de visita e arte de divulgação, devem ser postadas em espaços apropriados, e não como foto de perfil. Sua marca é importante, mas o paciente quer conhecer você, e colocar uma foto sua no perfil ajuda para que haja identificação.

...

Sua foto de perfil é a primeira impressão que o paciente terá quando buscar informações sobre você. Uma boa foto, de qualidade, que mostre profissionalismo, faz enorme diferença para conquistar o paciente e fazer com que ele agende a consulta.

Além da foto, esteja atento ainda a sempre divulgar em seu perfil e site suas informações profissionais, como especialidade, CRM e informações de contato. Lembre-se de que quanto mais completo seu perfil, com dados como formação acadêmica, associações, títulos, etc., mais os pacientes criarão confiança em você.

...

O CatalogoMed é o maior catálogo de médicos em atuação no país, e uma ótima ferramenta para divulgar seu consultório médico.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!